Pensar a habitação, dentro da habitação: uma experiência projetual em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187987

Palavras-chave:

Ensino de Projeto, Habitação, Impactos da COVID-19, Processos Colaborativos Imersivos

Resumo

Desde fevereiro de 2020, grande parcela da população brasileira se viu condicionada ao isolamento social em suas casas, em função da pandemia viral causada pelo COVID-19, acarretando o surgimento de conflitos e inadequações nas habitações. Nesse cenário, o grupo x tem buscado compreender e propor soluções mais adequadas frente a esse novo desafio através de experiências metodológicas de pesquisa e de ensino. Este artigo traz os principais resultados de um Workshop Projetual Online imersivo onde foram experimentados processos colaborativos inovadores envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. Descreve o processo de criação da atividade com um ato projetual em si, analisa a maneira como os exercícios propostos foram apropriados e propõe direcionamentos para a estruturação deste tipo de atividade. O projeto da atividade, neste caso, compreendeu a criação de condições favoráveis para que o processo criativo ocorresse de forma remota e imersiva, a partir da exploração de movimentos de colaboração com ênfase na externalização do pensamento, organização de ideias e troca constante entre os envolvidos no processo. Pretende-se contribuir para uma reflexão aprofundada sobre os processos de ensino-aprendizagem em projeto nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Design e discutir os movimentos adaptativos na forma de ensinar/aprender o projeto frente às constantes mudanças sociais, culturais e econômicas da sociedade, assim como nas novas maneiras de comunicação e produção de conhecimentos decorrentes do desenvolvimento tecnológico contemporâneo. Espera-se assim, oferecer uma contribuição social e acadêmica, uma vez que esta pesquisa, embasa com rigor, futuros trabalhos sobre as questões aqui tratadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Pereira Carneiro, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

Professora da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU). Graduada e mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU-USP). Doutora pelo programa de Pós-Graduação da FAU-USP, área de concentração: Design e Arquitetura. Atuou como professora e coordenadora do curso de Pós-Graduação em UX e Design de Interação do Instituto Europeu de Design (IED), consultora em inovação no CRIED (IED) e professora na Fundação Armando Álvares Penteado. Com experiência internacional, desde 2002 pesquisa e desenvolve projetos que exploram a relação entre design, arquitetura e tecnologia digital, trazendo para o processo de criação de interfaces, objetos, mobiliários e espaços interativos estratégias do design thinking e design centrado no usuário. Investiga metodologias de projeto, co-criação e apropriação criativa da tecnologia digital.

Simone Barbosa Villa, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

Arquiteta e Urbanista, Professora Associada da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design, Universidade Federal de Uberlândia. Pós-doutora pela University of Cambridge, Department of Architecture. Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Coordenadora do [MORA] Pesquisa em Habitação e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD/UFU. Editora da área da Arquitetura e Urbanismo da Revista Ambiente Construído (A2) de 2017-2021. Bolsista produtividade PQ2 - CNPq. Membro do Comitê de Assessoramento da FAPEMIG - Câmara Arquitetura e Engenharias - TEC. Autora dos livros “Qualidade Ambiental na Habitação: avaliação pós-ocupação”, "Avaliação pós-ocupação na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática" e “Morar em Apartamentos”. Atua na área de Habitação, Avaliação Pós-Ocupação, Resiliência, Desempenho do Ambiente Construído, Processo de Projeto.

Sâmara Cristine Pereira Lima, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

Mestranda em Urbanismo, na linha dois de pesquisa: Processos Urbanos: Projeto e Tecnologia do Programa PPGAU/ FAUeD da Universidade Federal de Uberlândia. Pós-graduanda em Engenharia de prevenção contra incêndio, pela PUC Minas. Formada em Arquitetura e Urbanismo também pela UFU.

Anamaria Ribeiro de Lima Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, do Programa PPGAU/ FAUeD UFU na linha de pesquisa dois: Processos Urbanos: Projeto e Tecnologia. Pesquisa questões ligadas ao design e a sustentabilidade na área de mobiliário, dentro do Projeto “Design para a sustentabilidade: projetar Sistemas Produto-Serviço Sustentáveis em economias distribuídas” sob orientação da Profa. Dra. Viviane dos Guimarães A. Nunes. Pós-graduada em Ensino de Artes Visuais pela UFMG/2010, Possui especialização em Docência Universitária pela UNIUBE e bacharelado em Decoração pela Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ALEXANDER, C. The state of the art in design methods. DMG Newsletter Vol. 5, No 3. pp 3-7, 1971.

