INCLUSÃO DE ASPECTOS CULTURAIS NA APO: A APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA EM AMBIENTES DE ESCRITÓRIOS

Autores

  • Alice de Barros Horizonte Brasileiro Proarq-FAU-UFRJ
  • Cristiane Rose de Siqueira Duarte Proarq-FAU-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4237/gtp.v5i2.139

Palavras-chave:

aspectos culturais, etnografia, escritórios

Resumo

Presente em todos os fenômenos que envolvem o Homem, a cultura também está presente no ambiente construído, considerado meio de sua expressão, não só pelo que traz em sua concepção, mas também, pelo que agrega no decorrer de seu uso. Método de pesquisa / Abordagens: A avaliação pós-ocupação, por sua vez, tem como missão avaliar o desempenho dos ambientes após a sua ocupação pelo Homem; dificilmente não haverá reverberações no resultado da APO que sejam provenientes das influências culturais do edifício e das pessoas que o utilizam. Porém, igualmente difícil, é mensurar essas reverberações na APO, pois além dos tradicionais parâmetros técnicos, o Homem está sujeito a parâmetros subjetivos, não sendo passíveis de serem medidos com instrumentos que funcionem objetivamente. Na tentativa de auxiliar esse processo, este artigo aponta diretrizes que sinalizam como levar em conta os aspectos culturais em uma avaliação pós-ocupação. A pesquisa realizada, de base interdisciplinar (antropologia, arquitetura e administração), utilizando principalmente métodos de cunho etnográfico, estudou escritórios no Rio de Janeiro, buscando neles o rebatimento espacial dos aspectos culturais de seus usuários. Resultados: Seu resultado principal foi elaboração de uma proposta metodológica que permite ler esses ambientes sob a ótica de determinados aspectos culturais. Assim, é apresentado como alguns indicadores resultantes da proposta podem ser incluídos nas APOs de escritórios, permitindo que o resultado da avaliação seja mais afinado e mais representativo da realidade encontrada nos ambientes. Contribuições/Originalidade: Pretendemos que essa seja uma abordagem que, sem se afastar do ambiente físico, seja mais próxima do elemento humano, razão principal da existência de qualquer ambiente construído.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alice de Barros Horizonte Brasileiro, Proarq-FAU-UFRJ
    Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Departamento de Tecnologia da Construção. Link para currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4708770J7
  • Cristiane Rose de Siqueira Duarte, Proarq-FAU-UFRJ
    Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Departamento de Planejamento de Arquitetura e Programa de Pós-graduação em Arquitetura.

Downloads

Publicado

2010-11-11

Como Citar

BRASILEIRO, Alice de Barros Horizonte; DUARTE, Cristiane Rose de Siqueira. INCLUSÃO DE ASPECTOS CULTURAIS NA APO: A APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA EM AMBIENTES DE ESCRITÓRIOS. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 5, n. 2, p. p. 61–98, 2010. DOI: 10.4237/gtp.v5i2.139. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50987.. Acesso em: 19 abr. 2024.