Fotogrametria e catálogos digitais de esculturas e outros marcos urbanos: recursos para cibercultura museal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i2.175164

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Catálogo digital, Structure from Motion, Impressão 3D

Resumo

Este artigo aborda aspectos de um acervo digital e, posteriormente, um catálogo digital de esculturas e outros marcos presentes na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. São ressaltados como métodos centrais a tecnologia, Structure from Motion - SfM, como meio de obtenção dos modelos geométricos, sua disponibilização em meios digitais para a fruição destes bens culturais, a constituição de uma biblioteca para impressão 3D de réplicas, a construção de um catálogo para a organização, a comunicação e a exibição do acervo constituído. As ações analisadas estão nos contextos do projeto extensionista Monumento Digital 120 e, posteriormente, no projeto Marcos Urbanos: Acervo Digital de Monumentos de Belo Horizonte. O objetivo deste artigo é que se faça conhecer a exploração dos recursos computacionais abordados para a promoção do patrimônio cultural, estimulando discussões e favorecendo o surgimento de novos projetos enaltecendo elementos da cultura no âmbito digital. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro dos Santos Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura. NPGAU

    Doutorando (desde segundo semestre de 2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da UFMG onde investiga o campo das realidades mistas, aumentadas e virtuais aplicadas para contextos museais. Tornou-se mestre pelo NPGAU no ano de 2014 explorando o desenvolvimento de ferramentas computacionais voltadas para o ambiente construído. Atua como docente em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo desde 2013. É sócio e atua no escritório de arquitetura Equipe B desde janeiro de 2007 onde desenvolve projetos arquitetônicos, coordena e desenvolve projetos culturais através de leis de incentivo além de ter coordenado projeto de inovação tecnológica fomentado pelo CNPq. Desenvolve projetos voltados ao patrimônio edificado prestando serviços de elaboração de projetos museográficos, elaboração de projetos de sinalização, elaboração de projetos expográficos. Promove pesquisa e desenvolvimento para uso de tecnologias da informação e jogos com apelo cultural aplicadas ao espaço construído, ambiente tridimensional digital, e outros recursos de representação digital da arquitetura com ênfase em patrimônio histórico. Possui experiência e atuou em atividades de pesquisa, ensino e extensão tecnológica. É premiado nos campos da Pedagogia (promovendo formas inovadoras de ensino), Arquitetura (projetos com qualidade reconhecida), Gestão (pela forma de gerir e coordenar projetos com equipes multidisciplinares), e Produção digital (produção de jogo digital para celulares e computadores enaltecendo patrimônio histórico arquitetônico).

  • Renato Cesar Ferreira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura.

    Possuo graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Arquitetura pela mesma universidade (1998) e doutorado (Ph.D) em Arquitetura pela The University of Sheffield, Reino Unido (2008). Mestrei-me também em Post-Graduation Certificate on Higher Education (PCHE) no Reino Unido. Atualmente sou professor Associado I em dedicação exclusiva da UFMG. Sou credenciado no Programa de Pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da EAUFMG (NPGAU) e leciono também no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG. Minhas áreas de interesse são a Arquitetura e o Urbanismo, com ênfase em Planejamento, Projeto do Espaço Urbano e Saúde Urbana. Igualmente dedico-me ao estudo da Computação Contextual e suas implicações tecnológicas para a Arquitetura, o espaço urbano, e a saúde pública. Minhas áreas de atuação correspondem principalmente aos seguintes temas: projeto de arquitetura, avaliação ambiental, arquitetura e informática, ensino de arquitetura e urbanismo, computação contextual.

Referências

ABRANTES, Andreza Rigo. Tecnologias digitais como instrumentos de preservação do patrimônio urbano edificado. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, 2014.

AMORIM, Arivaldo Leão. Patrimônio Virtual e História Digital: essência e representação. A Documentação Digital do Patrimônio Construído: possibilidades e desafios. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, v. 1, p. 1-25, Rio de Janeiro: ANPARQ, 2010.

CANUTO, Cristiane Lopes; DE MOURA, Larissa Ribeiro; SALGADO, Mônica Santos. Tecnologias digitais e preservação do patrimônio arquitetônico: explorando alternativas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 7, n. 4, p. 252-264, 2016. doi:http://dx.doi.org/10.20396/parc.v7i4.8647456.

DODEBEI, Vera Lucia Doyle Louzada de et al. Digitalização do patrimônio e organização do conhecimento. VIII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Salvador, 2007.

ENGLAND, Historic. Photogrammetric applications for cultural heritage. Guidance for Good Practice. Swindon. Historic England, 2017.

GROETELAARS, Natalie Johanna. Um estudo da fotogrametria digital na documentação de formas arquitetônicas e urbanas. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2004.

KELLEY, Kate; WOOD, Rachel; WOOD, Rachel KL (Ed.). Digital Imaging of Artefacts: Developments in Methods and Aims. Archaeopress Publishing Limited, 2018.

MAGALHÃES, L., CARVALHO, J. Digitalização Tridimensional de Elementos Escultóricos de Espaços Públicos de Belo Horizonte. Anais Do Encontro Internacional Arquimemória 5 sobre Preservação do Patrimônio Edificado, Salvador, 2017.

MARCOS URBANOS. [site] marcosurbanos. c2017. Página inicial. Disponívem em: . Acesso em: 25 de setembro de 2020.

MELLO, Janaina Cardoso. Museus e ciberespaço: novas linguagens da comunicação na era digital. Cultura Histórica & Patrimônio, v. 1, n. 2, p. 6-29, 2013.

MONUMENTO DIGITAL 120. Sketchfab: Monumento Digital 120. c2020. Página Inicial. Disponível em: . Acesso em: 25 de setembro de 2020.

OLIVEIRA, Péricles, A. M. Monumentos de Belo Horizonte – Minas Gerais. 2008.

MEDINA, Simone da Silva Soria. Análise de produtos fotogramétricos para cadastramento de monumentos arquitetônicos. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2002.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAGALHÃES, Leandro dos Santos; SOUZA, Renato Cesar Ferreira de. Fotogrametria e catálogos digitais de esculturas e outros marcos urbanos: recursos para cibercultura museal. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 113–126, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i2.175164. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/175164.. Acesso em: 26 abr. 2024.