Mapeamento do fluxo de valor do projeto executivo de arquitetura em um órgão público
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v1i1.113Palavras-chave:
Lean Thinking, fluxo de valor, gestão de projetoResumo
O presente trabalho propõe empregar a ferramenta Lean de Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) para analisar um processo administrativo de um órgão público responsável pela elaboração de projetos voltados à habitação de interesse social. Parte-se da hipótese de que o extenso lead time do processo de elaboração de projetos é conseqüência dos desperdícios existentes. O MFV representa o fluxo de informações ao longo do tempo, o que possibilita o levantamento do tempo e dos demais recursos despendidos para a realização das atividades e a proposição de melhorias, a fim de racionalizar o processo. Este artigo foi desenvolvido a partir de um estudo exploratório, que consistiu na aplicação do MFV ao processo de elaboração do projeto executivo de arquitetura na Fundação de Desenvolvimento Habitacional da Prefeitura Municipal de Fortaleza – Habitafor. A metodologia para aplicação desta ferramenta baseou-se em propostas encontradas na literatura sobre o tema para o emprego do MFV em ambientes administrativos. Apresenta-se como resultados os mapas atual e futuro com possíveis sugestões de melhoria para o processo analisado. As alterações no processo analisado, para reduzir o lead time e garantir a estabilidade do fluxo, foram: disponibilidade online das informações relativas aos terrenos da prefeitura, inclusão no quadro de funcionários de um auxiliar administrativo e um gestor do fluxo de valor e das melhorias, emprego do safety resources, agrupamento de equipes de trabalho e padronização de procedimentos entre órgãos envolvidos no processo. Com a implantação das alterações propostas ao fluxo, estima-se uma redução de 34,2% do lead time do processo através da redução dos retrabalhos e o tempo de profissionais gastos com atividades que não agregam valor. Para que o resultado seja comprovado é necessário, em trabalhos futuros, a implementação das melhorias propostas. O estudo contribui para a racionalização do uso de recursos escassos em projetos de habitações de interesse social através da implantação de soluções baseadas no Lean Thinking. Palavras-chave: Lean Thinking, fluxo de valor, gestão de projeto.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
29-05-2010
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
LIMA, Mariana Monteiro Xavier de; BISIO, Larissa Rolim de Assunção; ALVES, Thaís da Costa Lago. Mapeamento do fluxo de valor do projeto executivo de arquitetura em um órgão público. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 5, n. 1, p. 24–55, 2010. DOI: 10.4237/gtp.v1i1.113. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50972.. Acesso em: 17 set. 2024.