Correlações e distinções entre gestão empresarial e gestão de design nos três níveis organizacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i2.186278

Palavras-chave:

Gestão Empresarial, Gestão de Design, Níveis Administrativos

Resumo

A Gestão de Design vem sendo muito utilizada no âmbito empresarial, seja como estratégia de diferenciação ou como vantagem competitiva para inovação e criação de valor. Todavia, muitos são os conflitos existentes entre Gestão de Design e Gestão Empresarial, principalmente no que concerne às atribuições conferidas a cada área em uma empresa. O presente artigo procura compreender como se estabelece a relação entre Gestão de Design e Gestão Empresarial nos níveis estratégico, tático e operacional. O procedimento metodológico é caracterizado como exploratório, de natureza qualitativa, com a realização de uma revisão bibliográfica para compreender as áreas e traçar uma relação entre suas características e atividades. Os referenciais teóricos foram coletados a partir de buscas realizadas no Portal Periódicos Capes e Google Acadêmico, seguindo alguns critérios de filtragem. A bibliografia investigada permitiu a organização de conhecimentos sobre as áreas, por meio de um quadro, bem como a elaboração de três figuras que relacionam as atividades executadas. Os resultados indicam uma relação direta entre a Gestão de Design e a Gestão Empresarial, inclusive apontando autores que tratam a Gestão de Design como um novo modo de gerenciamento. Porém, o maior foco desta gestão está nas atividades relacionadas ao Design, sobretudo para criar valor e inovação a fim de que a empresa se destaque e se mantenha à frente no mercado que está em constante modificação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Raphaela Ferreira de Andrade, Universidade Federal do Amazonas. Faculdade de Tecnologia

    Servidora Pública Federal, cargo de Programadora Visual, e mestranda em design na Universidade Federal do Amazonas. Designer Gráfica pela Universidade Federal de Pernambuco, com graduação sanduíche na Università degli Studi di Firenze, Itália. Experiência na área de Design Gráfico, com ênfase em Design Editorial e Design de Superfície.

  • Marion Litaiff Azize Gomes, Universidade Federal do Amazonas. Faculdade de Tecnologia

    Mestranda em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Comunicação em Redes Sociais pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas. Atua como Servidora Pública - Relações Públicas na Universidade Federal do Amazonas.

  • Claudete Barbosa Ruschival, Universidade Federal do Amazonas. Faculdade de Tecnologia

    É doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012 onde também fez o mestrado em Engenharia de Produção em 2004. Formou-se em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 1996. Especializou-se em Design de Embalagem com bolsa do Posgrado Mercosur Design Program, uma cooperação italiana, espanhola e do Mercosul (2001) e em Publicidade e Marketing pela Universidade Federal do Amazonas (1998). Atualmente atua como professora associada do curso de Design da Univer-sidade federal do Amazonas e professora do Programa de Pós-Graduação em Design. Tem experiência na área de Design Industrial, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produtos e Gestão de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia de Design em Design, Design de Superfície, Design Estratégico, Educação Inclusiva e Design, Design de Interface Digital.

  • Célia Maria da Silva Carvalho, Universidade Federal do Amazonas. Faculdade de Informação e Comunicação

    É graduada em Comunicação Social Relações Públicas (1992), mestre em Ciências Ambientais (2002) e doutora em Biotecnologia (2015) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, é Professora Associada do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas (Comunicação Empresarial, Institucional), Comunicação Ambiental e Marketing.

Referências

ABICHT, Alexandre de Melo et al. A importância da gestão do Design para uma agroindústria gaúcha. In: BERNARDES, Maurício Moreira e Silva; LINDEN, Julio Carlos de Souza van der (Orgs.). Design em Pesquisa – Vol. I. p. 51-66. Porto Alegre: Marcavisual, 2017. ISBN: 978-85-61965-47-1.

ASP, Alessandra de Lucas Chazin. Gestão do Design: desenvolvimento de competências do Designer-gestor. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial. Rio de Janeiro, 2019.

