MODERNIZAÇÃO E REPRODUÇÃO CRÍTICA: AGROINDÚSTRIA DO LEITE E CONTRADIÇÕES DO PROCESSO DE ACUMULAÇÃO

Autores

  • Anselmo Alfredo Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74097

Palavras-chave:

Modernização, Agroindústria, Relação campo-cidade, Capital fictício, Tempo e espaço.

Resumo

A incorporação da Renda da Terra ao capital urbano industrial é aqui vista como uma necessidade de acumulação que expressa a insuficiência do lucro urbano industrial na reprodução das relações sociais de produção. Assim, ao contrário do que aparenta, a expansão agro-industrial, ao compor o sobrelucro a sua acumulação, é fundamentada pela crise da reprodução e não por uma acumulação ascendente. A expansão extensiva e intensiva é uma necessidade precária de resolver contradições da acumulação posta no e pelo desenvolvimento das forças produtivas no campo, tornando a própria Renda da Terra uma insuficiência da reposição dos pressupostos do capital, sendo a extensão da agroindústria leiteira uma determinação do capital financeiro, mais do que da produção de valor, revelando-se, tal expansão agroindustrial, um fenômeno do capital fictício. O caso estudado é a Cooperativa Itambé, no Estado de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anselmo Alfredo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Professor Doutor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)

     

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALFREDO, Anselmo. MODERNIZAÇÃO E REPRODUÇÃO CRÍTICA: AGROINDÚSTRIA DO LEITE E CONTRADIÇÕES DO PROCESSO DE ACUMULAÇÃO. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 12, n. 1, p. 63–108, 2008. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74097. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74097.. Acesso em: 16 abr. 2024.