Contribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos

Autores

  • Victor Mateus Schulz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angelica Paiva Ponzio Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.186318

Palavras-chave:

Building Information Modeling, Ensino, Arquitetura, Woodframe

Resumo

Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado focada na avaliação do uso de uma tecnologia de Modelagem da Informação da Construção (BIM) “como um instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem de conteúdos específicos no ensino de graduação em arquitetura”. O ambiente de investigação da pesquisa deu-se no contexto de uma disciplina de projeto arquitetônico do quarto semestre de um curso de graduação em Arquitetura a qual objetiva o desenvolvimento do projeto de um hotel design integrando aspectos ambientais, conceituais, programáticos, formais e técnico-construtivos pautados no emprego da tecnologia woodframe. Ao empregar uma metodologia comum a Design Science Research, a pesquisa elaborou e testou artefatos desenvolvidos para a etapa “Técnico-construtiva” do modelo didático da disciplina no ambiente da chamada “Estratégia BIM”. Os artefatos propostos referem-se a um exercício dirigido composto por um modelo BIM de referência em woodframe, um template em ArchiCAD e uma apostila. Para avaliar a aplicação desta estratégia utilizaram-se questionários estruturados e análise direta, cujas contribuições teóricas serão apresentadas na forma de potencialidades e limitações/condicionantes. A principal constatação da pesquisa foi que, além de permitir a exploração de aspectos técnico-construtivos por parte dos estudantes, a inserção dos artefatos no contexto da “Estratégia BIM” possibilitou uma maior integração, aprofundamento e entendimento destes aspectos no contexto do ensino de projeto. Dentre as perspectivas futuras apresentadas, almeja-se que os resultados do trabalho estendam-se ainda para a promoção de uma integração com as demais disciplinas da área técnico-construtiva do curso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BENZ, P. Experience Design, Concepts and Case Studies. London: Bloomsbury, 2015.

BROADBENT, G. Design in Architecture: Architecture and the human sciences. London: John Wiley & Sons, 1973.

CHING, F. D. K. Técnicas de Construção Ilustradas. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

DE BONO, E. Os Seis chapéus do pensamento. (W. Lagos, Trad.). RJ: Sextante, 2008.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Design Science Research. Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. 1 ed. Bookman, 2015.

EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors. Hoboken (NJ): John Wiley & Sons, 2011.

HEVNER, A. R.; MARCH, S. T.; PARK, J.; RAM, S. Design science in information systems research. MIS Quarterly, v. 28, n. 1, p. 75-105, 2004.

KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; BIANCHI, G.; PETRECHE, J. R. D. A criatividade no processo de projeto. In: KOWALTOWSKI, D. C. C. K. et al. O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de textos, 2011. 21-54.

LEAL, B. M. F. Propostas para o ensino dos conteúdos de arquitetura e urbanismo através de ferramentas digitais. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

MAHFUZ, E. C. Ensaio sobre a razão compositiva. N/C Viçosa: UFV/ AP, 1995.

MARCH, S. T.; SMITH, G. F. Design and natural science research on information technology. Decision Suport Systems, v. 15, p. 251-266, 1995.

MEDEIROS, S. C. S. Integração de Projeto de Arquitetura e Estruturas no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

MITCHELL, W. J. The logic of architecture. Cambridge (MA, EUA): The MIT Press, 1990.

PONZIO, A. P.; MACHADO, A. S. O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico. InSitu–Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano, v. 1, n. 2, p. 109–130, 2015.

PONZIO, A. P.; SOUZA, L. P. V.; SCHULZ, V. M.; ESTUPI, C. R. L. Digital understandings in the construction of knowledge: Report of experiences in contemporary architectural design teaching. In: Education and Reseacrh in Computer Aided Architectural Design in Europe – eCAADe 2020, 2020, Berlim.

PONZIO, A. P.; SOUZA, L. P. V.; SCHULZ, V. M. Ferramentas Paramétricas no Projeto. Workshop. Simpósio Brasileiro de Tecnologias da Informação da Construção (SBTIC), 2019.

ROMCY, N. M. E. S. Abordagem Paramétrica e Ensino de Projeto: Proposição de Diretrizes Metodológicas, considerando estratégias curriculares e o atelier de projeto. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

ROMME, A. G. L. Making a Difference : Organization as Design. Organization Science, v. 14, n. 5, p. 558-573, 2003.

SCHULZ, V. M. Contribuições da Tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

SCHULZ, V. M.; PONZIO, A. P. Estratégia Didática de Ensino da Técnica Construtiva Woodframe por meio de Software BIM. In: Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira – XVII EBRAMEM, 2021, Florianópolis.

SCHULZ, V. M.; PONZIO, A. P. Woodframe Constructive System Teaching Auxiliated by BIM Software. In: 4° Congreso Latinoamericano de Estructuras de Maderas, 2019, Montevidéu. 4° Congreso Latinoamericano de Estructuras de Maderas, 2019.

SCHULZ, V. M.; PONZIO, A. P. Contribuições da Tecnologia BIM para o Ensino de Projeto Arquitetônico. In: II Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM - 149 ENEBIM, 2019, Fortaleza. ANTAC Eventos, II ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2019.

SCHULZ, V. M.; PONZIO, A. P. Contribuições da Tecnologia BIM para o Ensino Transdisciplinar de Arquitetura. In: I Encontro Nacional sobre o Ensino de Building Information Modeling - ENEBIM 2018, 2018, Campinas SP. ANTAC Eventos, I ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2018.

SOUZA, L. P. V. Os caminhos do projeto na plataforma digital: uma investigação pedagógica do processo projetual no ambiente paramétrico. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

THALLON, R. Graphic Guide to Frame Construction. 3. ed. NewTown: Taunton Press, 2009.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Dados de financiamento

Como Citar

SCHULZ, Victor Mateus; PONZIO, Angelica Paiva. Contribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 3, p. 221–239, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i3.186318. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/186318.. Acesso em: 24 abr. 2024.