ENSINO DE BIM: TENDÊNCIAS ATUAIS NO CENÁRIO INTERNACIONAL

Autores

  • Maria Bernardete Barison Universidade Estadual de Londrina
  • Eduardo Toledo Santos Escola Politécnica da USP

DOI:

https://doi.org/10.4237/gtp.v6i2.218

Palavras-chave:

Educação BIM, Pedagogia BIM, Currículo BIM, Modelagem da Informação da Construção, Gerente BIM.

Resumo

Existem hoje muitas companhias no mundo todo que estão desenvolvendo projetos utilizando processos BIM. Estas companhias estão procurando profissionais que possam efetivamente trabalhar em projetos BIM. Para atender a esta demanda muitas universidades têm implementado uma variedade de cursos para expor os alunos a esse novo paradigma. Contudo, essas experiências acadêmicas são relativamente novas e baseadas em pedagogias ainda não consolidadas. Com base em revisão da literatura internacional focando experiências didáticas sobre BIM, o presente estudo resume as tendências observadas. São apresentados os principais obstáculos enfrentados no ensino de BIM, exemplos de como superá-los e estratégias de implementação. As estratégias são apresentadas para os níveis: introdutório, intermediário e avançado. Sugere-se o estabelecimento de parcerias entre academia e indústria.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Bernardete Barison, Universidade Estadual de Londrina
    Professora do Departamento de Matemática, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Celso Garcia Cid PR 445, Km 380, Londrina, PR 86051‐990, Brasil, e aluna de Doutorado do programa de Engenharia Civil, Departamento de Construção Civil, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, Av. Prof. Almeida Prado, Trav. 2, n. 83, São Paulo, SP 05508‐900, Brasil. E‐mail: barison@uel.br Assistant Professor, Department of Mathematics, Center of Exact Sciences, State University of Londrina, Celso Garcia Cid PR 445, Km 380, Londrina, PR 86051‐990, Brazil; and PhD Student, Department of Civil Construction, Polytechnic School, University of São Paulo, Av. Prof. Almeida Prado, Trav. 2, n. 83, São Paulo, SP 05508‐900, Brazil. E‐mail: barison@uel.br
  • Eduardo Toledo Santos, Escola Politécnica da USP
    Professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. Av. Prof. Almeida Prado, Trav. 2, n. 83, São Paulo, SP 05508‐900, Brasil. E‐mail: eduardo.toledo@poli.usp.br Assistant Professor, Department of Civil Construction, Polytechnic School, University of São Paulo, Av. Prof. Almeida Prado, Trav. 2, n. 83, São Paulo, SP 05508‐900, Brazil. E‐mail: eduardo.toledo@poli.usp.br

Publicado

2012-02-04

Como Citar

BARISON, Maria Bernardete; SANTOS, Eduardo Toledo. ENSINO DE BIM: TENDÊNCIAS ATUAIS NO CENÁRIO INTERNACIONAL. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 67–80, 2012. DOI: 10.4237/gtp.v6i2.218. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/51011.. Acesso em: 25 abr. 2024.