DIFUSÃO E APROPRIAÇÃO DO PARADIGMA BIM NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v1i8.232Palavras-chave:
BIM – Building Information Modeling. Difusão. AEC.Resumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida no (texto removido para avaliação cega) e que objetiva acompanhar a difusão e apropriação do paradigma BIM – Building Information Modeling no Brasil. Ele apresenta e discute os principais resultados da tabulação de um questionário aplicado durante o (texto removido para avaliação cega – nome do evento, data e local). Neste questionário, procurou-se conhecer os graus de familiaridade e de utilização do paradigma BIM entre os participantes do evento, além de suas opiniões sobre diferentes questões, como vantagens e desvantagens observadas no uso das ferramentas BIM, facilidades e dificuldades que este novo paradigma traz para os atores envolvidos no setor da construção civil, dentre outros. As análises foram realizadas em duas etapas: a primeira, composta de uma amostra de 186 respostas, identificou o perfil do participante do encontro e o que ele entende por BIM. A segunda parte das análises trabalhou questões que objetivavam conhecer as experiências e opiniões de usuários efetivos do paradigma BIM, sendo constituída por uma amostra de 48 entrevistados. Ao final, sinaliza questões relevantes apontadas pelos dados coletados, inferindo a necessidade de ações que devem ser cumpridas pelos diversos seguimentos do setor da AEC, para que o paradigma BIM se consolide no Brasil.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
17-09-2013
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CHECCUCCI, Érica de Sousa; PEREIRA, Ana Paula Carvalho; AMORIM, Arivaldo Leão de. DIFUSÃO E APROPRIAÇÃO DO PARADIGMA BIM NO BRASIL. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 1, n. 8, p. 19, 2013. DOI: 10.4237/gtp.v1i8.232. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/62201.. Acesso em: 19 set. 2024.