Capela da Fazenda Veneza: análise comparativa da precisão de nuvens de pontos obtidas por diferentes ferramentas e técnicas de fotogrametria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v16i3.174756

Palavras-chave:

Decio Tozzi, Fotogrametria, Structure from Motion, Comparação de software

Resumo

A Capela da Fazenda Veneza, projetada pelo arquiteto Decio Tozzi, é uma edificação de grande importância tanto pela sua plasticidade e representatividade, quanto para o patrimônio da arquitetura moderna brasileira. A edificação, localizada na cidade de Valinhos, SP, já conquistou diversas premiações nacional e internacionalmente. Considerando a importância da obra, viu-se a necessidade de realizar um levantamento geométrico por meio da Fotogrametria digital. Tendo em vista o leque disponível de software para processamento fotogramétrico, esta pesquisa tem como objetivo comparar a precisão das dimensões das nuvens de pontos densas, em relação às dimensões reais da edificação, geradas nos programas mais utilizados em pesquisas científicas. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir das seguintes etapas: (i) Revisão Sistemática da Literatura (RSL); (ii) Medição in loco da edificação; (iii) Planejamento de voo: livre com utilização de alvos (V1); e autônomo com double grid e utilização de pontos de controle estabelecidos por meio de estação total (V2); (iv) coleta de dados por Fotogrametria aérea com sistema de aeronave remotamente pilotada (V1 e V2); (v) Processamento dos dados obtidos nos programas mais utilizados (V1 e V2); (vi) Comparação das dimensões reais com as medidas obtidas nas nuvens densas; e (vii) Análise estatística. Observou-se que a precisão da nuvem de pontos é influenciada pelas técnicas e equipamentos utilizados na coleta de dados e pelo software empregado no processamento. Esta investigação contribui para realização de futuros levantamentos Fotogramétricos, uma vez que aponta as melhores práticas para alcançar maior precisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Sebastião Dias, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ, 2017). Durante a graduação, realizou atividades ligadas ao ensino, atuando como monitora da disciplina Oficina II. Realizou e organizou atividades acadêmicas, como membro da diretoria executiva do Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ. Foi bolsista do programa de intercâmbio Ciência Sem Fronteiras, em 2015-2016, na University of Liverpool, UK. Atualmente, é aluna regular do curso de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Ana Regina Mizrahy Cuperschmid, Universidade Estadual de Campinas

Docente na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), UNICAMP. Pós-doutorado na FEC, UNICAMP e Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), USP. Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidades, FEC, UNICAMP (2014); Mestre em Artes, IA, UNICAMP (2008), especialista em Gestão de Projetos (2004), especialista em Web Publishing pelo Langara College, Vancouver, (2003) e graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFV (1999). Desenvolve pesquisa centrada no uso criativo e colaborativo de tecnologias digitais em arquitetura. Tem lecionado, conduzido pesquisas e publicado em áreas sobre o uso de Realidade Aumentada e Building Information Modeling (BIM). Possui experiência na área de TI, atuando principalmente nos seguintes temas: BIM, Realidade Virtual e Aumentada.

Cauê Carneiro Santiago, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas em Concreto Armado e Metálica. Palestrante, atua na implementação da Plataforma BIM.

Marcos Alexandre Godoy, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro Civil e professor na Faculdade Santa Lúcia para os cursos de Engenharia da Produção e Engenharia da Computação. Conhecimento em BIM (Building Information Modeling) por meio de estudos e posterior monografia na área. Experiência em desenvolvimento em projetos estruturais, hidrossanitários, terraplanagem e executivos, além de estudos relacionados à impactos de tráfego e vizinhança adquiridos em estágio em escritório de engenharia e elaboração, controle e manutenção de documentos relacionados à garantia da qualidade e licitações adquiridos em trabalhos na Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu e empresa no departamento de qualidade.

Danielle Skubs, Universidade Estadual de Campinas

ARQUITETA URBANISTA e MESTRE em conforto ambiental, ambos pela UNICAMP e pós graduada em gerenciamento de projetos pela FGV. Atuou em escritórios de arquitetura e design.Tem experiência na execução e coordenação de equipes de projetos desde a conceituação até implementação e gerenciamento nas áreas residencial, corporativa e hoteleira, além de experiência na gerência administrativa, financeira e organizacional de escritórios de projetos. Na área acadêmica é Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira ministrando ainda aulas de Projeto Integrado II e III nos temas centros inter-religiosos e arquitetura escolar, na pós graduação do curso de design de interiores no SENAC, aulas de Materiais e Tecnologia, na graduação no Grupo Anchieta aulas de Projeto de Acústica e Projeto Multifuncional e na escola profissionalizante Bauhaus de Design de Móveis e softwares 3D.

