O ensino prático reflexivo sob a perspectiva da neuroeducação: um projeto de extensão universitária como estratégia para a consolidação da educação patrimonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187941

Palavras-chave:

Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Projeto de extensão, Educação Patrimonial, Neuroeducação

Resumo

A apropriação e valorização de nossas heranças culturais podem promover um incentivo à preservação do patrimônio cultural, e um dos desafios inerentes a esse processo é desenvolver uma ação conscientizadora, com a participação da comunidade no processo educacional.  Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino prático-reflexivo pode ser adotado em cursos de graduação e pós-graduação, para assim, potencializar aptidões crítico-reflexivas, criativas e colaborativas nos discentes. A pesquisa, de caráter exploratório, utiliza como referencial teórico a neuroeducação e as metodologias ativas, além de estudo de caso, como procedimento empírico para observações e experiências, a partir do projeto de extensão “Memória Capixaba e Educação Patrimonial”, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Cidade, em parceria com os Cursos de Graduação de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia da Universidade Vila Velha. O projeto contou com a participação dos estudantes da universidade e tem como principal proposta levar às escolas públicas da cidade de Vila Velha/ES o ensino de educação patrimonial como complemento à formação curricular. Com base na aplicação das estratégias neuroeducacionais, assim como o uso do conceito de Brain Based Learning - BBL [Aprendizagem Baseada no Cérebro], os graduandos e pós-graduandos desenvolveram um jogo de tabuleiro, com projeto final elaborado e executado na maquetaria da universidade com material reciclado. Conclui-se que, o entendimento das estratégias neuroeducacionais contribuem para o desenvolvimento de aptidões crítico-reflexivas, essenciais aos discentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo atingirem competências/habilidades projetuais da sua profissão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Melissa Ramos da Silva Oliveira, Universidade Vila Velha

    Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas, arquiteta pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), especialista em Patrimônio Arquitetônico: Teoria e Projeto pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista <a href="https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/69012/melissa-ramos-da-silva-oliveira/" target="_blank">FAPES</a> no mestrado. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em <a href="https://www.uvv.br/ensino-presencial/mestrado/arquitetura-e-cidade/" target="_blank">Arquitetura e Cidade</a> da Universidade Vila Velha, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática do Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Líder do grupo de pesquisa do CNPq <a href="https://arquiteturacidadep.wixsite.com/arqcidadepatrimonio" target="_blank">Arquitetura, Cidade e Patrimônio</a> e integrante da rede de pesquisa Dasmind. Avaliador ad hoc FAPES. Coordena a pesquisa ?Arquitetura e neurociência: correlação entre os mecanismos de memória e atenção e suas implicações na preservação do patrimônio cultural da Prainha em Vila Velha-ES?, financiado Fapes/ES. Coordenou os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Decoração e Design (2010) do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio e o curso de extensão Arquitetura brasileira colonial, moderna e contemporânea. Possui dois livros publicados: ?Intervenções urbanas e representações do centro de Campinas As inter-relações entre as verticalidades e as horizontalidades nos processos de refuncionalização urbana? e ?História e teoria da arquitetura, urbanismo e paisagismo I?. Academicamente tem interesse em pesquisas que atuem principalmente nos seguintes temas: preservação do Patrimônio Cultural, neurociência, representações do espaço e história urbana. 

  • Miriam Therezinha Lona, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2019), com orientação da Dra. Anna Mae Barbosa. Mestrado em Educação, com orientação do Dr. Sérgio Bairon, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), especialista em Informática Aplicada a Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989) e graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - 1985). Atualmente é docente da Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de Administração, Marketing e Turismo, em disciplinas de gestão e marketing. Possui experiência de 20 anos no ensino superior em graduação e pós-graduação, presencial e a distância. Pesquisas principalmente nos seguintes temas: gestão, marketing, design, empreendedorismo e ensino superior.

  • Rosana Silva Vieira Sbruzzi, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade ? Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - FEC- UNICAMP - Orientador: Prof. Dr. Claudio Lima Ferreira. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo - FAU-USP (2008), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNITAU (2001). Pós-graduada em Formação Pedagógica pelo CPS - Centro Paula Souza (2016) e em Ensino e Aprendizagem na EJA pelo CPS (2018). Docente do quadro efetivo do IFSP - Instituto Federal de São Paulo (Campus Jacareí) na área de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores (atual). Coordenadora do Curso técnico em Design de Interiores do IFSP- Campus Jacareí (2017-2020). Membro de grupos de pesquisas cadastrado pelo Cnpq, integra a rede de cooperação transdisciplinar em pesquisa e inovação DASMind (Design, Arte, Espaço e Mente), no Laboratório de Processos Criativo-Projetuais Complexos (PROComplexLab) e no grupo Processos Complexos: ensino, pesquisa e prática projetual. Atualmente dedica-se à investigação dos processos de Ensino-Aprendizagem no contexto da Arquitetura e do Design, a partir da correlação entre os processos cognitivos e criativos/projetuais complexos e de suas relações com a percepção, comportamento e neurociência, e ao estudo de práticas pedagógicas e currículos inovadores com uso de metodologias criativas nos cursos de Arquitetura e Design de Interiores. Trabalhou como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Teresa D Ávila - FATEA (2009-2011) e na Universidade de Taubaté - UNITAU (2011-2012), atuando nas disciplinas de Projeto arquitetônico, Planejamento Urbano e Regional e Urbanismo. Professora do curso de Edificações do IFSP (2009-2011). Possui experiência em Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e práticas pedagógicas aplicadas à Arquitetura e Design. Atuou em escritórios de arquitetura e interiores desenvolvendo diversos projetos no estado de São Paulo, coordenando equipes no desenvolvimento e acompanhamento dos projetos (2001-2016).

