MÉTODOS DE ANÁLISE DE PROJETOS HABITACIONAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O MÉTODO I+D+VS
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v8i2.80952Resumo
Os métodos de análise e avaliação de projetos habitacionais são fundamentais no sentido de auxiliar o processo projetual e, consequentemente, melhorar a qualidade das moradias. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um método de análise empregado no campo da habitação social em diferentes países: o método I+D+VS, do grupo de pesquisa NuTAC, Nuevas Técnicas y Vivienda Social, da UPM. Além de uma análise crítica, pretende-se verificar a possibilidade de aplicação desse método no cenário brasileiro, apontando adaptações necessárias à realidade social, econômica, ambiental e cultural de cada país. Por fim, como pesquisa futura, incentiva-se a criação de um método de avaliação a partir de softwares capazes de gerar gráficos e comparações entre os projetos a partir dos dados analisados, com a incorporação de valores aos parâmetros de análise do I+D+VS. Busca-se, portanto, ampliar a discussão sobre métodos de análise e avaliação de projetos habitacionais, auxiliando o aperfeiçoamento dos métodos e contribuindo para a aplicação destes na realidade brasileira.Downloads
Referências
ALEXANDER, C.; ISHIKAWA, S.; SILVERSTEIN, M.; JACOBSON, M.; FIKSDAHL-KING, I.; ANGEL, S. A pattern language: towns, buildings, construction. New York: Oxford Univ., 1977.
ANTONCIC, R. P. de A. Domicilio urbano. Santiago: ARQ, 2006.
BENEDIKT, M. Introduction. In: SAUNDERS, W. S. (ed.) Judging Architecture. Minneapolis: University of Minnesota, 2007.
COSTA, J.M. Métodos de avaliação da qualidade de projectos de edifícios de habitação. 1995. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Porto, Porto, 1995.
FRAMPTON, K. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LAWSON, B. How designers think: the design process demystified. 3rd ed. Oxford: Architectural, 1997.
MARTÍN BLAS, Sergio Martín. I+D+VS: Futuro de la Vivienda Social en 7 Ciudades. Fundación Cultural COAM. Nov. 2011.
MEDRANO, Leandro. Habitação coletiva e cidade. Invenção sem ruptura. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 27, p. 62-79, 2010.
MONTANER, J. M. Arquitetura e crítica. 2ed. Gustavo Gili: Barcelona, 2007.
REIS, Antônio Tarcísio da Luz; LAY, Maria Cristina Dias. Avaliação da qualidade de projetos – uma abordagem perceptiva e cognitiva. In: Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 21-34, jul./set. 2006
______. Análise quantitativa na área de estudos ambiente-comportamento. In: Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 21-36, abr./jun. 2005.
SOUSA, M.J.C.N.C. Aplicação do método SEL a projectos de edifícios da habitação elaborados em Portugal. 1994. Dissertação (Mestrado)–Universidade do Porto, Porto, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).