AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO NO ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA “ATELIER DE PROJETO INTEGRADO V”

Autores

  • Simone Barbosa Villa Universidade Federal de Uberlândia
  • Rita de Cássia Pereira Saramago Universidade Federal de Uberlândia
  • Débora Cristina Araújo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v13i1.124496

Palavras-chave:

Avaliação Pós-Ocupação, Ensino de Projeto, Habitação de Interesse Social

Resumo

A relevância da Avaliação Pós-Ocupação (APO) para obtenção da qualidade do projeto de arquitetura tem sido comprovada por diversas pesquisas na área da construção civil. Aspectos relacionados à gestão do processo de projeto, em que a APO se insere, e seu papel no atendimento à qualidade dos espaços construídos, notadamente nas habitações, também já foram amplamente discutidos. Assim evidencia-se a profunda relação existente entre a aferição do comportamento humano no espaço doméstico e a qualidade habitacional como forma de se elevar os índices de satisfação dos usuários e de promover a melhoria do desempenho dos projetos, especialmente para novas propostas. É nesse sentido que se encontra a contribuição da APO para o ensino de projeto. Este artigo discute, portanto, a validade do emprego de instrumentos de APO como metodologia diferenciada de ensino que pode se constituir como elemento norteador do processo projetual em disciplinas de projeto, ou ateliê, na graduação em Arquitetura e Urbanismo. Para tanto, apresenta a experiência didático-pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina Atelier de Projeto Integrado V, cujo tema é Habitação de Interesse Social (HIS), ministrada a alunos do quinto período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. Essa disciplina busca desenvolver uma visão crítica sobre a atual produção de HIS no Brasil, através de aulas expositivas, da apresentação de obras referenciais e da aproximação dos alunos com a realidade analisada mediante a aplicação de algumas técnicas de avaliação em estudos de caso. Os resultados dessa experiência têm demonstrado que a APO pode influenciar o processo de concepção projetual, especialmente no caso dos estudantes, profissionais em formação, instigando-os no desenvolvimento de soluções que visem reduzir e/ou sanar as problemáticas identificadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Barbosa Villa, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2008). Professora Adjunta IV da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (FAUeD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD/UFU. Coordenadora do [MORA] Pesquisa em Habitação - CNPq. Autora do livro Qualidade Ambiental na Habitação: avaliação pós-ocupação”.

  • Rita de Cássia Pereira Saramago, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2007). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) (2011) . Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Débora Cristina Araújo, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2007). Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia-MG (2013). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFU (2016). Arquiteta na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano desde 2009 e Coordenadora de Parcelamento do Solo na Diretoria de Urbanismo desde 2014. Membro do Conselho Municipal do Plano Diretor de Uberlândia (2013-2014). Participa de projetos de cooperação internacional com a Inglaterra (School of Architecture, The University of Sheffield) desde 2016.

Referências

ELALI, G. A. Avaliação pós-ocupação e responsabilidade social: uma relação a ser sempre (re)discutida. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 5, n. 2, p. 3-17, nov. 2010.

ELALI, G. A.; VELOSO, M. Avaliação Pós- Ocupação e processo de concepção projetual em arquitetura: uma relação a ser melhor compreendida. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL NUTAU, 6., 2006, São Paulo. Anais… São Paulo: FAU-USP, 2006. CD-ROM.

EVANS, G. W.; McCOy, J. M. When buildings don‘t work: the role of architecture in human health. Journal of Environmental Psychology, Amsterdam, n. 18, p. 85-94, 1998. KOWALTOWSKI, D. C. C. K et al. (Orgs.). O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos; Fapesp, 2011.

KOWALTOWSKI, D. C. C. K. et al. Métodos e instrumentos de avaliação de projetos destinados à habitação social. In: VILLA, S. B.; ORNSTEIN, S. W. (Orgs.). Qualidade ambiental na habitação: avaliação pós-ocupação. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. p.149-184.

MAHFUZ, E. Ensaio sobre a razão compositiva. Viçosa: UFV, 1995.

MALLORY-HILL, S.; PREISER, W.; WATSON, C. Enhancing building performance. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2012.

ORNSTEIN. S. W. Avaliação pós-ocupação e estudos ambiente-comportamento: impacto das aplicações no ensino de projeto de arquitetura. In: DEL RIO, V.; DUARTE, C. R.; RHEINGANTZ, P. A. (Orgs.). Projeto do lugar: colaboração entre Psicologia, Arquitetura e Urbanismo. Rio de Janeiro: Contracapa; Rios Preciosos, 2002. p. 115-128.

ORNSTEIN, S; BRUNA, G; ROMÉRO, M. Ambiente construído e comportamento: a avaliação pós-ocupação e a qualidade ambiental. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; Fupam, 1995.

PREISER, W. F. E.; RABINOWITZ, H. Z.; WHITE, E. T. Post-Occupancy Evaluation. Nova York: Van Nostrand Reinhold, 1988.

RHEINGANTZ, P. A. et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: Proarq; FAU; UFRJ, 2009.

SARAMAGO, R. C. P. et al. Morar coletivo em Habitação de Interesse Social: o caso do Conjunto Residencial São Jorge I. Cadernos Proarq, Rio de Janeiro, n. 24, p. 102-122, jul. 2015.

SOMMER, B; SOMMER, R. A practical guide to behavioral research: tools and techniques. Oxford: Oxford University Press, 1997.

VILLA, S. B. Morar em Apartamentos: a produção dos espaços privados e semiprivados nos apartamentos ofertados pelo mercado imobiliário no século XXI em São Paulo e seus impactos na cidade de Ribeirão Preto. Critérios para Avaliação Pós- Ocupação. 2008. 360 f. Tese (Doutorado em Tecnologia da Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

______. A APO como elemento norteador de práticas de projeto de HIS: O caso do projeto [MORA]. In: CONGRESSO INTERNACIONAL HABITAÇÃO NO ESPAÇO LUSÓFONO, 1., Lisboa. Anais… Lisboa: LNEC, 2010. CD-ROM.

VILLA, S. B.; CAMPOS, C. R.; BRAGA, T. H. Avaliação pós-ocupação na disciplina de projeto de habitação social. In: Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo, 29., 2010, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: PUC-RS, 2010. CD-ROM.

VILLA, S. B.; ORNSTEIN, S. W. (Orgs.). Qualidade ambiental na habitação: avaliação pós-ocupação. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

VILLA, S. B. et al. A ineficiência de um modelo de morar mínimo: análise pós-ocupacional em habitação de interesse social em Uberlândia-MG. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 14, p.121-147, out. 2013.

VILLA, S. B.; SARAMAGO, R. C. P; GARCIA, L. C. Avaliação pós-ocupação no programa Minha Casa Minha Vida: uma experiência metodológica. Uberlândia: UFU; PROEX, 2015.

VOORDT, T. J. M. Van Der; WEGEN, H. B. R. Van. Arquitetura sob o olhar do usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

Downloads

Publicado

2018-02-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO NO ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA “ATELIER DE PROJETO INTEGRADO V”. (2018). Gestão & Tecnologia De Projetos, 13(1), 7-20. https://doi.org/10.11606/gtp.v13i1.124496