Reorganização do espaço metropolitano e marketing territorial: O caso da Grande Curitiba

Autores

  • Fernanda Ester Sánchez García Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1997.123224

Palavras-chave:

Refuncionalização, marketing territorial, metropolização

Resumo

Este artigo procura reconhecer, discutiré levantar questões acerca das profundas transformações pelas quais vem passando a Região Metropolitana de Curitiba como decorrência da chegada das grandes montadoras de veículos automotores, e dos impactos destes empreendimentos no processo de desorganização e reorganização do espaço social da metrópole. Com efeito, verificamos hoje uma marcante refuncionalização da metrópole para adaptá-la a uma nova ordem que se impõe. O poder exercido pelos novos empreendimentos, profundamente desorganizador das configurações espaciais pretéritas, nos compromete, daqui em diante, a enfrentar alguns desafios analíticos constituídos em temas principais desta abordagem. Ao debruçar-se sobre estes recentes fenômenos na grande Curitiba, o artigo registra inquietações, algumas certezas e muitas dúvidas acerca das profundas e irreversíveis modificações no cenário da metrópole.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Ester Sánchez García, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Departamento de Geografia USP

Referências

ARROYO, Mônica. A espacialidade do futuro. Além das fronteiras nacionais? In: 6º Encontro nacional da ANPUR. Anais. Brasília, 1995.

COELHO, Gilberto Bueno; CHIESA, Paulo. Curitiba: da cidade à metrópole._Trabalho apresentado ao Congresso da União Internacional de Arquitetos UIA. Barcelona, julho, 1996 (mimeo).

CORRÊA, Roberto Lobato et al. (orgs). Brasil: Questões Atuais de Reorganização do Território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

DINIZ, Clélio Campolina e CROCCO, Marco Aurélio. Reestruturação Econômica e Impacto Regional: o novo mapa da indústria brasileira. Nova Economia, v.6, n .l, julho. Belo Horizonte, 1996.

GARCÍA, Fernanda Sánchez e RIBEIRO, Ana Clara Torres. City Marketing: a nova face de gestão da cidade no final de século. In: Cultura e Política: Visões do Passado e Perspectivas Contemporâneas. São Paulo: Hucitec/ANPOCS, 1996.

GARCÍA, Fernanda Sánchez e RIBEIRO, Ana Clara Torres. Curitiba anos 90: cultura e política na produção da imagem da cidade. Trabalho apresentado ao XVIII Encontro Anual da AHPOCS. Caxambú, 1994.

IANNI, Otávio. A era do globalismo. São Paulo, Civilização Brasileira, 1996.

IPARDES/IPPUC/UFPR. Curitiba: Mapa da Pobreza. Curitiba, 1996.

LEFÉBVRE, Henri. A Produção do Espaço. São Paulo, 1989.

KLEINKE, Maria de Lourdes et al.Dinâmica Demográfica da Região Sul. Curitiba: IPARDES, 1997 Documento integrante do

projeto: Tendências da Urbanização e do Crescimento Populacional Brasileiro: população em idade escolar, 1991/2010. Convênio MEC/FNDE/FCAMP/NESUR.

REDE VERDE. Subsídios para discussão sobre a instalação da fábrica da Renault em São José dos Pinhais. Curitiba, Rede Verde, 1996.

ROCHA, Vicente Eustáquio e COSTA, Geraldo Magela. Produção do Espaço na Periferia Metropolitana: Reflexões a partir do caso de Betim/MG. In: 6º Encontro nacional da ANPUR._Anais. Brasília, 1995.

RIBEIRO, Ana Clara Torres. "Matéria e Espírito: o poder (des)organizador dos meios de comunicação. In: Brasil: Território da Desigualdade. Rio de janeiro, Zahar, 1991.

SANTOS, Milton. A natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo, Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. O Lugar: Encontrando o Futuro. São Paulo: USP (mimeo).

SILVEIRA, Maria Laura. Ordem Global, Geografia dos Controles e Modernidade Territorial na Patagônia Norte Argentina. In: 6º Encontro nacional da ANPUR. Anais. Brasília, 1995.

ULTRAMARI, Clóvis; MOURA, Rosa (org). Metrópole. Grande Curitiba: teoria e prática. Curitiba: IPARDES, 1994.

VAINER, Carlos B. Planejamento e Questão Ambiental: qual é o meio ambiente que queremos planejar? In: 5º Encontro nacional da ANPUR. Anais. B. Horizonte, 1993.

Downloads

Publicado

1997-04-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reorganização do espaço metropolitano e marketing territorial: O caso da Grande Curitiba. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 41–55, 1997. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.1997.123224. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123224.. Acesso em: 28 mar. 2024.