Cork Re-Wall Métodos Computacionais de Geração Automática e Fabricação Digital de Paredes em Cortiça para Reabilitação de Edifícios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v11i2.114602

Palavras-chave:

Cortiça, Estrutura de Madeira, Fabricação Digital, Reabilitação, Desenho Paramétrico

Resumo

Recentes desenvolvimentos nos métodos computacionais e a sua integração com processos de fabricação digital permitem perspectivar um paradigma de fabricação personalizada. O referido paradigma é particularmente adequado à realidade da reabilitação de edifícios construídos com técnicas tradicionais, um corpo diversificado em que as intervenções são por natureza cirúrgicas e singulares, e em que os tabiques desempenham um papel importante na intervenção. O aglomerado negro de cortiça e o OSB (Oriented Strand Board), materiais naturais e renováveis, podem ter um papel central num sistema material que responda a este contexto. Cork re-Wall é um sistema construtivo parametricamente modelado, constituído por estrutura de madeira e placas compostas, de aglomerado negro de cortiça e contraplacado, e um processo digital file-to-factory que permite gerar soluções personalizadas de alta qualidade para contextos de projecto diversos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-11-08

Como Citar

BRANDÃO, Filipe Jorge da Silva; PAIO, Alexandra; SOUSA, José Pedro; RATO, Vasco. Cork Re-Wall Métodos Computacionais de Geração Automática e Fabricação Digital de Paredes em Cortiça para Reabilitação de Edifícios. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 11, n. 2, p. 9–24, 2016. DOI: 10.11606/gtp.v11i2.114602. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/114602.. Acesso em: 19 abr. 2024.