A ampliação do conhecimento legal e técnico como estratégia para o desenvolvimento de projetos e ambientes mais justos

Autores

  • Julio Cezar Macedo Rodrigues Universidade Estadual de Campinas
  • Nubia Bernardi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v16i2.165483

Palavras-chave:

Acessibilidade, Leis, Normas, Pesquisa-ação

Resumo

O aparato legal e técnico para a Acessibilidade é extenso e inversamente proporcional ao seu cumprimento na realidade das cidades brasileiras. Às dificuldades pela ausência de soluções arquitetônicas acessíveis somam-se a complexa leitura dos documentos legais, nem sempre de fácil e objetiva interpretação e aplicação. Como uma contribuição para alterar esse descompasso, foi desenvolvida uma pesquisa-ação voltada para a difusão de conhecimento aos profissionais responsáveis pela produção do espaço construído. A pesquisa discutiu os principais marcos legais nacionais relacionados à Acessibilidade e ao Desenho Universal, com atividades práticas evidenciando casos em que os requisitos mínimos e máximos legais atendem somente aos órgãos responsáveis pela aprovação de projetos e obras, e não às pessoas. A ação foi testada e aplicada junto aos arquitetos e engenheiros que verificam o atendimento dos itens de Acessibilidade previstos na Instrução Normativa nº 2 de 2017, em projetos e obras públicas realizados com recursos federais na Região Metropolitana de Campinas/SP. De acordo com os resultados alcançados, foi possível constatar que os participantes passaram a compreender a legislação e as normas de Acessibilidade ao meio físico não como um fim, mas como um dos instrumentos para o desenvolvimento de projetos e obras que de fato atendam a todos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050/2015: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. . Boletim ABNT. Acessibilidade, um direito de todos. Nov./dez. 2015, v. 12, nº 148. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

ASSESSORIA DE IMPRENSA da Presidência do Senado. Mara e Davi inauguram rampa de acesso à mesa do Plenário. Senado Federal, 6 de ago. de 2019. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/08/06/mara-e-davi-inauguram-rampa-de-acesso-a-mesa-do-plenario>. Acesso em: 23/12/2019.

AMARAL, Gilberto Luiz do; OLENIKE, João Eloi; AMARAL, Leticia M. Fernandes do; YAZBEK, Cristiano Lisboa. Quantidade de normas editadas no Brasil: 28 anos da Constituição Federal de 1988. 2012. Disponível em: <https://ibpt.com.br/img/uploads/novelty/estudo/2603/QuantidadeDeNormas201628AnosCF.pdf>. Acesso em: 22/12/2019.

ARAUJO, Luiz Alberto David. A proteção constitucional das pessoas portadoras de deficiência. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1997 - 122 p.

BANCO MUNDIAL E ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAUDE. Relatório mundial sobre a deficiência / World Health Organization, The World Bank; tradução Lexicus Serviços Linguísticos. - São Paulo: SEDPcD, 2012. 334 p.

BRASIL. Instrução Normativa nº 2, de 9 de outubro de 2017. Regulamenta o § 14 do art. 21 da Portaria Interministerial MP MF CGU nº 424, de 30 de dezembro de 2016, para estabelecer regras e diretrizes de Acessibilidade a serem observadas nas obras e serviços de engenharia custeados com recursos de convênios e contratos de repasse.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

CALDEIRA, Isabel Maria Fernandes Pereira. Espaço público para todos: aplicação dos princípios da Acessibilidade plena em áreas históricas e em áreas consolidadas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade do Porto, 2009.

CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. 4ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017. p. 281.

COHEN, Regina. Estratégias para a promoção dos direitos das pessoas portadoras de deficiência. 1998. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/def/artigo37.htm>. Acesso em: 25/12/2019.

COSTA, Fabio Goldim Pereira; NETO, Orlando de Sá Calvalcante. Manual de Obtenção de Recursos Fenderias para Os Municípios, 2011. Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/385453/Manual%20de%20Obten%C3%A7%C3%A3o%20de%20Recursos%20Federais.pdf?sequence=1>. Acesso em: 06/03/2019.

DEGENER, Thereza. International Disability Law – A New Legal Subject on the Rise: The Interregional Experts’ Meeting. In: Hong Kong, December 13-17, 1999. Disponível em: <https://scholarship.law.berkeley.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1186&context=bjil>. Acesso em: 04/06/2019.

