O DESENHO UNIVERSAL EM ESPAÇOS ABERTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE PROJETO

Autores

  • Vanessa Goulart Dorneles Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sonia Afonso Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vera Helena Moro Bins Ely Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4237/gtp.v1i8.251

Palavras-chave:

Arquitetura, Design, Ambiente Construído, Desenho Universal, Espaços Abertos, Processo de Projeto

Resumo

Os espaços abertos são importantes elementos conectores e referenciais para as cidades, eles possibilitam a socialização, a prática de atividades de lazer, além de contribuir do ponto de vista ambiental para o meio urbano. Em função disto, estes espaços devem possibilitar sua apropriação por qualquer pessoa, independente de suas características físicas ou habilidades. Para que estes espaços sejam inclusivos é importante que sejam concebidos considerando as necessidades espaciais dos diferentes usuários, ou seja, que o desenho universal possa estar presente em todo o processo de projeto. O desenho universal é uma filosofia de projetos que visa auxiliar os projetistas a pensar na diversidade humana ao criar produtos, espaços e equipamentos, permitindo seu uso de forma independente e igualitária. Assim, neste artigo é apresentada uma reflexão de como o desenho universal pode estar presente durante o processo de projeto de espaços abertos. Neste artigo utilizou-se a definição de Gasperini (1988) que explica o processo de projeto baseado na trilogia: idéia, método e linguagem. Acredita-se que o desenho universal deva estar presente nestas três instâncias, ou seja, estar presente no lançamento inicial da proposta - a idéia, durante as etapas de concepção de projeto - o método, e na materialização final dos espaços - a linguagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Goulart Dorneles, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora Substituta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PósARQ - UFSC, com o tema de Acessibilidade espacial para idosos em áreas livres públicas de lazer.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DORNELES, Vanessa Goulart; AFONSO, Sonia; BINS ELY, Vera Helena Moro. O DESENHO UNIVERSAL EM ESPAÇOS ABERTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE PROJETO. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 1, n. 8, p. 55, 2013. DOI: 10.4237/gtp.v1i8.251. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/62203.. Acesso em: 21 jul. 2024.