Adriana Volpon Diogo Righetto, Sergio Righetto Arquitetura Ltda

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é arquiteta-sócia do escritório Sérgio Righetto Arquitetura Ltda e professora do ensino superior com 30 anos de experiência, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto Arquitetônico, Desenho, Representação Tridimensional, Representação Bidimensional, Percepção Visual, Planejamento Urbano e pesquisas em Ensino-aprendizagem, Metodologias Ativas, Acessibilidade, Sustentabilidade e Desenho Universal . Docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, assessora ad-hoc da FAPESP (Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo), avaliadora do Guia do Estudante e avaliadora da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Também foi membro do Núcleo Estruturante do Curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências e Tecnologias da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Melina Lopes Silva, GRIS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2018) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio São José(2009). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

Henrique Candido Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor do Departamento de Infraestrutura e Ambiente (InfrA) lotado na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) [2017-hoje]; Doutor em Ciências Cartográficas (PPGCC) [2013-2016] pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Orientação: Prof. Dr. Aluir P. Dal Poz e Prof. Dr. Mauricio Galo; Estágio de Pesquisa no Exterior junto ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Purdue (USA) - DPRG (Digital Photogrammetry Research Group) [2014-2015]. Orientação: Prof. Dr. Ayman F. Habib; Mestre em Ciências Cartográficas [2011-2013] (PPGCC - FCT - UNESP). Orientação: Prof. Dr. Mauricio Galo; Engenheiro Cartógrafo [2006-2010] pela FCT - UNESP; Técnico em Geomática [2003-2005] pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trabalha com o uso da Geomática (foco em Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e SIG) para aplicações relacionadas à área de Transportes.

Referências

AHMADABADIAN, A. H. et al. Clustering and selecting vantage images in a low-cost system for 3D reconstruction of texture-less objects. Measurement: Journal of the International Measurement Confederation, v. 99, p. 185–191, 2017. ISSN 02632241. DOI 10.1016/j.measurement.2016.12.026.

ALIAKBARPOUR, H.; PALANIAPPAN, K.; SEETHARAMAN, G. Parallax-Tolerant Aerial Image Georegistration and Efficient Camera Pose Refinement - Without Piecewise Homographies. IEEE Transactions on Geoscience and Remote Sensing, v. 55, n. 8, p. 4618–4637, 2017. ISSN 01962892. DOI 10.1109/TGRS.2017.2695172.

AMORIM, A. L. DE. Fotogrametria: uma introdução. In: PRATINI, E. F.; SILVA JUNIOR, E. E. DE A. (Eds.). Criação, representação e visualização digitais: tecnologias digitais de criação, representação e visualização no processo de projeto. 1. ed. Brasília: Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, 2012. p. 63–90.

BEVILACQUA, M. G. et al. Orientation of archive images on 3D digital models of painted vaults: an interesting tool for restorers. Applied Geomatics, v. 10, n. 4, SI, p. 385–398, 2018. ISSN 1866-9298. DOI 10.1007/s12518-018-0212-8.

BIANCO, S.; CIOCCA, G.; MARELLI, D. Evaluating the performance of structure from motion pipelines. Journal of Imaging, v. 4, n. 8, p. 1–18, 2018. ISSN 2313433X. DOI 10.3390/jimaging4080098.

BRITO, J. L. N. S.; COELHO, L. C. T. Fotogrametria Digital. Rio de Janeiro: UERJ, 2007. 196 p.

BRYAN, P.; BLAKE, B.; BEDFORD, J. Metric Survey Specifications for Cultural Heritage. Swindon: English Heritage, 2012.

BYBEE, T. C.; BUDGE, S. E. Method for 3-D Scene Reconstruction Using Fused LiDAR and Imagery From a Texel Camera. IEEE Transactions on Geoscience and Remote Sensing, v. 57, n. 11, p. 8879–8889, nov. 2019. DOI: 10.1109/TGRS.2019.2923551.

CALI, M. et al. Advanced 3D Photogrammetric Surface Reconstruction of Extensive Objects by UAV Camera Image Acquisition. Sensors, v. 18, n. 9, 2018. ISSN 14248220. DOI 10.3390/s18092815.

