Matemática, arquitetura e design: inovação metodológica e aproximação interdisciplinar em uma disciplina de graduação

Autores

  • Guilherme Almeida de Souza Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187927

Palavras-chave:

Projeto, Ensino, Corporalidade

Resumo

O presente artigo visa apresentar uma perspectiva crítica sobre a experiência da disciplina MAP-2001 – Matemática, Arquitetura e Design, como resultado de um histórico de aproximação entre o Laboratório de Modelos e Ensaios (LAME) da FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) e o Centro de Difusão e Ensino Matemateca, ligado ao IME (Instituto de Matemática e Estatística). Num contexto de inovação em processos de ensino-aprendizagem em projeto, a disciplina fornece significativas contribuições metodológicas; entre elas a colaboração interdisciplinar intensa e a consolidação de um exercício baseado na exploração da materialidade, permitido pelo espaço do laboratório didático, em intenso diálogo com as possibilidades da produção de objetos pedagógicos interativos inspirados em conceitos matemáticos. A colaboração em equipe multidisciplinar e a exploração baseada nos interesses dos alunos são ênfases importantes no processo. A experiência acumulada em cinco edições realizadas desde 2013 é apresentada e discutida, utilizando três exemplos do trabalho discente para ilustrar e informar os apontamentos. Esta análise busca contribuir ao campo específico da Educação ao refletir sobre tais abordagens pedagógicas, seus procedimentos e resultados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARROS, Gil. Racionalidade e problemas selvagens no projeto de cidades inteligentes. Atas do 1º Colóquio Internacional ICHT, 16 a 17 de março, 2016, São Paulo. Imaginário: Construir e Habitar a Terra; Cidades ‘Inteligentes’ e Poéticas Urbanas.

BEESON, Simon. Make Re-Make: A Temporary 1:1 Workshop for Architectural Education. In: NCBDS 32 1:1 Proceedings. San Luis Obispo: Cal Poly, 2016.

BLIKSTEIN, Paulo. Digital Fabrication and ‘Making’ in Education: The Democratization of Invention. In: WALTER-HERRMMAN, Julia; BUX CHING, Corinne. FabLab: Of Machines, Makers, and Inventors. Bielefeld: transcript, 2014.

CÁRCAMO, M. A. El Manuage: Una propuesta para re-fundar el “lenguaje” del ‘pensamiento arquitectónico’. Proceedings of the International Conference ‘Between Data and Senses; Architecture, Neuroscience and the Digital Worlds’, 2017.

CÁRCAMO. Pensamento e inteligência em projeto arquitetônico. Uma revisão dos “agens” do ofício: linguagem, grafoagem e mãoagem. Revista arq.urb, São Paulo, n. 22, p. 27-42, maio/agosto 2018. Disponível em: https://revistaarqurb.com.br/arqurb/issue/archive. Acesso em 26 mai. 2021.

Centro de Divulgação e Ensino Matemateca. MATEMATECA (site institucional). São Paulo: c2020. Disponível em: http://matemateca.ime.usp.br/. Acesso em: 23 mai. 2021.

FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. USP terá 29 laboratórios para inovação na graduação. São Paulo: c2012. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/usp-tera-29-laboratorios-para-inovacao-na-graduacao/15850/. Acesso em: 26 mai. 2021.

FAUUSP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Modelos e Ensaios – FAUUSP (site institucional). São Paulo: c2021. Disponível em: https://www.fau.usp.br/apoio-didatico/modelos-e-ensaios/. Acesso em: 24 mai. 2021.

HADDAD, Sérgio. O Educador: um perfil de Paulo Freire. São Paulo: editora Todavia, 2019.

LAWSON, Bryan. A laboratory study of design students. In: How Designers Think: The Design Process Demystified (p.41-48). Burlington, MA: Architectural Press, 2005.

PALLASMAA, Juhani. As Mãos Inteligentes: A Sabedoria Existencial e Corporalizada na Arquitetura. Tradução de Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2013.

PAPERT, Seymour. Constructionism: Research Reports and Essays, 1985-1990. Cambridge: The MIT Press, 1992.

RESNICK, Mitchel. Lifelong kindergarten: cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. Cambridge: The MIT Press, 2017.

ROZESTRATEN, Artur; RAPHAEL, Deborah; COLLI, Eduardo. Matemática, Arquitetura e Design: transgredindo fronteiras. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2017.

ROZESTRATEN, Artur. Representações: Imaginário e Tecnologia. São Paulo: Annablume Editora, 2019.

SCHÖN, Donald. The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action. London: Temple Smith, 1983.

SCHÖN, Donald. Designing as reflective conversation with the materials of a design situation. Knowledge-Based Systems, n. 1 v. 5, p 3-14. 1992. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0950-7051(92)90020-G, acesso em 27 jun. 2021.

USP – Universidade de São Paulo. MAP-2001 - Matemática, Arquitetura e Design (programa da disciplina). São Paulo: c2016. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?nomdis=&sgldis=MAP2001. Acesso em: 23 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

SOUZA, Guilherme Almeida de. Matemática, arquitetura e design: inovação metodológica e aproximação interdisciplinar em uma disciplina de graduação. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 3, p. 163–180, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i3.187927. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/187927.. Acesso em: 18 abr. 2024.