GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: ESTUDOS DE CASO

Autores

  • Juliana Cardoso Esteves Universidade Federal de São Carlos
  • Luiz Antonio Nigro Falcoski Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v8i2.80950

Palavras-chave:

Gestão do espaço físico, processo de projeto, universidades, edifícios públicos.

Resumo

As universidades estão em constante processo de expansão física e adaptação, demandando planejamento, projetos e investimento de recursos em infraestrutura. Muitas universidades públicas possuem escritórios internos de projetos, e equipes responsáveis pela gestão e planejamento do espaço físico, assim como pelo acompanhamento e fiscalização das obras e processos. O presente artigo visa caracterizar o planejamento e a gestão do processo de projeto e do espaço físico dentro das universidades públicas, através da sistematização dos processos e fluxos internos de atividades e informações e da identificação dos principais problemas existentes nesses processos. O desenvolvimento do artigo está estruturado em revisão bibliográfica e na realização de estudos de caso junto a três universidades públicas, tendo como objeto da pesquisa seus órgãos de planejamento e escritórios de projeto. Como resultados são apresentadas algumas sugestões que visam melhorar o quadro apresentado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Cardoso Esteves, Universidade Federal de São Carlos

    Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP.


    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é bolsista pesquisador da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: universidades públicas, planejamento e gestão de projetos, planejamento urbano, acessibilidade e projetos de instituições publicas. 

    CV LATTES

  • Luiz Antonio Nigro Falcoski, Universidade Federal de São Carlos

    Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP.

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1979), Mestrado em Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Tecnologia do Ambiente Construído pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (1989) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997). Foi Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Araraquara no período de 2002 a 2006. É professor da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar-DECiv desde 1983, coordenador do LUHA-Laboratório de Urbanismo e Habitação e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana nas linhas de pesquisa em Estudos de Processos e Fenômenos Urbanos e Regionais e Planejamento e Gestão do Ambiente Urbano e Regional. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento, Gestão e Projeto do Espaço Urbano, atuando especialmente em desenvolvimento urbano e regional, sistema de gestão em planejamento, planos diretores, instrumentos e indicadores urbanísticos, regimes urbanísticos, gestão ambiental urbana, planejamento e zoneamento por desempenho urbano e projeto urbano sustentável. É Assessor Especial em Planejamento Territorial e Ambiental da UFSCar-São Carlos, Araras e Sorocaba.

    CV LATTES

Referências

AMARAL, D. C. et al. Gerenciamento Ágil de Projetos: aplicação em produtos inovadores. São Paulo: Saraiva, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR13531: elaboração de projetos de edificações:

atividades técnicas. Rio de Janeiro: ABNT, 1995a.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR13532: Elaboração de projetos de edificações:

arquitetura. Rio de Janeiro: ABNT, 1995b.

BACK, N. et al. Projeto Integrado de Produtos: planejamento, concepção e modelagem. São Paulo: Manole, 2008.

BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui

normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 jun. 1993.

CAMPOS, M. H. A. C. O planejamento estratégico do espaço físico das universidades públicas portuguesas. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Civil)-Universidade do Minho,

Braga, 2010.

CAPELLO, N.; LEITE, T. M.; FABRICIO, M. M. Escritórios internos de projetos em órgãos públicos. Caso: EDF (UFSCar, São Carlos/SP). In: WORKSHOP BRASILEIRO DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 7., 2007, Curitiba. Anais...

Curitiba, 2007.

COUTINHO, L.; LIMA, A. C. Gestão de projeto em instituição federal de ensino superior: estudo de caso na Universidade

Federal do Pará. Brasil - São Carlos, SP. 2009. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO

AMBIENTE CONSTRUÍDO, 1., 2009. Anais eletrônicos... São Carlos, 2009. 11 p.

ESTEVES, J. C. Levantamento e gestão de requisitos do cliente no desenvolvimento de projetos de edifícios. 2008. Monografia (Especialização em Gerenciamento de

projetos)-Centro Universitário Filadélfia, Londrina, 2008.

ESTEVES, J. C. Planejamento e gestão do ambiente construído em universidades públicas. 2013.

Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana)-Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

ESTEVES, J. C.; FALCOSKI, L. A. N. Gestão de projetos em universidades públicas: estudos de caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE

CONSTRUÍDO, 2.; WORKSHOP BRASILEIRO DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE

EDIFÍCIOS, 10., 2011, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: PROARQ/FAU, PPGIAU USP, 2011.

GUIDUGLI FILHO, R. R.; ANDERY, P. R. P. Sistema de garantia da qualidade em obras públicas habitacionais: um modelo para gestão de contratos. In: ENCONTRO

NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 22., 2002, Curitiba. Anais... ABEPRO, 2002.

MARINO, R. M. Gestão por processos: análise do gerenciamento do processo de obras na UFSCar em relação à produção de projetos arquitetônicos pelo EDF (Escritório de Desenvolvimento Físico). 2010. Monografia (Pós-Graduação

Latu Sensu em Gestão Pública)- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

MOTTA, V. L. M.; SALGADO, M. S. Gestão de projeto em instituição pública: estudo de caso na Universidade

Federal Fluminense. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, Anais... São Carlos, 2003. 10 p.

NEVES, R. P. A. A.; CAMARGO, A. R. Coordenação de projetos: um estudo de caso. In: ENCONTRO

TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 5., 2005. Anais... Maringá: ENTAC, 2005

ROMANO, F. V. Modelo de referência para o gerenciamento do processo de projeto integrado de edificação. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

TZORTZOPOULUS, P. Contribuições para o desenvolvimento de um modelo do processo de projeto de edificações em empresas construtoras incorporadoras de pequeno porte. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D. Product design and development. Boston: McGraw-Hill/Irwin, 2004.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – UEL. UEL em dados 1º Semestre 2011. Londrina: UEL, 2011. Disponível em <http://www.uel.br/proplan/?content=emdados/primeiro.

htm>. Acesso em 18 jan. 2012.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESTEVES, Juliana Cardoso; FALCOSKI, Luiz Antonio Nigro. GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: ESTUDOS DE CASO. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 67–87, 2013. DOI: 10.11606/gtp.v8i2.80950. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/80950.. Acesso em: 25 abr. 2024.