Contorno dos territórios e emancipação municipal: como as mudanças de limites (im)possibilitaram a emancipação de municípios fluminenses

Autores

  • Tiago Nogueira Galinari Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.146672

Palavras-chave:

emancipação municipal, limites distritais, território municipal, Porto Real, Rio das Ostras.

Resumo

Apesar de não despertar mais o interesse político, acadêmico e midiático, como ocorreu durante a década de 1990, as emancipações municipais ainda são uma possibilidade e, caso ocorra a promulgação de uma lei federal disciplinando este processo, uma nova onda emancipacionista ocorrerá no Brasil. Além de questões legais, outros fatores também podem prejudicar ou contribuir para o sucesso das emancipações municipais. Destacamos como os fatores locacionais e de configuração territorial influenciam no processo de emancipação. Através de revisão bibliográfica e do estudo de alguns movimentos emancipacionistas no estado do Rio de Janeiro, discutimos como fatores relacionados à localização, posição, contorno dos limites e outros aspectos territoriais costumam ser decisivos para o (in)sucesso das emancipações. De maneira geral, concluímos que a alteração dos limites de um distrito e a inclusão ou exclusão de distritos que comporiam o novo município interferem na emancipação municipal. Não por acaso, a manipulação político-territorial dos distritos se configura como um instrumento utilizado por diferentes atores para (in)viabilizar a emancipação municipal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tiago Nogueira Galinari, Colégio Pedro II
    Graduação em Geografia (UFV). Mestrado em Extensão Rural (UFV). Doutorado em Geografia (UFF). Professor do Departamento de Geografia do Colégio Pedro II.

Referências

CIGOLINI, Adilar Antonio. Território e Criação de Municípios no Brasil: Uma abordagem histórico-geográfica sobre a compartimentação do espaço. 210f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

CIGOLINI, Adilar Antonio. Ocupação do território e a criação de municípios no período imperial brasileiro. Mercator, v. 1, n.1, p.7-19, 2015.

COSTA, Sérgio Elias. Filha de seus filhos: A história – e as histórias – da emancipação de Rio das Ostras. Rio das Ostras-RJ: Edição do Autor, 2007.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. Volume 1, 10ª edição. São Paulo: Globo/Publifolha, 2000.

FÁVERO, Edison. Desmembramento territorial: o processo de criação de municípios – avaliação a partir de indicadores econômicos e sociais. 257f. Tese (Doutorado em Engenharia de Construção Civil) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

GALINARI, Tiago Nogueira. Entre cooperação e competição: a repactuação federativa expressa na geopolítica dos novos municípios fluminenses. 268f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2017.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: O município e o regime representativo no Brasil. 7ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

LIMA, Maria Helena Palmer. O processo de emancipação municipal no Estado do Espírito Santo. 171f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

LORENZETTI, Maria Sílvia Barros. Criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Brasília: Câmara dos Deputados, 2003. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/pdf/305317.pdf>. Acesso em ago. 2013.

NOGUEIRA, Ricardo José Batista Rodrigues. O novo mapa do Brasil: considerações sobre a criação de novos Estados. In: FRAGA, Nilson Cesar (org.). Territórios e fronteiras: (Re)Arranjos e Perspectivas. Florianópolis: Insular, p.157-176, 2011.

NORONHA, Rundolf. Emancipação municipal: implicações espaciais da divisão político administrativa do território fluminense. 132f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

OLIVEIRA, Maria Dalva de Carneiro de. Implicações espaciais do processo de emancipação política no município de Riachão do Jacuípe-BA. 192f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

PINTO, Georges José. Do sonho à realidade: Córrego Fundo–MG: fragmentação territorial e criação de municípios de pequeno porte. 250f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, 2003.

SILVA, Jorge Kleber Teixeira; LIMA, Maria Helena Palmer. Evolução do marco legal da criação de municípios no Brasil. In: IBGE. Evolução da divisão territorial do Brasil 1872-2010. Rio de Janeiro: IBGE, p.9-12, 2011.

Downloads

Publicado

2019-05-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GALINARI, Tiago Nogueira. Contorno dos territórios e emancipação municipal: como as mudanças de limites (im)possibilitaram a emancipação de municípios fluminenses. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 23, n. 2, p. 361–374, 2019. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.146672. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/146672.. Acesso em: 16 abr. 2024.