Pensar a habitação, dentro da habitação: uma experiência projetual em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187987

Palavras-chave:

Ensino de Projeto, Habitação, Impactos da COVID-19, Processos Colaborativos Imersivos

Resumo

Desde fevereiro de 2020, grande parcela da população brasileira se viu condicionada ao isolamento social em suas casas, em função da pandemia viral causada pelo COVID-19, acarretando o surgimento de conflitos e inadequações nas habitações. Nesse cenário, o grupo x tem buscado compreender e propor soluções mais adequadas frente a esse novo desafio através de experiências metodológicas de pesquisa e de ensino. Este artigo traz os principais resultados de um Workshop Projetual Online imersivo onde foram experimentados processos colaborativos inovadores envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. Descreve o processo de criação da atividade com um ato projetual em si, analisa a maneira como os exercícios propostos foram apropriados e propõe direcionamentos para a estruturação deste tipo de atividade. O projeto da atividade, neste caso, compreendeu a criação de condições favoráveis para que o processo criativo ocorresse de forma remota e imersiva, a partir da exploração de movimentos de colaboração com ênfase na externalização do pensamento, organização de ideias e troca constante entre os envolvidos no processo. Pretende-se contribuir para uma reflexão aprofundada sobre os processos de ensino-aprendizagem em projeto nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Design e discutir os movimentos adaptativos na forma de ensinar/aprender o projeto frente às constantes mudanças sociais, culturais e econômicas da sociedade, assim como nas novas maneiras de comunicação e produção de conhecimentos decorrentes do desenvolvimento tecnológico contemporâneo. Espera-se assim, oferecer uma contribuição social e acadêmica, uma vez que esta pesquisa, embasa com rigor, futuros trabalhos sobre as questões aqui tratadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriela Pereira Carneiro, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

    Professora da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU). Graduada e mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU-USP). Doutora pelo programa de Pós-Graduação da FAU-USP, área de concentração: Design e Arquitetura. Atuou como professora e coordenadora do curso de Pós-Graduação em UX e Design de Interação do Instituto Europeu de Design (IED), consultora em inovação no CRIED (IED) e professora na Fundação Armando Álvares Penteado. Com experiência internacional, desde 2002 pesquisa e desenvolve projetos que exploram a relação entre design, arquitetura e tecnologia digital, trazendo para o processo de criação de interfaces, objetos, mobiliários e espaços interativos estratégias do design thinking e design centrado no usuário. Investiga metodologias de projeto, co-criação e apropriação criativa da tecnologia digital.

  • Simone Barbosa Villa, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

    Arquiteta e Urbanista, Professora Associada da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design, Universidade Federal de Uberlândia. Pós-doutora pela University of Cambridge, Department of Architecture. Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Coordenadora do [MORA] Pesquisa em Habitação e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD/UFU. Editora da área da Arquitetura e Urbanismo da Revista Ambiente Construído (A2) de 2017-2021. Bolsista produtividade PQ2 - CNPq. Membro do Comitê de Assessoramento da FAPEMIG - Câmara Arquitetura e Engenharias - TEC. Autora dos livros “Qualidade Ambiental na Habitação: avaliação pós-ocupação”, "Avaliação pós-ocupação na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática" e “Morar em Apartamentos”. Atua na área de Habitação, Avaliação Pós-Ocupação, Resiliência, Desempenho do Ambiente Construído, Processo de Projeto.

  • Sâmara Cristine Pereira Lima, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

    Mestranda em Urbanismo, na linha dois de pesquisa: Processos Urbanos: Projeto e Tecnologia do Programa PPGAU/ FAUeD da Universidade Federal de Uberlândia. Pós-graduanda em Engenharia de prevenção contra incêndio, pela PUC Minas. Formada em Arquitetura e Urbanismo também pela UFU.

  • Anamaria Ribeiro de Lima Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

    Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, do Programa PPGAU/ FAUeD UFU na linha de pesquisa dois: Processos Urbanos: Projeto e Tecnologia. Pesquisa questões ligadas ao design e a sustentabilidade na área de mobiliário, dentro do Projeto “Design para a sustentabilidade: projetar Sistemas Produto-Serviço Sustentáveis em economias distribuídas” sob orientação da Profa. Dra. Viviane dos Guimarães A. Nunes. Pós-graduada em Ensino de Artes Visuais pela UFMG/2010, Possui especialização em Docência Universitária pela UNIUBE e bacharelado em Decoração pela Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ALEXANDER, C. The state of the art in design methods. DMG Newsletter Vol. 5, No 3. pp 3-7, 1971.