CALLE, M.; ALHO, P.; BENITO, G. Monitoring ephemeral river changes during floods with SfM photogrammetry. Journal of Iberian Geology, v. 44, n. 3, p. 355–373, 2018. ISSN 16986180. DOI 10.1007/s41513-018-0078-y.

CAPUANO, V. et al. Monocular-based pose determination of uncooperative space objects. Acta Astronautica, v. 166, n. January 2019, p. 493–506, 2020. ISSN 00945765. DOI 10.1016/j.actaastro.2019.09.027.

CARAVACA, G. G. et al. 3D digital outcrop model reconstruction of the Kimberley outcrop (Gale crater, Mars) and its integration into Virtual Reality for simulated geological analysis. Planetary and Space Science, v. 182, n. June 2019, mar. 2020. ISSN 0032-0633. DOI 10.1016/j.pss.2019.104808.

CHESLEY, J. T. et al. Using unmanned aerial vehicles and structure-from-motion photogrammetry to characterize sedimentary outcrops: An example from the Morrison Formation, Utah, USA. Sedimentary Geology, v. 354, p. 1–8, 1 jun. 2017. DOI 10.1016/j.sedgeo.2017.03.013.

COGIMA, C. K. et al. Scan-to-BIM aplicado à Igreja da Pampulha de Oscar Niemeyer. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 15, n. 1, p. 117–134, 2020. DOI: 10.11606/gtp.v15i1.152828.

DEZEN-KEMPTER, E. et al. Escaneamento 3D a laser, fotogrametria e modelagem da informação da construção para gestão e operação de edificações históricas. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 10, p. 113–124, 2015. DOI 10.11606/gtp.v10i2.102710.

DI GREGORIO, G.; CONDORELLI, F. The piazza duomo of acireale: Significance and representation. Lecture Notes in Civil Engineering, v. 3, p. 421–430, 2018. ISSN 23662557. DOI 10.1007/978-3-319-57937-5_44.

DOMINIK, W. A. Exploiting the redundancy of multiple overlapping aerial images for dense image matching based digital surface model generation. Remote Sensing, v. 9, n. 5, p. 1–28, 2017. ISSN 20724292. DOI 10.3390/rs9050490.

DONEUS, M. et al. From Deposit to Point Cloud – a Study of Low-Cost Computer Vision Approaches for the Straightforward Documentation of Archaeological Excavations. Geoinformatics FCE CTU, v. 6, n. 0, p. 81–88, 21 dez. 2011. DOI 10.14311/gi.6.11.

FERNÁNDEZ CÓRDOBA, P. A. Levantamento fotogramétrico de monumentos arquitetônicos para projetos de restauração: estudo de caso: Palácio Itamaraty. 2012. xxi, 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

FERREIRA, A. A. C.; GARCIA, M. V. Y.; OLIVEIRA, H. C. O. Avaliação da qualidade altimétrica de modelos digitais de terreno derivados de levantamento topográfico com VANT. XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Anais [...], 2019, p. 41–48.

FÓRUM DA CONSTRUÇÃO. Capela brasileira recebe Prêmio Internacional de Arquitetura Sacra. Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA), 5 nov. 2008.

FRANCO JÚNIOR, J. C. Modelagem BIM de infraestrutura urbana a partir de levantamentos aéreos com drone. 214 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.

FREY, J. et al. UAV photogrammetry of forests as a vulnerable process. A sensitivity analysis for a structure from motion RGB-image pipeline. Remote Sensing, v. 10, n. 6, 2018. ISSN 20724292. DOI 10.3390/rs10060912.

GROETELAARS, N. J. Criação de modelos BIM a partir de "nuvens de pontos": estudo de métodos e técnicas para documentação arquitetônica. 2015. 372 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

GROETELAARS, N. J.; AMORIM, A. L. de. Dense Stereo Matching (DSM): conceitos, processos e ferramentas para criação de nuvens de pontos por fotografias. Congreso de La Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital, n. May 2012, p. 361–365, 2012. Disponível em http://papers.cumincad.org/data/works/att/sigradi2012_95.content.pdf . Acesso em 20 de jul. de 2020.

HAFEEZ, J. et al. Workflow evaluation for optimized image-based 3D model reconstruction. Journal of Advanced Research in Dynamical and Control Systems, v. 10, n. 1, p. 149–154, 2018. ISSN 1943023X.

