TRANÇADO: RECURSOS COMPUTACIONAIS APLICADOS NO PROCESSO DE PROJETO DE UM MOBILIÁRIO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v12i3.134232Palavras-chave:
Mobiliário Urbano, Design Computacional, Modelagem Paramétrica, Arquitetura Algorítmica, Processos ColaborativosResumo
Este trabalho apresenta a pesquisa, projeto e construção do mobiliário urbano Trançado, localizado no Largo da Batata, um espaço público na cidade de São Paulo. O artigo discute o desenvolvimento do algoritmo, os parâmetros, a performance do projeto e o uso das tecnologias de prototipagem rápida e da fabricação digital para a análise do modelo e das técnicas construtivas, assim como descreve detalhes da execução e instalação final. Oferece também dados da pesquisa de pós-ocupação, assim como discute a relação entre o projeto do mobiliário e seu uso real, visto que participaram do processo agentes de diferentes áreas, como profissionais, organizações e sociedade civil. A pesquisa contribui ao relatar e discutir a qualidade do processo aplicado, não se concentrando apenas em analisar o resultado do objeto arquitetônico, mas produzir insumos para a reflexão e avanço da aplicação dos recursos computacionais no processo de projeto em arquitetura e design.
Downloads
Referências
ANTUNES, B.; SOBRAL, L.; KARPISCHEK, T. (Orgs.). Batatalab, a publicação: concurso de mobiliário urbano realizado por Instituto A Cidade Precisa de Você + Ipiu. São Paulo: Instituto A Cidade Precisa de Você, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/yVFjHk>. Acesso em: 31 out. 2017.
CASTELLANO, D. Humanizing parametricism. In: ACADIA 2011 REGIONAL CONFERENCE, 1., 2011, Lincoln. Proceedings… Lincoln: University of Nebraska Press, 2011. p. 275-279.
DAVIS, D.; BURRY, J.; BURRY, M. Untangling parametric schemata: enhancing collaboration through modular programming. In: COMPUTER-AIDED ARCHITECTURAL DESIGN FUTURES 2011, 14., 2011, Liège. Proceedings… Liège: Les Éditions de l’Université de Liège, 2011. p. 55-68.
INSTITUTO A CIDADE PRECISA DE VOCÊ. Batatalab: concurso de mobiliário urbano no Largo da Batata. 2015.
INSTITUTO A CIDADE PRECISA DE VOCÊ; INSTITUTO DE PESQUISA E INOVAÇÃO EM URBANISMO. Edital: chamada pública de projetos para o concurso Batatalab. São Paulo: Instituto A Cidade Precisa de Você; Ipiu, 2015.
KRIPPENDORFF, K. Intrinsic motivation and human-centered design. Theoretical Issues in Ergonomic Science, Abingdon, v. 5, n. 1, p. 43-72, 2004. Disponível em: <https://goo.gl/XVW49i>. Acesso em: 31 out. 2017.
LAWSON, B. How designers think: the design process demystified. 4. ed. Amsterdam: Elsevier, 2005.
OXMAN, R. Theory and design in the first digital age. Design Studies, Amsterdam, v. 27, n. 3, p. 229-265, 2006.
OXMAN, R.; GU, N. Theories and models of parametric design thinking. In: EDUCATION AND RESEARCH IN COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN IN EUROPE, 33., 2015, Vienna. Proceedings… Vienna: Vienna University of Technology, 2015. v. 2, p. 477-482.
PUPO, R. T. Inserção da prototipagem e fabricação digitais no processo de projeto: um novo desafio para o ensino de arquitetura. 2009. 240 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Campinas, Campinas, 2009.
WOODBURY, R. F. Elements of parametric design. London: Routledge, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).