AMERIO, et al. COVID-19 Lockdown: Housing Built Environment's Effects on Mental Health. Int. J. Environ. Res. Public Health 2020, 17, 5973. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17165973 Acesso em 29 jun 2021.

CARLOS, A. F. A. A revolução no cotidiano invadido pela pandemia. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A COVID-19 e a crise urbana. São Paulo: FFLCH/USP, 2020. https://doi.org/10.11606/9786587621036.

Com mais de cem mil mortes, o Brasil registra mais de oitocentos e quarenta e um óbitos em vinte quatro horas. G1, 20 Ago. 2020. Bem Estar. Portal de notícias da Globo. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/08/casos-e-mortes-por-coronavirus-no-brasil-em-8-de-agosto-segundo-consorcio-de-veiculos-de-imprensa.ghtml Acesso em: 29 jun 2021.

CROSS, N. Forty years of design research. In: Design Studies, Vol. 28, No. 1. January, pp. 1-4, 2007.

CROSS, N. Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work. Londres/Nova Iorque: Bloomsbury Academic, 2011.

CROSS, N. (ed.). Developments in Design Methodology. Chichester: John Wiley & Sons Ltd, 1984.

DIX, A.; GONGORA, L. Externalization and Design. In: Proceedings of the Second Conference on Creativity and Innovation in Design. New York: ACM Press. p.31-42, 2011.

DUBBERLY, H. How do you design: A compendium of Models. Documento online. 2004. Disponível em: http://www.dubberly.com/wp-content/uploads/2008/06/ddo_designprocess.pdf Acesso em: 24 jun 2021.

DUNNE, A.; RABY, F. Speculative everything: design, fiction, and social dreaming. MIT press, 2013.

GUIMARÃES, R. Vacinas Anti Convid: um Olhar da Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2020, v. 25, n. 9 , pp. 3579-3585. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.24542020>. Epub 28 Ago 2020. ISSN 1678-4561. https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.24542020. Acesso em 15 jun 2021.

JONES, J. C. How my thoughts about design methods have changed during the years. Design Methods and Theories, Vol 11, No 1, pp 48-62, 1977.

KALBACH, J. Mapeamento de Experiências: Um guia para criar valor por meio de jornadas, blueprints e diagramas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

LAWSON, B. How Designers Think: The Design Process Demystified. Architectural Press, Oxford, Elsevier, 1980.

MALLORY-HILL, S.; PREISER, W. F. E.; WATSON, C.. Enhancing Building Performance. Oxford, UK: Wiley-Blackwell, 330p, 2012.

MENDONÇA, R. N.; VILLA, S. B. Modos de morar: o conceito de apropriação como qualificador de moradias no design contemporâneo. Revista Educação Gráfica. v. 22, Nº 01, p. 242 – 258, 2018.

ONO, R. et al. Avaliação Pós-Ocupação: na arquitetura, no urbanismo e no design: da Teoria à Prática. São Paulo: Oficina de Texto, 2018.

RITTEL, H; WEBBER, M. Dilemmas in a general theory of planning. Policy Sciences, Vol 4, pp 155-169, 1973.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Epub: Boitempo, 2020.

SCHÖN, D. A. The Reflective Practitioner:How Professionals Think In Action. New York: Basic Books, 1984.

STEVENSON, F. Housing fit for purpose: performance, feedback and learning. London: RIBA, 2019.

VASSÃO, C. Metadesign: Ferramentas, Estratégias e Ética para a Complexidade. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2010.

VILLA, S. B. Morar em Apartamento. São Paulo: Oficina de Textos, 2020;

VILLA, S.B. Os Formatos Familiares Contemporâneos: Transformações Demográficas. Observatorium: Revista Eletrônica de Geografia, v. 4, p.2/número XII – 26, 2013;

VILLA, S. B. et al. Reflexões sobre os impactos da Pandemia de Covid-19 no espaço doméstico. Gestão & Tecnologia de Projetos, 2021. (Artigo aprovado aguardando publicação)

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Carneiro, G. P., Villa, S. B., Lima, S. C. P., & Carvalho, A. R. de L. . (2022). Pensar a habitação, dentro da habitação: uma experiência projetual em tempos de pandemia. Gestão & Tecnologia De Projetos, 17(3), 51-71. https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187987

Dados de financiamento