Geografia e português no estudo do meio – metodologia interdisciplinar de ciências humanas: a entrevista

Autores

  • Nídia Nacib Pontuschka Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia
  • Eulina Pacheco Lutfi Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.82707

Palavras-chave:

Moradia. Entrevista. Estudo do Meio. Formação de Professores. Interdisciplinaridade.

Resumo

Esta é uma pesquisa realizada com professores, em 2008, em Guarulhos – SP, cidade industrial. Foi utilizada a entrevista no trabalho de campo do Estudo do Meio com abordagem interdisciplinar que envolve Geografia e Português. O objetivo foi entender as relações dos moradores com Guarulhos em que a especulação imobiliária é crescente e tem como resultado acelerada urbanização e insuficiência de moradia. Tomamos Lefebvre como suporte teórico para entender a produção do espaço e as representações sociais dos moradores, e Bakhtin para compreender a noção de dialogismo. As produções musicais de Adoniran Barbosa foram analisadas para desencadear o processo da pesquisa. Esta metodologia auxiliou os docentes a realizar entrevistas com os moradores de Lavras e Jardim City, Guarulhos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eulina Pacheco Lutfi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Doutorado e Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação - USP.

Referências

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. Musa, 2001.

BAKHATIN, M. Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BEGA DOS SANTOS, C. B. Rochdale e Alphaville: formas diferenciadas de apropriação e ocupação da terra na metrópole paulistana. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

BONDUKI, N.; ROLNIK, R. Periferias. Cadernos de Pesquisa Prodeur, São Paulo: FAU-USP, n. 2, 1979.

DELIZOICOV, D.; ZANETIC, J. A proposta de interdisciplinaridade e o seu impacto no ensino municipal de 1º grau. In: PONTUSCHKA, N. N. (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2001.

DELIZOICOV, D. A proposta de interdisciplinaridade e o seu impacto no ensino municipal de 1º grau. In: PONTUSCHKA, N. N. (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Loyola, 1993. p. 9-15.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.

LEFEBVRE, H. La présence et l’absence: contribution à la théorie des représentations. France: Casterman, 1980.

KOWARICK, L. A espoliação urbana. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

PONTUSCHKA, N. N. O conceito de estudo do meio transforma-se… Em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: VESENTINI, J. W. O ensino de geografia no século XXI. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2014-09-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; LUTFI, Eulina Pacheco. Geografia e português no estudo do meio – metodologia interdisciplinar de ciências humanas: a entrevista. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 18, n. 2, p. 386–402, 2014. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.82707. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/82707.. Acesso em: 19 abr. 2024.