BECHTHOLD, L.; LUDE, M.; PRÜGL, R. (2021). Crisis Favors the Prepared Firm: How deOrganizational Ambidexterity Relates to Perceptions of Organizational Resilience. In: ZEHRER, A.; GLOWKA, G.; SCHWAIGER, K.; RANACHER-LACKNER, V. (Ed.), Resiliency Models and Addressing Future Risks for Family Firms in the Tourism Industry (pp. 178-205). IGI Global. http://doi:10.4018/978-1-7998-7352-5.ch008.

BENEDETTO, Henrique et al. Wicked problems in management: aliando o Design à gestão empresarial na busca por melhores soluções de problemas. In: BERNARDES, Maurício Moreira e Silva; LINDEN, Julio Carlos de Souza van der (Orgs.). Design em Pesquisa – Vol. I. p. 36-50. Porto Alegre: Marcavisual, 2017. ISBN: 978-85-61965-47-1.

BERLATO, Larissa Fontoura. A abordagem sistêmica da gestão de Design na inovação social em uma unidade de conservação. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019.

BEST, K. Design Management: managing design strategy, process and implementation. Switzerland: Ava, 2006. ISBN: 2940373124

BEST, Kathryn. Fundamentos de Gestão de Design. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BONI, Claudio; LANDIM, Paula da Cruz; RODRIGUES, Osmar Vicente. Gestão de Design: O que as indústrias brasileiras precisam aprender com as grandes marcas? In: Ensaios em Design: ações inovadoras. Bauru, SP: Canal 6, 2016. ISBN: 978-85-7917-406-3.

BUSO, Vanessa Zanardo; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A Gestão de Design como estratégia organizacional em uma empresa de complementos decorativos termocolantes de Londrina-PR. Projética Revista Científica de Design, V.3, N.1. Londrina, 2012. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v3n1p130.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. ISBN: 85-352-1348-1.

FIALKOWSKI, Valkiria Pedri; KISTMANN, Virgínia Borges. Gestão de Design e Inovação Incremental Guiada Pelo Significado. Estudos em Design. Revista (online). Rio de Janeiro: v. 26, n. 2 [2018], p. 28-53. ISSN: 1983-196X.

GASSENFERTH, Walter; MACHADO, Maria Augusta Soares; KRAUSE, Walther. Gestão Empresarial em Gotas: Agite Depois de Ler. São Paulo: Cengage Learning, 2020. ISBN-10: 8522112983.

KRAMOLIŠ, Jan; ŠVIRÁKOVÁ, Eva; KRÁL, David. Design Management as Crucial Creative Essence for Business Success in Small and Medium-Sized Enterprises. Creativity studies. ISSN 2345-0479 / eISSN 2345-0487. 2020 V. 13 Issue 1: 87-98. DOI: https://doi.org/10.3846/cs.2020.9904.

KURTZ, Diego Jacob; VARVAKIS, Gregório. Estudo das capacidades organizacionais sob a lente da ambidestria: uma abordagem a partir do ponto de vista estratégico. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia. Florianópolis, SC, v. 3, n. 2, p. 152 - 162, jul./dez. 2013. ISSN 2237-4558.

LIBÂNIO, C.S; AMARAL, F.G; MIGOWSKI, S.A; ZITKUS, E. (2019). Determinant Moments in Design Management. Strategic Design Research Journal, v. 12, n. 01, January - April 2019. 62-76. Doi: https://doi.org/10.4013/sdrj.2019.121.05.

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A Gestão de Design como uma Estratégia Organizacional: um Modelo de Integração do Design em Organizações. 202f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). PPGEP/UFSC /Florianópolis, 2004.

MAXIMIANO, Antonio C. Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2008. ISBN: 978-85-224-4518-9.

MOREIRA, B. R.; BERNARDES, M. M. S.; ALMENDRA, R. A. Gestão do Design na prática: discussão dos fatores humanos e processuais envolvidos. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 13, n. 1, p. 59-74, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v13i1.109576.

MOREIRA, Bruna Ruschel; BERNARDES, Maurício Moreira e Silva; VAN DER LINDEN, Júlio Carlos de Souza. Implementação simultânea de práticas de Design em empresas desenvolvedoras de produtos. Estudos em Design. Revista. p. 44-65. Rio de Janeiro: v. 24, n. 2, 2016. ISSN: 1983-196X.