  • Kárita de Souza Nunes, Universidade Vila Velha

    Mestranda em Arquitetura e Cidade pela Universidade Vila Velha (2021). Arquiteta Urbanista pela mesma universidade (2019). Pesquisadora no grupo de pesquisa científica, Arquitetura e Neurociência: correlação entre os mecanismos de memória e atenção e suas implicações na preservação do Patrimônio Cultural da Prainha em Vila Velha/ES, financiado Fapes/ES (2019). Bolsista no grupo de pesquisa Dignidade Urbana, nas linhas (In)Dignidade Urbana na Cidade Contemporânea e Dignidade Urbana e o Lugar Democrático, da Universidade Vila Velha, com ênfase em contradições na função social do direito à circulação (2017). Monitora em expressão gráfica e desenho geométrico (2019), presidente do centro acadêmico CAUF (2018) e líder de turma de (2014 a 2016). Interesse em pesquisas que atuem principalmente nos seguintes temas: preservação do Patrimônio Cultural, neurociência, antropologia, sociologia, história urbana e tecnologias sustentáveis.

Referências

BARBOSA, T. F. S; SBRUZZI, R. S. V; FERREIRA, C. L. Neuroeducação, emoção e sentimento no processo de ensino-aprendizagem de projeto de arquitetura e design de interiores. Cidades e Representações - Coleção Arquitetura e Cidade, Vol.2 (org) LYRA, A.P.R.; FERREIRA, C.F; PAGEL, E.C; MONTEIRO, E.Z; OLIVEIRA, M.R.S; DIAS, R.Z. Editora LetraCapital, 2020, 40-60

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DEWEY, J. Democracia e Educação: Introdução à Filosofia da Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

FERRAZ, A. P. C. M. & BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão da Produção, 2010, 17 (2), 421-431.

FERREIRA, J. C.A; SCARABELLI, P. C.; FERREIRA, C. L. Neuroeducadores: visão transdisciplinar no ensino-aprendizado de projeto. Cidades e Representações - Coleção Arquitetura e Cidade, Vol.2 (org) LYRA, A.P.R.; FERREIRA, C.F; PAGEL, E.C; MONTEIRO, E.Z; OLIVEIRA, M.R.S; DIAS, R.Z. Editora LetraCapital, 2020, 17-39

FERREIRA, C. L. O Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: formando profissionais reflexivos, criativos e colaborativos. Novas Edições Acadêmicas, 2016.

FERREIRA, C. L. Formando profissionais reflexivos, criativos e colaborativos: o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Pesquisa de Pós-doutorado realizado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Museu Imperial/Deprom/IPHAN/Minc, 1996.

IPHAN. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: IPHAN, 2014.

JENSEN, E; MCCONCHIE, L. Brain-Based Learning: Teaching the Way Students Really Learn. 3o ed. EUA: Corwin, 2020.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2002.

LENT, R. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. 1o ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.

LONA, M.T. O ensino de gestão nos cursos de design digital. Tese de doutorado. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2019.

LUCKESI, C; BARRETO, E.; COSMA, J. BAPTISTA N. Fazer Universidade: Uma proposta metodológica. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

MORA, F. Neuroeducación: Solo se puede aprender aquello que se ama. 1. ed. Madrid: Allianza, 2013.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

OLIVEIRA, M.R.S; BITTENCOURT, M.A.D; PINHEIRO, V.C.S. Configurações arquiteturais evocativas: neurociência, espaço, memória e emoção. Cidades e Representações - Coleção Arquitetura e Cidade, Vol.2 (org) LYRA, A.P.R.; FERREIRA, C.F; PAGEL, E.C; MONTEIRO, E.Z; OLIVEIRA, M.R.S; DIAS, R.Z. Editora LetraCapital, 2020, 101-124

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. São Paulo, Brasil: LTC, 2010.

RIBEIRO, L.R.C. Aprendizagem Baseada em Problemas: Uma experiência no setor superior. São Carlos: Editora UFSCAR, 2010.

SCHÖN, D. A. Educando o Profissional reflexivo - um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

SHARMA, A. Brain Based Learning. [s.l.] Independently Published, 2018. ISBN 978-1-72027-455-1.

TOKUHAMA-ESPINOSA, T. Mind, Brain, and Education Science: A Comprehensive Guide to the New Brain-Based Teaching. 1o ed. New York: W. W. Norton & Company, 2010.

UNESCO. Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação no Século XXI, 2010. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf>. Acesso em 5 maio 2021.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3ª. Edição. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZUANON, R; OLIVEIRA, M. R. S; FERREIRA, C. L; MONTEIRO, E. Z. Memória, emoções e sentimentos: impactos na percepção espacial e afetiva da área urbana central de Campinas. DAT Journal, v. 5, p. 4-21, 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

FERREIRA, Claudio Lima; OLIVEIRA, Melissa Ramos da Silva; LONA, Miriam Therezinha; SBRUZZI, Rosana Silva Vieira; NUNES, Kárita de Souza. O ensino prático reflexivo sob a perspectiva da neuroeducação: um projeto de extensão universitária como estratégia para a consolidação da educação patrimonial. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 3, p. 73–95, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i3.187941. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/187941.. Acesso em: 19 abr. 2024.