APLICAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE DE RISCO VISANDO O APRIMORAMENTO DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NO DECORRER DO PROCESSO DE PROJETO DE HOSPITAIS DE GRANDE PORTE
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v8i2.68274Palavras-chave:
Segurança contra incêndio, análise de risco, edifício hospitalar, códigos prescritivo.Resumo
O presente trabalho discute formas de estabelecer um nível de risco de incêndio adequado a edificações hospitalares de grande complexidade. Com base no Método de Mosler desenvolveu-se um método específico para identificar e classificar o risco de incêndio na edificação hospitalar. O método baseou-se na metodologia de análise de risco qualitativa e em técnicas de gestão de risco corporativo. O trabalho resultou no Método de Avaliação de Risco Incêndio Hospitalar (MARIH), concebido para atuar como uma ferramenta para o desenvolvimento do projeto, com vistas a elevar o nível de segurança contra incêndio nas edificações hospitalares. Além disso, pretendeu-se, com o uso dessa ferramenta, demonstrar aos projetistas e empreendedores a importância da inserção adequada e da integração da segurança contra incêndio no processo de projeto de edificações de grande porte e complexas.
Downloads
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução RDC n°50, de 21 de fevereiro de 2002 – Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Brasília, DF, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA. Manual de Escopo de Projetos de Serviços de Arquitetura e Urbanismo, ASBEA: São Paulo, 2010.
PRITCHARD, C.L. Risk Management – Concepts and Guidance. 2ªed. ESI International, USA, 2001.
SÃO PAULO (Estado). Conjunto de Normas Técnicas composto por 44 Instruções Técnicas de 2011, que complementa o Decreto Estadual Nº56.819/11. Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, 2011.
SÃO PAULO (Estado). Decreto Estadual N° 56.819, de 10 de março de 2011, que institui o Regulamento de Segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo e estabelece outras providências, 2011.
SÃO PAULO (Município). Lei Municipal N° 11.228 de 25 de Junho de 1992. Estabelece o Código de Obras e Edificações e dá outras providências, 1992.
VENEZIA, A.P.P.G. Avaliação de Risco de Incêndio para Edificações Hospitalares de Grande Porte - Uma Proposta de Método Qualitativo para Análise de Projeto. 2012 Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).