Escolhas sustentáveis em sistemas de vedação: construção de uma métrica de avaliação relativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v13i2.137631

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Sistemas Construtivos de Vedação, Habitação Compacta, Métrica de Avaliação

Resumo

A escolha de soluções eficientes para um sistema de vedação sustentável é um desafio exigente. Nesse sentido, esta pesquisa propõe desenvolver uma métrica de avaliação relativa que pondere, qualitativamente, o grau de sustentabilidade dos sistemas de vedação em projetos de habitação compacta e que sirva como método de escolha de tais tecnologias na etapa de projeto. O objeto de pesquisa justifica-se baseado na escassez de métodos simplificados a respeito e na iniciativa Casa Nordeste 1.0 de participação de uma competição internacional de projeto e execução de protótipos de casas sustentáveis operadas a energia solar, por parte da equipe do Laboratório de Modelos e Prototipagem (LM+P) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no qual está inserido este plano de trabalho. O método proposto contempla a revisão bibliográfica sistematizada na busca de procedimentos, técnicas de avaliação/ seleção existentes, assim como na adoção de categorias, critérios e variáveis de avaliação de materiais e sistemas de vedação. Foram realizados estudos pilotos para desenvolver e testar a confiabilidade da construção preliminar da métrica proposta. Os resultados apontam que é possível diminuir parcialmente a complexidade de avaliar, de maneira simultânea, questões sociais, econômicas e ambientais, próprias da visão holística que orienta o paradigma adotado por esta pesquisa. Desse modo, por meio das estimativas comparativa e qualitativa de tecnologias construtivas, é possível obter subsídios para uma escolha mais criteriosa na etapa de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGOPYAN, V.; JOHN, V. O desafio da sustentabilidade na construção civil. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.

CALKINGS, M. Materials for sustainable sites. Hoboken: John Wiley & Sons, 2009.

CAVALCANTE, L. G. Materiais construtivos, sustentabilidade e complexidade: análise da relação entre especificação de materiais construtivos e desenvolvimento sustentável. 2011. 248 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) – Programa de Ciência Ambiental, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

CONSELHO BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL. 2015. Disponível em: <http://www.cbcs.org.br/selecaoDeFornecedores//>. Acesso em: 10 set. 2015.

DING, G. K. C. Sustainable construction: the role of environmental assessment tools. Journal of Environmental Management, Amsterdam, v. 86, p. 451-464, 2008.

EDWARDS, B. O guia básico para a sustentabilidade. Barcelona: Gustavo Gili, 2008. 226 p.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. 120 p.

GUERRERO, R. E. L. Escolhas sustentáveis em sistemas de vedação: construção de uma métrica de avaliação relativa. 2016. 202 p. Dissertação (Mestrado em Arquitura e Urbanismo) – Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo PPGAU, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2016.

INTERNATIONAL COUNCIL FOR BUILDING. Agenda 21: on sustainable construction. Rotterdam, 1999. Disponível em: <https://goo.gl/oXF1ih>. Acesso em: 1 out. 2014.

JOHN, V. M.; DE OLIVEIRA, D. P.; AGOPYAN, V. Critérios de sustentabilidade para a seleção de materiais e componentes: uma perspectiva de países em desenvolvimento. ResearchGate, Berlim, 2006. Disponível em: <https://goo.gl/t1hacs>. Acesso em: 4 abr. 2015.

NAVARRO, I. et al. Experiences and methodology in a multidisciplinary energy and architecture competition: Solar Decathlon Europe 2012. Energy and Buildings, Amsterdam, v. 83, p. 3-9, 2014.

OLIVEIRA, N. C. O paradigma da sustentabilidade na seleção de materiais e componentes para edificações. 2009. 198 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

SAGHAFI, M. D.; TESHNIZI, Z. S. H. Recycling value of building materials in building assessment systems. Energy and Buildings, Amsterdam, v. 43, p. 3181-3188, 2011.

Downloads

Publicado

2018-05-26

Como Citar

Guerrero, R. E. L., & Nome, C. A. (2018). Escolhas sustentáveis em sistemas de vedação: construção de uma métrica de avaliação relativa. Gestão & Tecnologia De Projetos, 13(2), 81-94. https://doi.org/10.11606/gtp.v13i2.137631

Edição

Seção

Artigos