ANÁLISES DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v1i1.221Palavras-chave:
arquitetura escolar, processo de projeto, avaliação de projetosResumo
Proposta: Estudos sobre o processo de projeto da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) mostraram que os profissionais necessitam de apoio, especialmente para a verificação de projetos ainda em desenvolvimento. Este trabalho tem o objetivo de analisar métodos de avaliação de projetos a fim de verificar a aplicabilidade de seus elementos para a construção de um método que seja específico para projetos de edificações escolares do Estado de São Paulo. Método de pesquisa/Abordagens: Um levantamento foi realizado e três métodos foram selecionados para a análise: Design Quality Indicator (DQI for Schools), (DQI, 2010), o “Método de Avaliação de Conforto Ambiental de Projetos Escolares – otimização multi-critérios” (GRAÇA & KOWALTOWSKI, 2004) e Comparative floorplan analysis (VOORDT, VRIELINK & WEGEN, 1997). A amostra é composta dos projetos de edificações escolares documentados pela FDE (2006). Resultados: Os resultados confirmam a necessidade da criação de um método de avaliação de projetos escolares que inclua em sua estrutura instrumentos específicos para a análise de dados objetivos e subjetivos. A avaliação de projetos requer objetividade tanto no processo de aplicação do método quanto na visualização dos resultados, além de um retorno rápido das informações para apoiar o processo de projeto em arquitetura.Downloads
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Publicado
14-06-2012
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz; PEREIRA, Paula Roberta Pizarro. ANÁLISES DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 7, n. 1, p. 3–19, 2012. DOI: 10.4237/gtp.v1i1.221. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/51017.. Acesso em: 16 jan. 2025.