QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: Uma proposta de associação da Teoria Ator-Rede (TAR) aos processos de APO

Autores

  • Cláudia Rioja de Aragão Vargas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4237/gtp.v1i8.226

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho do Ambiente Construído, Projeto do Lugar, Serviços de Alimentação.

Resumo

Este artigo apresenta parte do desenvolvimento da pesquisa de Tese intitulada Traduções de um Lugar: Os Serviços destinados à Alimentação Fora do Lar, em andamento no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ/ FAU-UFRJ, e explora a possibilidade de ampliação do leque de ações a serem desenvolvidas para o embasamento prático-teórico do projeto visando a qualidade dos ambientes destinados à alimentação fora do lar. O estudo toma como base a assertiva de que a sensação de pertencimento no mundo globalizado não se dá mais somente na esfera do mundo vivido, regionalizado, onde o indivíduo cultiva a sua história e a dos seus, mas também se relativiza através de uma rede onde os meios de comunicação funcionam como instrumento para a sua confecção. O escopo metodológico para a pesquisa propõe associar as diretrizes da Teoria Ator-Rede (TAR) aos processos de Avaliação Pós-Ocupação (APO), o que permitirá uma abordagem muito mais rica pela multiplicidade de elementos envolvidos na análise. Como resultado, procura evidenciar a necessidade de incorporação de métodos investigativos de campo ao processo de projeto e fomentar a ampliação de uma base de dados que beneficie e contribua para o aperfeiçoamento dos projetos de arquitetura destinados ao setor. A importância e a originalidade deste trabalho se concentram na análise das narrativas produzidas pelos diversos atores – humanos e não-humanos - participantes das relações desenvolvidas nestes lugares. Estas relações não estão restritas somente ao ato de alimentar-se, mas se desenrolam em um palco repleto de significantes expressivos da ação em rede do espaço/tempo vivido na atualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Rioja de Aragão Vargas, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Arquiteta MSc., doutoranda do PROARQ/FAU-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Gama Filho - RJ, Bolsista de Doutorado CNPQ.
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Arquiteta Dra., Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura / PROARQ – FAU - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: Uma proposta de associação da Teoria Ator-Rede (TAR) aos processos de APO. (2013). Gestão & Tecnologia De Projetos, 1(8), 41. https://doi.org/10.4237/gtp.v1i8.226