Chamada de Trabalhos: Ensino de Projeto em Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharias

2021-02-09

Apresentação:

Os processos de ensino-aprendizagem em projeto nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharias (AUDE) têm experimentado transformações significativas na última década. Observam-se mudanças tanto nas abordagens transversais que o tema por si se insere, como nos processos de representação e construção de linguagens, nos aspectos relacionados à transformação do espaço construído e à produção dos produtos e artefatos. Também, tem-se notado movimentos adaptativos na forma de ensinar/aprender o projeto, frente as constantes mudanças sociais, culturais e econômicas da sociedade, assim como nas novas maneiras de comunicação e produção de conhecimentos decorrentes do desenvolvimento tecnológico contemporâneo. Muito se perguntam: quais as melhores, ou mais adequadas, formas de ensinar/aprender o projeto? Quais as novas ferramentas e processos em meio a bases tradicionais? Somado a estes questionamentos, vivemos no último ano uma súbita alteração de nossas rotinas de ensino, que permitiram potencializar e materializar processos de reflexão e adaptação em curso, em virtude das medidas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19 e a necessidade de trazer a sala de aula para dentro do computador. Desta forma, é premente e necessário, promover a reflexão sobre como o ensino de projeto em Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharias nas universidades brasileiras e estrangeiras, estão se reinventando nos últimos anos, notadamente diante de um cenário que impõe atividades on line, plataformas digitais de interação e modelos de ensino-aprendizagem de forma remota por docentes e alunos. 

Diante deste contexto, a Revista Gestão & Tecnologia de Projetos divulga esta chamada especial para o número temático “Ensino de Projeto em Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharias: Práticas pedagógicas transdisciplinares e métodos inovadores”. Nosso objetivo é promover a reflexão e o conhecimento, congregando trabalhos que alimentem o debate sobre o ensino e seus percursos em AUDE em contextos de discussão com foco nas possíveis transformações dos processos de projeto; nas contribuições metodológicas integradas, nas visões a respeito da sustentabilidade global, no atendimento integrado às demandas dos usuários e ao mercado, e o papel das tecnologias nas boas práticas de ensino no Brasil e no exterior.

Para tanto serão considerados para publicação artigos que investiguem, em âmbito nacional e internacional, os seguintes temas e suas possíveis articulações e sobreposições:

  • O ensino do projeto na Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharias sob a ótica das inovações tecnológicas: experimentações com novos materiais, processos, ferramentas e práticas laboratoriais;
  • Temas transversais e metodologias integradas e multidisciplinares no ensino de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharias;
  • As práticas de ensino com ênfase em processos colaborativos e participativos no desenvolvimento de projeto: o desenvolvimento de projetos vinculados à prática e a resolução de problemas reais;
  • O ensino de projeto e a abordagem social: políticas públicas com foco no atendimento às minorias e às populações vulneráveis, iniciativas para qualificação dos espaço públicos, o estudo e aplicação do design inclusivo e universal;
  • O papel do ensino e suas possíveis correlações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as agendas globais;
  • Práticas metodológicas que promovam a articulação entre pesquisa, extensão e ensino;
  • O ensino de projeto e a adequação dos conteúdos currículares às demandas de mercado e da sociedade.

Características dos trabalhos:

Serão avaliados manuscritos originais redigidos em português, inglês ou espanhol. As regras de submissão e formatação de manuscrito estão disponíveis pelo link:  http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/information/authors.

Observação: A formatação final de artigos em língua extrangeira, se aprovados para publicação, será realizada pelos editores.

 

Cronograma: 

  • Lançamento da chamada: 14 de fevereiro de 2021;
  • Prazo para submissão de trabalhos: 30 de maio de 2021;
  • Prazo para avaliação preliminar pelos editores e distribuição para revisores: 14 de julho de 2021;
  • Prazo para retorno aos autores com o resultado da primeira rodada de avaliação: 30 de agosto de 2021;
  • Prazo para os autores submeterem versão revisada, caso seja demandado pelos revisores: 13 de setembro de 2021;
  • Prazo para retorno aos autores com o resultado da segunda rodada de avaliação: 25 de outubro de 2021;
  • Prazo para eventuais ajustes de formatação pelos autores e envio final aos editores: 22 de novembro de 2021;
  • Previsão de publicação: fevereiro de 2022.

 

Agradecemos sua atenção, e aguardamos seu trabalho.

 

Equipe Editorial / Editorial Staff

Gestão & Tecnologia de Projetos