Estudo da relação arquiteto-cliente em projetos de baixa complexidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v14i2.153327Palavras-chave:
Relação arquiteto-cliente, Projeto arquitetônico de baixa complexidade, gestão do projeto arquitetônicoResumo
A maioria dos arquitetos brasileiros atua nas áreas de concepção de projetos, serviços relacionados à execução de obras e arquitetura de interiores. Em geral, esses profissionais se comprometem, por meio de suas relações com seus clientes, com o fornecimento de serviços dentro de prazos, escopos e custos pré-estabelecidos. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar e compreender a relação entre o arquiteto e o cliente, focado na comunicação, considerando os caminhos que levam aos acertos, ou aos desvios, e que resultarão no sucesso do serviço prestado. O método utilizado, aliado a revisão bibliográfica, é de estudos de caso múltiplos, constituído de um caso-piloto e nove estudos de caso. A delimitação da pesquisa está no trabalho do profissional de arquitetura, que atua com projetos e obras de baixa complexidade, em pequenos escritórios e que possui relação direta com o seu cliente. Como resultado verificou-se que o sucesso da gestão desses serviços não depende apenas de um rígido controle de parâmetros racionais do seu processo projetual e executivo, como acertos ou desvios de prazos, escopo e custos pré-estabelecidos, mas também do cumprimento de parâmetros subjetivos idealizados pelo arquiteto e pelo cliente.
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