MOZOTA, B.; WOLFF, F. (2019). Forty Years of Research in Design Management: A Review of Literature and Directions for the Future. Strategic Design Research Journal, v. 12, n. 01, January - April 2019. 4-26. Doi: https://doi.org/10.4013/sdrj.2019.121.02.

MOZOTA, Brigitte Borja de. Design Management: using design to build brand value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.

OLIVEIRA, Antônio Roberto Miranda de. Gestão do Design: o Design como ferramenta estratégica aplicada nas empresas da construção civil em Recife. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2018.

PLENTZ, Natália Debeluck; BERNARDES, Maurício Moreira e Silva. Proposição de um sistema de indicadores para avaliar a competitividade através de indicadores de gestão do Design. Estudos em Design. Revista (online) p. 23- 44. Rio de Janeiro: v. 24, n. 1, 2016. ISSN 1983-196X.

PORTER, M. E. Estratégia: a busca das vantagens competitivas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

PRADO, Gheysa Caroline; PELEGRINI, Alexandre Vieira; KISTMANN, Virgínia Souza de Carvalho Borges. A Gestão do Design e os Espaços Coworking: Estudo de Caso Exploratório. 6º GAMPI Plural, 2017, Joinville, SC. DOI: https://doi.org/10.5151/gampi2017-01.

PRETO, Seila Cibele Sitta; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de. O Pensamento Sistêmico como Ferramenta Organizacional da Gestão de Design nos Grupos Produtivos Econômicos Solidários. Projética Revista Científica de Design, v.3, n.1. Londrina, 2012.

SANTOS, Renato dos; BUENO, Eduardo Veiga; KATO, Heitor Takashi; CORRÊA, Rúbia Oliveira. Design management as dynamic capabilities: a historiographical analysis. European Business Review. Vol. 30 No. 6, 2018. pp. 707-719. Emerald Publishing Limited. 0955-534X. DOI: https://doi.org/10.1108/EBR-11-2016-0147.

SCHULTZ, Glauco. Introdução à gestão de organizações. SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. ISBN: 978-85-386-0327-6

SEIDEL, Victor. Moving from Design to Strategy: The Four Roles of Design-Led Strategy Consulting. Design Management Journal, v. 11. P. 35-40. n. 2, 2000. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1948-7169.2000.tb00017.x.

SIERRA, I.S. FEDECHEN, E.A. KISTMANN, V.S.C.B. Brazilian Design Management research groups: themes and tendencies. Strategic Design Research Journal, v. 12, n. 01, 2019. Doi: https://doi.org/10.4013/sdrj.2019.121.06.

SILVA, Giorgio Gilwan da. Modelo Conceitual de Integração da Gestão de Design em Plataformas Colaborativas. 432p. Tese (doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018.

SOBRAL, Filipe. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

TANURE, R. L. Z.; KISTMANN, V. B. A Apropriação da Gestão do Design: Um Estudo de Caso no Setor do Vestuário. Design & Tecnologia - 02 - 2010. PgDesign UFRGS. DOI: https://doi.org/10.23972/det2010iss02pp22-28.

TOPALOĞLU, Fulden; ER, Özlem. Discussing a New Direction for Design Management through a New Design Management Audit Framework. Design for Next. 12th EAD Conference. Sapienza University of Rome. 12-14 April 2017. Doi: https://doi.org/10.1080/14606925.2017.1353000.

TRIGUEIRO, Francisco; MARQUES, Neiva. Apostila de Teorias da Administração I. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; CAPES; UAB, 2014.

WOLFF, F. Sistemática de avaliação da gestão de Design em empresas. 233 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANDRADE, Bruna Raphaela Ferreira de; GOMES, Marion Litaiff Azize; RUSCHIVAL, Claudete Barbosa; CARVALHO, Célia Maria da Silva. Correlações e distinções entre gestão empresarial e gestão de design nos três níveis organizacionais. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 211–237, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i2.186278. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/186278.. Acesso em: 24 abr. 2024.