DISCUTINDO CITY INFORMATION MODELING (CIM) E CONCEITOS CORRELATOS

Autores

  • Arivaldo Leão de Amorim Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v10i2.103163

Palavras-chave:

City Information Modeling (CIM), Building Information Modeling (BIM), City Geography Markup Language (CityGML), 3D Geographic Information System (3D GIS), SmartCity.

Resumo

Este artigo discute o paradigma City Information Modeling (CIM) a partir de uma abordagem ampla, considerando um viés teórico e conceitual deste e de outros termos relacionados. O CIM tem sido apontado por alguns autores como uma extensão do conceito de BIM para o espaço urbano. Contudo, face às características da cidade em relação à edificação isolada e à profusão de conceitos ora em uso, algumas questões precisam ser aprofundadas. Estes conceitos estão intimamente relacionados, apresentando algum tipo de sobreposição, e talvez por isto, sejam confundidos. Assim, pretende-se ampliar a discussão sobre esses conceitos, contribuindo para a utilização dos mesmos e avançando no estabelecimento de uma conceituação e terminologias que facilitem o desenvolvimento das aplicações e a adoção das tecnologias nas práticas relativas ao planejamento, à gestão e ao monitoramento da cidade. Não e tem a pretensão de esgotar o tema, seja pela vastidão das questões envolvidas, seja ainda pelo reduzido espaço a para discussão das mesmas, mas principalmente, porque estas questões estão “em aberto”, sendo objeto de discussões e controvérsias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arivaldo Leão de Amorim, Universidade Federal da Bahia

Professor Titular

Laboratório de estudos avançados em Cidade, Arquitetura e tecnologias Digitais

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Amorim, A. L. de. (2015). DISCUTINDO CITY INFORMATION MODELING (CIM) E CONCEITOS CORRELATOS. Gestão & Tecnologia De Projetos, 10(2), 87-100. https://doi.org/10.11606/gtp.v10i2.103163

Edição

Seção

Artigos