HANSMAN, R. J.; RING, U. Workflow: From photo-based 3-D reconstruction of remotely piloted aircraft images to a 3-D geological model. Geosphere, v. 15, n. 4, p. 1393–1408, 2019. ISSN 1553-040X. DOI 10.1130/GES02031.1.

HEIDTMANN JÚNIOR, D. E. D. et al. O Uso da Técnica Dense Stereo Matching para a Documentação do Patrimônio Edificado de Laguna. COBRAC 2018. Anais... Florianópolis: UFSC, 2018.

HINGEE, K. L.; CACCETTA, P.; CACCETTA, L. Modelling discontinuous terrain from DSMs using segment labelling, outlier removal and thin-plate splines. ISPRS Journal of Photogrammetry and Remote Sensing, v. 155, p. 159–171, 1 set. 2019. DOI 10.1016/j.isprsjprs.2019.07.004.

HISTORIC ENGLAND. Photogrammetric Applications for Cultural Heritage. Guidance for Good Practice. p. 128, 2017. Disponível em https://historicengland.org.uk/images-books/publications/photogrammetric-applications-for-cultural-heritage/heag066-photogrammetric-applications-cultural-heritage/ . Acesso em 01 de jul de 2020.

HOLATA, L. et al. Integration of low-resolution ALS and ground-based SfM photogrammetry data. A cost-effective approach providing an “Enhanced 3D Model” of the Hound Tor archaeological landscapes (Dartmoor, South-West England). Remote Sensing, v. 10, n. 9, 2018. ISSN 20724292. DOI 10.3390/rs10091357.

JAUD, M. et al. Potential of smartphone SfM photogrammetry to measure coastal morphodynamics. Remote Sensing, v. 11, n. 19, 2019. ISSN 20724292. DOI 10.3390/rs11192242.

JAVERNICK, L. et al. Numerical Modelling of Braided Rivers with Structure-from-Motion-Derived Terrain Models. River Research and Applications, v. 32, n. 5, p. 1071–1081, 1 jun. 2016. DOI 10.1002/rra.2918.

KORTABERRIA, G. et al. Accuracy evaluation of dense matching techniques for casting part dimensional verification. Sensors (Switzerland), v. 18, n. 9, p. 1–21, 2018. ISSN 14248220. DOI 10.3390/s18093074.

LOTTE, R. G. et al. 3D façade labeling over complex scenarios: A case study using convolutional neural network and structure-from-motion. Remote Sensing, v. 10, n. 9, 2018. ISSN 20724292. DOI 10.3390/rs10091435.

MARTINS, G. D. et al. Avaliação de Registro Arquitetônico por Meio de Modelo Tridimensional Fotogramétrico Gerado a Partir de Câmaras Convencionais. Anuário do Instituto de Geociências (UFRJ - impresso), v. 42, p. 338-348, 2019.

MELO JÚNIOR, C. M. et al. Geração de mapas de danos de fachadas de edifícios por processamento digital de imagens capturadas por Vant e uso de fotogrametria digital. Ambiente Construído, v. 18, n. 3, p. 211–226, set. 2018. DOI 10.1590/s1678-86212018000300277.

MIKITA, T. et al. Comparison of different remote sensing methods for 3d modeling of small rock outcrops. Sensors (Switzerland), v. 20, n. 6, 2020. ISSN 14248220. DOI 10.3390/s20061663.

MOUDRÝ, V. et al. Comparison of leaf-off and leaf-on combined UAV imagery and airborne LiDAR for assessment of a post-mining site terrain and vegetation structure: Prospects for monitoring hazards and restoration success. Applied Geography, v. 104, n. May 2018, p. 32–41, 2019. ISSN 01436228. DOI 10.1016/j.apgeog.2019.02.002.

NOGUEIRA, F. M. de S. A representação de sítios históricos: documentação arquitetônica digital. 2010. 215 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

PEÑA-VILLASENÍN, S. et al. Desktop vs cloud computing software for 3D measurement of building façades: The monastery of San Martín Pinario. Measurement: Journal of the International Measurement Confederation, v. 149, jan. 2020. ISSN 02632241. DOI 10.1016/j.measurement.2019.106984.

PEZZUOLO, A. et al. On-Barn PigWeight Estimation Based on Body Measurements by Structure-from-Motion (SfM). SENSORS, v. 18, n. 11, p. 1–12, nov. 2018. ISSN 1424-8220. DOI 10.3390/s18113603.

