Projeto pedagógico de curso: uma experiência em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i2.190462

Palavras-chave:

Projeto pedagógico de curso, Formação universitária, Estudo, Ensino e reflexão

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) que tem como desafio o processo de ensino-aprendizado participativo e interativo entre seus agentes para atuarem em um mundo complexo, conflituoso e diverso. Defende que a formação em Arquitetura e Urbanismo, deve aliar capacitação técnica e raciocínio científico e crítico com vistas a resolver velhos e novos problemas, de modo inter e transdiciplinar. A partir de necessárias abordagens para atuação e enfrentamento no mundo contemporâneo, o artigo se organiza a partir de três eixos que orientaram, também, a construção do PPC: 1. o enfrentamento da formação do estudante em sujeito político reflexivo técnico-científica e profissional, 2. a intersecção das “caixinhas” orientando a experiência e estruturação do estudante por uma trama construída por (i) eixos aglutinadores que favorecem a intersecção de conteúdos e saberes; (ii) ateliês e estúdios integrados misturando conteúdos, abordagens e práticas e (iii) linhas de atravessamento transversais, eventos que costuram novas formas de produção do conhecimento e 3. as temáticas, os contextos integradores e as experiências que extrapolam as práticas em atividades além das salas de aula, que visam direção ao caminho da extensão. Neste ambiente, propicia-se o florescimento de novas atitudes estudantis, que preconizam um papel mais ativo na construção coletiva, não só da Escola formadora, mas da sociedade em constante formação, dentro de um quadro geral em permanente transformação, no qual a tecnologia e os desequilíbrios constituem uma temática constante e mutante, na busca por um outro e necessário sentido de mundo para todos nós.

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Biografia do Autor

  • Lucas Fehr, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Lucas Fehr Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987). Mestre (1999) e Doutor (2010) em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade. Desde agosto de 2016 é Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde é professor regime PPI, coordenou de 2005 a 2016 o Mosaico - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, e é pesquisador nos grupos de pesquisa Teoria-Projeto: Cultura-Sociedade; e Sistemas Construtivos na Arquitetura Contemporânea. Arquiteto sócio do Estúdio América de Arquitetura. Coautor dos projetos vencedores em concursos de arquitetura para o Teatro Castro Alves, em Salvador, BA; Complexo Paineiras-Corcovado, no Rio de Janeiro; Novas Tipologias de Habitação de Interesse Social Sustentáveis, CDHU-SP, Ponte Nova, em Blumenau, SC; Museo de La Memoria, em Santiago do Chile, obra premiada, entre outros, pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte em 2011.

  • Angelica Tanus Benatti Alvim, Universdidade Presbiteriana Mackenzie

    Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (FEBASP, 1986), Mestre (1996) e Doutora (2003) em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPG-FAU/USP). Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-UPM), onde, atualmente, ocupa o cargo de Diretora desde 2016. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UPM (PPGAU-UPM). Ex-coordenadora do PPGAU-UPM (2010-2013/1) e Ex-coordenadora Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UPM (2013-2016). Ex-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ – biênio 2015-2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 1 D.

  • Viviane Manzione Rubio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (FEBASP, 1986). Mestre (2011) e Doutora (2017) em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGAU-UPM). Atualmente é Coordenadora Adjunta (2019-) e Professora (2013-) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-UPM). Pesquisadora do Grupo “Urbanismo Contemporâneo: redes, sistemas e processos” (2009) da FAU-UPM. Conselheira Titular do Conselho Municipal de Política Urbana da Cidade de São Paulo (CMPU), integrando a Comissão de Proteção da Paisagem Urbana (2021-2023). Conselheira Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP, Gestão 2021-2023).

  • Antonio Aparecido Fabiano Junior, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Mestre pela FAU USP desde 2010, ministra aulas na PUC Campinas desde 2011 - instituição em que se graduou em 2001- e Mackenzie SP desde 2017. Publicou diversos artigos em revistas acadêmicas, expos na 6a BIA de SP e participou de equipe que recebeu menção honrosa no concurso para o Pavilhão Brasileiro na Expo Milão 2015. Orientou trabalhos premiados no Ópera Prima 2016, menção honrosa no “Human Trafficking – Tenancingo Square Mediascape” em 2017, primeiro colocado no “Venice – Artisan School” em 2016 e primeiro colocadoProjetar.org “Brasil em Veneza” em 2016. Faz parte do Coletivo Arquitetura.

Referências

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Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FEHR, Lucas; ALVIM, Angelica Tanus Benatti; RUBIO, Viviane Manzione; FABIANO JUNIOR, Antonio Aparecido. Projeto pedagógico de curso: uma experiência em construção. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 75–92, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i2.190462. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/190462.. Acesso em: 4 maio. 2024.