Ensino-aprendizagem de concepção e análise estrutural em BIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.186945

Palavras-chave:

Educação, Projeto, Arquitetura, Estrutura

Resumo

O entendimento de sistemas estruturais, fundações e componentes construtivos é essencial para a formação e atuação profissional de arquitetos e urbanistas. O objetivo deste trabalho é investigar a adoção de Building Information Modelling (BIM) no processo de ensino-aprendizagem de concepção e análise estrutural para estudantes de arquitetura e urbanismo. Adota-se a pesquisa-ação como método desta pesquisa, na qual foram utilizados questionários como instrumentos de coleta de dados, aplicados antes e após a realização de uma disciplina optativa da graduação. Os procedimentos compreendem a realização da concepção e análise estrutural por meio de simulações em BIM. Os resultados demonstram que a explicação teórica e as atividades práticas desenvolvidas em aula são os principais fatores que contribuíram para a aprendizagem de estruturas, influenciadas pelas seguintes ações: visualização tridimensional, percepções de erros de projeto indicadas pelo software BIM, realização de encontros semanais, integração da teoria com a prática e desenvolvimento de pensamento crítico. Como contribuições, essa pesquisa apresenta uma experiência de adoção de BIM na educação de arquitetos e urbanistas para ensino-aprendizagem de sistemas estruturais integrado ao projeto de arquitetura.

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Biografia do Autor

  • Leticia Mattana, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora Assistente A no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC (2018-Atual). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2017), na área de Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído.

  • João Carlos Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado

2022-09-28

Como Citar

MATTANA, Leticia; SOUZA, João Carlos. Ensino-aprendizagem de concepção e análise estrutural em BIM. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 3, p. 201–220, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i3.186945. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/186945.. Acesso em: 26 abr. 2024.