TRANSPORTES COLETIVOS E URBANIZAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: ASPECTOS POLÍTICO-INSTITUCIONAIS, ATORES, ALIANÇAS E INTERESSES1

Autores

  • Claudete de Castro Silva Vitte Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Departamento de Geografia
  • Ricardo Imaeda Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74049

Palavras-chave:

Transportes coletivos, São Paulo, Urbanização, Bondes elétricos, Ônibus.

Resumo

Este trabalho visa contribuir para a discussão sobre as determinações econômicas, políticas e institucionais que engendraram o serviço público de transportes coletivos na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX, quando se assinala a passagem do serviço dos bondes elétricos para o serviço de ônibus. Foram identificados os principais agentes que participaram da conformação desse serviço, ressaltando-se o papel da empresa Light and Power Company. Foi realizado um histórico visando resgatar a gênese e as determinações das transformações ocorridas na regulação do serviço de transportes públicos que surgiu em âmbito privado e acabou sendo estatizado. Um outro objetivo do trabalho foi de assinalar as transformações urbanas que acompanharam o processo de transformações no serviço de transporte coletivo. A interpretação feita mostra a “publicização privada” dos transportes coletivos de São Paulo,, e também como o serviço no período analisado foi permeado por práticas clientelistas.

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Biografia do Autor

  • Claudete de Castro Silva Vitte, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Departamento de Geografia
    Professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Ricardo Imaeda, Fundação Getúlio Vargas
    Sociólogo. Mestre em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

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Publicado

2007-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TRANSPORTES COLETIVOS E URBANIZAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: ASPECTOS POLÍTICO-INSTITUCIONAIS, ATORES, ALIANÇAS E INTERESSES1. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 67–84, 2007. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74049. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74049.. Acesso em: 28 mar. 2024.