AMERIO, et al. COVID-19 Lockdown: Housing Built Environment's Effects on Mental Health. Int. J. Environ. Res. Public Health 2020, 17, 5973. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17165973 Acesso em 29 jun 2021.

CARLOS, A. F. A. A revolução no cotidiano invadido pela pandemia. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A COVID-19 e a crise urbana. São Paulo: FFLCH/USP, 2020. https://doi.org/10.11606/9786587621036.

Com mais de cem mil mortes, o Brasil registra mais de oitocentos e quarenta e um óbitos em vinte quatro horas. G1, 20 Ago. 2020. Bem Estar. Portal de notícias da Globo. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/08/casos-e-mortes-por-coronavirus-no-brasil-em-8-de-agosto-segundo-consorcio-de-veiculos-de-imprensa.ghtml Acesso em: 29 jun 2021.

CROSS, N. Forty years of design research. In: Design Studies, Vol. 28, No. 1. January, pp. 1-4, 2007.

CROSS, N. Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work. Londres/Nova Iorque: Bloomsbury Academic, 2011.

CROSS, N. (ed.). Developments in Design Methodology. Chichester: John Wiley & Sons Ltd, 1984.

DIX, A.; GONGORA, L. Externalization and Design. In: Proceedings of the Second Conference on Creativity and Innovation in Design. New York: ACM Press. p.31-42, 2011.

DUBBERLY, H. How do you design: A compendium of Models. Documento online. 2004. Disponível em: http://www.dubberly.com/wp-content/uploads/2008/06/ddo_designprocess.pdf Acesso em: 24 jun 2021.

DUNNE, A.; RABY, F. Speculative everything: design, fiction, and social dreaming. MIT press, 2013.

GUIMARÃES, R. Vacinas Anti Convid: um Olhar da Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2020, v. 25, n. 9 , pp. 3579-3585. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.24542020>. Epub 28 Ago 2020. ISSN 1678-4561. https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.24542020. Acesso em 15 jun 2021.

JONES, J. C. How my thoughts about design methods have changed during the years. Design Methods and Theories, Vol 11, No 1, pp 48-62, 1977.

KALBACH, J. Mapeamento de Experiências: Um guia para criar valor por meio de jornadas, blueprints e diagramas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

LAWSON, B. How Designers Think: The Design Process Demystified. Architectural Press, Oxford, Elsevier, 1980.

MALLORY-HILL, S.; PREISER, W. F. E.; WATSON, C.. Enhancing Building Performance. Oxford, UK: Wiley-Blackwell, 330p, 2012.

MENDONÇA, R. N.; VILLA, S. B. Modos de morar: o conceito de apropriação como qualificador de moradias no design contemporâneo. Revista Educação Gráfica. v. 22, Nº 01, p. 242 – 258, 2018.

ONO, R. et al. Avaliação Pós-Ocupação: na arquitetura, no urbanismo e no design: da Teoria à Prática. São Paulo: Oficina de Texto, 2018.

RITTEL, H; WEBBER, M. Dilemmas in a general theory of planning. Policy Sciences, Vol 4, pp 155-169, 1973.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Epub: Boitempo, 2020.

SCHÖN, D. A. The Reflective Practitioner:How Professionals Think In Action. New York: Basic Books, 1984.

STEVENSON, F. Housing fit for purpose: performance, feedback and learning. London: RIBA, 2019.

VASSÃO, C. Metadesign: Ferramentas, Estratégias e Ética para a Complexidade. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2010.

VILLA, S. B. Morar em Apartamento. São Paulo: Oficina de Textos, 2020;

VILLA, S.B. Os Formatos Familiares Contemporâneos: Transformações Demográficas. Observatorium: Revista Eletrônica de Geografia, v. 4, p.2/número XII – 26, 2013;

VILLA, S. B. et al. Reflexões sobre os impactos da Pandemia de Covid-19 no espaço doméstico. Gestão & Tecnologia de Projetos, 2021. (Artigo aprovado aguardando publicação)

Downloads

Publicado

2022-09-28

Dados de financiamento

Como Citar

CARNEIRO, Gabriela Pereira; VILLA, Simone Barbosa; LIMA, Sâmara Cristine Pereira; CARVALHO, Anamaria Ribeiro de Lima. Pensar a habitação, dentro da habitação: uma experiência projetual em tempos de pandemia. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 3, p. 51–71, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i3.187987. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/187987.. Acesso em: 19 abr. 2024.