Calçadas Drenantes: intervenções físicas com desenvolvimento social
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v14i1.147900Palavras-chave:
Urbanismo colaborativo, Drenagem urbana, Microconcreto, Fabricação digitalResumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa aplicada relacionada à instalação de um sistema de microdrenagem de águas pluviais em áreas de vulnerabilidade socioeconômica na cidade de São Paulo, Brasil. Para tal, foi empregada a pré-fabricação leve em microconcreto de alto desempenho, moldado em fôrmas produzidas com o auxílio de máquinas de fabricação digital. O principal objetivo é promover melhoramentos urbanos em assentamentos precários acompanhados de desenvolvimento econômico local, fomentado pela autogestão e produção comunitária. Ademais, nota-se a importância para esta pesquisa de se encorajar processos participativos que envolvem a comunidade local em atividades para resolução de problemas.
Downloads
Referências
ADVFN BRASIL. Indicadores econômicos – PNAD. Disponível em: < http://br.advfn.com/indicadores/pnad>. Acesso em: 16 jul. 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto e execução de argamassa armada: NBR 11173. Rio de Janeiro: 1990.
BARAVELLI, J.E. O cooperativismo uruguaio na habitação social de São Paulo: Das cooperativas FUCVAM à Associação de Moradia Unidos de Vila Nova Cachoeirinha. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
FONSECA DE CAMPOS, P.E (org.). Microconcreto de Alto Desempeño: La tecnologia del MicroCAD aplicada en la construcción del hábitat social. São Paulo: Mandarim, 2013.
FONSECA DE CAMPOS, P.E. Tecnologias para a construção do Habitat Social: O microconcreto de alto desempenho para o desenvolvimento da pré-fabricação leve. In: 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE HABITAÇÃO NO ESPAÇO LUSÓFONO, 2017, Covilhã, Portugal.
FONSECA DE CAMPOS, P.E., YAMAGUTI, A., KENCHIAN, A. Pré-Fabricação por Ajuda-Mútua. III Simpósio Ibero-Americano sobre técnicas Construtivas Industrializadas para Habitação de Interesse Social e I Fórum Brasileiro da Construção Industrializada–Habitação, 1993, São Paulo.
GERSHENFELD, N. FAB: The coming revolution on your desktop – From personal computers to personal fabrication. Cambridge, MA: Basic Books, 2005.
INSTITUTO TRATA BRASIL. Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento Brasileiro. Fundação Getúlio Vargas, 2010.
MARICATO, E. Metrópole, legislação e desigualdade. Estudos Avançados, São Paulo, v.17, n.48, p.151-166, 2003.
SOARES, J. P. Processo de Design em Arquitetura: Complexidade e meios digitais. Tese de Mestrado – Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).