PIERROT-DESEILLIGNY, M.; DE LUCA, L.; REMONDINO, F. Automated Image-Based Procedures for Accurate Artifacts 3D Modeling and Orthoimage Generation. Geoinformatics FCE CTU, v. 6, p. 291–299, 2011. DOI 10.14311/gi.6.36.

POLOPRUTSKY, Z. et al. 3D DIGITAL RECONSTRUCTION BASED ON ARCHIVED TERRESTRIAL PHOTOGRAPHS FROM METRIC CAMERAS. Acta Polytechnica, v. 59, n. 4, p. 384–398, 2019. ISSN 1210-2709. DOI 10.14311/AP.2019.59.0384.

REVESZ, M. et al. SEBEpv – New digital surface model based method for estimating the ground reflected irradiance in an urban environment. Solar Energy, v. 199, p. 400–410, 15 mar. 2020. DOI 10.1016/j.solener.2020.01.075.

ROSSI, P. et al. Detecting change in coral reef 3D structure using underwater photogrammetry: critical issues and performance metrics. Applied Geomatics, v. 12, p. 3–17, 2020. ISSN 18669298. DOI 10.1007/s12518-019-00263-w.

SANTORO, F. Poesia Concreta de Decio Tozzi. AU - Arquitetura e Urbanismo, v. 193, p. 72–75, 2010.

SESTRAS, P. et al. Feasibility assessments using unmanned aerial vehicle technology in heritage buildings: Rehabilitation-restoration, spatial analysis and tourism potential analysis. Sensors (Switzerland), v. 20, n. 7, 2020. ISSN 14248220. DOI 10.3390/s20072054.

SUN, Z.; ZHANG, Y. Using Drones and 3D Modeling to Survey Tibetan Architectural Heritage: A Case Study with the Multi-Door Stupa. Sustainability, v. 10, n. 7, jul. 2018. ISSN 20711050. DOI 10.3390/su10072259.

SUNG, B. Y. B.-Y.; LIN, C.-H. C. H. A fast 3D scene reconstructing method using continuous video. Eurasip Journal on Image and Video Processing, v. 2017, n. 1, 2017. ISSN 16875176. DOI 10.1186/s13640-017-0168-3.

TEZA, G.; PESCI, A.; NINFO, A. Morphological analysis for architectural applications: Comparison between laser scanning and structure-from-motion photogrammetry. Journal of Surveying Engineering, v. 142, n. 3, p. 1–10, 2016. ISSN 07339453. DOI 10.1061/(ASCE)SU.1943-5428.0000172.

TOZZI, D. Arquiteto Decio Tozzi. São Paulo, Brasil: D’Auria Editora, 2005.

TOZZI, D. Capela da Fazenda Veneza. 2018. Disponível em: https://www.deciotozzi.com/copia-villa-lobos. Acesso em: 10 abr. 2019.

TREIBLE, W. et al. Learning Dense Stereo Matching for Digital Surface Models from Satellite Imagery. CoRR, v. abs/1811.0, 8 nov. 2018.

VIZIOLI, S. H. T. et al. O Laboratório He.Su.Tech: A Pesquisa Acadêmica Aliada À Prática Aplicada na Documentação, Representação e Preservação do Patrimônio Arquitetônico. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL. Anais... São Carlos: IAU USP, 2019.

WANG, S. et al. Multistep rocky slope stability analysis based on unmanned aerial vehicle photogrammetry. Environmental Earth Sciences, v. 78, n. 8, p. 1–16, 2019. ISSN 1866-6280. DOI 10.1007/s12665-019-8145-z.

WIDYA, A. R. et al. Whole Stomach 3D reconstruction and frame localization from monocular endoscope video. IEEE Journal of Translational Engineering in Health and Medicine, v. 7, 2019. ISSN 21682372. DOI 10.1109/JTEHM.2019.2946802.

ZHENG, M. et al. 3D model reconstruction with common hand-held cameras. Virtual Reality, v. 20, n. 4, p. 221–235, 2016. ISSN 13594338. DOI 10.1007/s10055-016-0297-5.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Dias, M. S., Cuperschmid, A. R. M., Santiago, C. C., Godoy, M. A., Skubs, D., Righetto, A. V. D., Silva, M. L., & Oliveira, H. C. (2021). Capela da Fazenda Veneza: análise comparativa da precisão de nuvens de pontos obtidas por diferentes ferramentas e técnicas de fotogrametria. Gestão & Tecnologia De Projetos, 16(3). https://doi.org/10.11606/gtp.v16i3.174756

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)