AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM CRECHE INSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: UMA EXPERIÊNCIA NO LUGAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v5i2.164Palavras-chave:
APO, Educação Infantil, Ambiente ConstruídoResumo
As experiências de Avaliação Pós-Ocupação se fazem cada vez mais presentes nas pesquisas da área de Arquitetura e Urbanismo, contribuindo para a compreensão das vivências e interações homem-ambiente construído. Este artigo dá ênfase à reflexão sobre os aspectos perceptivos e cognitivos dos sujeitos-usuários em uma creche institucional da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, considerando sua experiência no lugar de educação infantil. A partir da aplicação de algumas ferramentas de Avaliação Pós Ocupação – observação compartilhada, mapa cognitivo e poema dos desejos, foi possível verificar os conceitos de valorização, significação e conseqüente construção do lugar de Yi-FuTuan e o conceito de responsividade dos ambientes, preconizado por Henry Sanoff. Nesse trabalho serão apresentadas especificamente, as informações obtidas com os instrumentos aplicados aos adultos. Com os resultados foi possível identificar alguns aspectos importantes que podem comprometer o desenvolvimento infantil e as atividades pedagógicas, como a precariedade dos espaços livres externos, o desconforto térmico dos ambientes e a quase inexistência de materiais e equipamentos lúdicos. As atividades de desenho realizadas com os adultos demonstraram como os usuários podem ser instrumentos importantes de interlocução, a partir da compreensão de como esse ambiente vivenciado é simbolicamente percebido e que essa experiência é impregnada de valores, afetos e significados - além de ser influenciada pela cultura e condição sócio-histórica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
11-11-2010
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
BLOWER, Hélide Cristina Steenhagen; AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen. AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM CRECHE INSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: UMA EXPERIÊNCIA NO LUGAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 5, n. 2, p. p. 99–130, 2010. DOI: 10.4237/gtp.v5i2.164. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50988.. Acesso em: 9 set. 2024.