Contrapontos metodológicos no ensino das construções em madeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187860

Palavras-chave:

Construções em madeira, Tecnologia da Construção, Ensino das construções em madeira, Experimentação construtiva em madeira

Resumo

Diante do crescente debate sobre o equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento tecnológico, o material madeira tem ocupado um espaço cada vez maior nas pesquisas e aplicações em diferentes setores da construção civil por incorporar estes novos conceitos. Em contrapartida, trata-se de um material pouco estudado nas escolas nacionais de arquitetura, havendo um descompasso entre a demanda da construção civil e a formação de quadros profissionais qualificados. O presente trabalho tem como principal objetivo ampliar os estudos sobre a madeira a partir da análise de diferentes experiências de ensino desenvolvidas no contexto nacional e internacional, identificando contrapontos importantes relacionados às ferramentas didáticas e processos de aprendizagem que extrapolam as disciplinas curriculares, como os concursos de arquitetura. Estas informações são discutidas de forma entrelaçada a experiências documentadas durante o ensino remoto. Os dados da pesquisa permitiram identificar os principais desafios enfrentados no ensino brasileiro como a pouca oferta de recursos humanos e técnicos envolvidos no processo de formação, assim como, a importância dos concursos de arquitetura como oportunidade de aprendizagem complementar e de mobilização e impulsionamento tecnológico de diferentes setores ligados às construções em madeira. 

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Biografia do Autor

  • Albenise Laverde, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

    Professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design - Universidade Federal de Uberlândia.

    Área: Tecnologia da Arquitetura

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Publicado

2022-09-28

Como Citar

LAVERDE, Albenise. Contrapontos metodológicos no ensino das construções em madeira. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 3, p. 145–162, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i3.187860. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/187860.. Acesso em: 18 abr. 2024.