Estudo da relação arquiteto-cliente em projetos de baixa complexidade

Autores

  • Jeferson Bunder Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Rosaria Ono Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v14i2.153327

Palavras-chave:

Relação arquiteto-cliente, Projeto arquitetônico de baixa complexidade, gestão do projeto arquitetônico

Resumo

A maioria dos arquitetos brasileiros atua nas áreas de concepção de projetos, serviços relacionados à execução de obras e arquitetura de interiores. Em geral, esses profissionais se comprometem, por meio de suas relações com seus clientes, com o fornecimento de serviços dentro de prazos, escopos e custos pré-estabelecidos. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar e compreender a relação entre o arquiteto e o cliente, focado na comunicação, considerando os caminhos que levam aos acertos, ou aos desvios, e que resultarão no sucesso do serviço prestado. O método utilizado, aliado a revisão bibliográfica, é de estudos de caso múltiplos, constituído de um caso-piloto e nove estudos de caso. A delimitação da pesquisa está no trabalho do profissional de arquitetura, que atua com projetos e obras de baixa complexidade, em pequenos escritórios e que possui relação direta com o seu cliente. Como resultado verificou-se que o sucesso da gestão desses serviços não depende apenas de um rígido controle de parâmetros racionais do seu processo projetual e executivo, como acertos ou desvios de prazos, escopo e custos pré-estabelecidos, mas também do cumprimento de parâmetros subjetivos idealizados pelo arquiteto e pelo cliente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARTIGAS, V. A Função Social do Arquiteto, São Paulo: Nobel, 1989.

ATKINSON, R. Project management: cost, time and quality, two best guesses and a phenomenon, it’s time to accept other success criteria. International Journal of Project Management, [S.l]: v. 17, n. 6, p. 337-342, 1999.

BUNDER, J. Arquiteto e Cliente: Estudo da Relação entre o acordo prévio e o resultado final, 237 p., Dissertação de Mestrado, São Paulo: FAU-USP, SP, 2018.

BUNDER, J; ONO, R. Análise de roteiros de processo de projeto de arquitetura para obras de pequeno porte. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO 2017 - João Pessoa-PB; Anais... Porto Alegre: ANTAC. p x-y.

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO (CAU/BR). Anuário 2018: Os principais dados e mapas sobre o mercado de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, v2, n.1, Brasília: CAU/BR, 2018.

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO (CAU/BR). Censo dos arquitetos e urbanistas do Brasil. Brasília: CAU/BR, 2012.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. California: Sage, 2003.

EISENHARDT, K. M. Building Theories from Case Study Research. Academy of Management Review, v.14, n.4, p 532-550, 1989.

FABRÍCIO, M. M.; ORNSTEIN, S. W; MELHADO, S. B. Conceitos de qualidade no projeto de edifícios. In: FABRÍCIO, M. M; ORNSTEIN, S. W. (org.). Qualidade no projeto de edifícios. São Carlos: RiMa Editora, ANTAC, 2010. p. 5-22.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa, 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing Edição Compacta, 5ª Ed, Rio de Janeiro: Eusevier, 2012.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI) A Guide to the Project Management body of Knowledge (PMBoK Guide). 5ª Ed., Pensylvania: Newton Square, 2013.

VITTORINO, F; ONO, R. Técnicas estatísticas aplicadas à avaliação pós-ocupação (APO) em habitações. In: VILLA, Simone Barbosa; ORNSTEIN, Sheila Walbe (Orgs.). Qualidade ambiental na habitação: avaliação pós-ocupação. São Paulo: Ed. Oficina de Textos, 2013. Cap.8, 19p.

XAVIER, C. M. S; XAVIER, L. F. S; MELO, M. Gerenciamento de Projetos de Construção Civil: Uma adaptação da metodologia Basic Methodware, Rio de Janeiro: Brasport, 2014. YIN, R. K., Estudo de Caso: Planejamento e Métodos, 5ª Ed, Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

Estudo da relação arquiteto-cliente em projetos de baixa complexidade. (2019). Gestão & Tecnologia De Projetos, 14(2), 34-45. https://doi.org/10.11606/gtp.v14i2.153327