DINIZ, Debora. O que é Deficiência. 2ª ed. São Paulo: Editora e Livraria Brasiliense, 2012.

DIONNE, Hugues. A Pesquisa-ação para o Desenvolvimento do Local. 1 ed. Liber Livro Brasília-DF, 2007.

DISCHINGER, Marta; BINS ELY Vera Helena Moro; PIARDI, Sonia Maria. Demanda Groisman. Promovendo a Acessibilidade nos Edifícios Públicos: Programa de Acessibilidade às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzidas nas Edificações de Uso Público. Florianópolis, 2008.

DORNELES, Vanessa Goulart. Estratégias de Ensino de Desenho Universal para Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Tese. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PósARQ, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

DUARTE, Cristina Rose de Siqueira; COHEN, R. O Ensino da Arquitetura Inclusiva como ferramenta para a Melhoria da Qualidade de Vida para Todos. In PROJETAR 2003 (org.). Projetar: Desafios e Conquistas da Pesquisa e do Ensino de Projeto. Rio de Janeiro: Virtual Cientifica, 2003. p. 159-173.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação: Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. 3ª ed. São Paulo: Centauro, 2008.

KOWALTOWSKI, C. C. K. Doris, BERNARDI, Núbia e MARTIN, Cláudia Martin, A Universal Design Charrette Conducted in an Educational Setting to Increase professional sensitivity. In Journal of Accessibility and Design for All, Volume 5, Number 1, may/2015. Disponível em: <http://www.jacces.org/index.php/jacces/article/view/91>. Acesso em: 25/12/2019.

LEITE, Mariana Azevedo de Lima. A NBR 9050 e o Design Universal: um estudo sobre o banheiro. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2016.

MACE. R. L; HARDIE. G. J; PLACE. J. P. Accessible Environments: toward the Universal Design. New York, USA: North Carolina State University, 1991.

MARTIN, Claudia M. O Desenho Universal e a NBR9050/2004: contribuições para projetos de arquitetura. Dissertação (mestrado). Orient. Núbia Bernardi. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo. Unicamp, 2013.

Ministério da Educação. Resolução nº 2/2010. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, alterando dispositivos da Resolução CNE/CES nº 6/2006.

Ministério da Educação. Relatório. Alteração da Resolução CNE/CES nº 2, de 17 de junho de 2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, bacharelado, e alteração da Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, em virtude de decisão judicial transitada em julgado. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=128041-pces948-19&category_slug=outubro-2019&Itemid=30192>. Acesso em: 27/02/2020.

PADOAM, Flávia. Do estudante ao profissional consciente: a inserção da Acessibilidade e do Desenho Universal no curso de Engenharia Civil. Trabalho Final de Curso, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas, 2018.

SANTOS FILHO, Gildo Magalhaes dos. Construindo um Itinerário Histórico do Desenho Universal: A Normatização Nacional e Internacional da Acessibilidade. In: Ornstein, Sheila Walbe; ALMEIDA PRADO, Adriana Romeiro; LOPES, Maria Elisabete. Desenho Universal: Caminhados da Acessibilidade no Brasil. São Paulo: Annablume, 2010, p. 35-55.

SOUZA, Murilo. Plenário da Câmara é reinaugurado com adaptações para pessoas com deficiência. Câmara de Deputados, 7 de setembro de 2014. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/442565-plenario-da-camara-e-reinaugurado-com-adaptacoes-para-pessoas-com-deficiencia/>. Acesso em: 23/12/2019.

SYDOR, Adriana. Brasil, um país com leis, muitas leis. Revista Ideias. Ed.188. 2017. Disponível em: <http://www.revistaideias.com.br/2017/06/06/brasil-um-pais-com-leis-muitas-leis/>. Acesso em: 24/12/2019.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2009

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

RODRIGUES, Julio Cezar Macedo; BERNARDI, Nubia. A ampliação do conhecimento legal e técnico como estratégia para o desenvolvimento de projetos e ambientes mais justos. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 16, n. 2, p. 5–20, 2021. DOI: 10.11606/gtp.v16i2.165483. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/165483.. Acesso em: 14 maio. 2024.