Ensino de projeto do produto. Análise de abordagem multidisciplinar com foco em criatividade para inovação em contextos reais

Autores

  • Cassia de Oliveira Fernandez Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Roseli de Deus Lopes Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • José Aquiles Baesso Grimoni Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Eduardo de Senzi Zancul Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v12i1.111741

Palavras-chave:

Projeto do Produto, Educação em Engenharia, Criatividade

Resumo

No campo da engenharia, a crescente busca por profissionais que tenham a capacidade de trabalhar em equipe e de inovar, identificando e resolvendo problemas de forma criativa, demanda modelos educacionais nos quais o desenvolvimento dessas competências assuma papel relevante. Este artigo visa descrever a experiência de oferecimento da disciplina Desenvolvimento Integrado de Produtos, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), que se propõe a estimular processos criativos por meio do trabalho em equipes multidisciplinares no desenvolvimento de produtos, avaliando a pertinência dessa experiência. A coleta de dados envolveu a aplicação do Inventário de Práticas Docentes que Favorecem a

Criatividade no Ensino Superior e o levantamento da percepção dos estudantes a respeito da

influência da disciplina no desenvolvimento de habilidades e competências. Os resultados indicam que a prática docente é favorável ao desenvolvimento da criatividade e que a disciplina contribui para o desenvolvimento de competências transversais e para a compreensão a respeito do ciclo de concepção de produto/processo inovador. Os estudantes reconhecem o desenvolvimento das capacidades de trabalho em equipe, liderança, iniciativa e criatividade como os aspectos mais evidentes, e apontam que a disciplina despertou motivação para realização futura de atividades relacionadas à inovação e ao projeto de produtos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia de Oliveira Fernandez, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia Elétrica

Roseli de Deus Lopes, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia Elétrica

José Aquiles Baesso Grimoni, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia Elétrica

Eduardo de Senzi Zancul, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

2017-02-24

Como Citar

Fernandez, C. de O., Lopes, R. de D., Grimoni, J. A. B., & Zancul, E. de S. (2017). Ensino de projeto do produto. Análise de abordagem multidisciplinar com foco em criatividade para inovação em contextos reais. Gestão & Tecnologia De Projetos, 12(1), 85-95. https://doi.org/10.11606/gtp.v12i1.111741

Edição

Seção

Artigos