SISTEMAS DE VEDAÇÃO EM ALVENARIA PARA EDIFÍCIOS DE ESTRUTURA METÁLICA: DETALHAMENTO COM BASE NA PREVENÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v8i2.80961Palavras-chave:
Building pathology, steel structure, masonry systems.Resumo
O desempenho de edifícios quanto à durabilidade está relacionado com a característica dos projetos em prever sistemas, com vistas à condição de exposição ambiental para a qual estarão submetidos. O presente artigo apresenta uma proposta para o projeto de sistemas de vedação em alvenaria para edifícios de estrutura metálica, com o intuito de proporcionar um bom desempenho quanto à durabilidade da estrutura e da vedação. Como subsídio, avaliou-se o desempenho das alvenarias de três edifícios institucionais, recentemente construídos, por meio da vistoria técnica de suas manifestações patológicas. Selecionaram-se edifícios com variações no tipo de vedação, no tipo de ligações alvenariaestrutura e no tratamento dado às fachadas. Avaliaram-se as informações produzidas em projeto e a eficácia dos detalhes. A partir dessas informações, qualificaram-se as práticas adotadas e identificaram-se, dentro de uma sequência de procedimentos, ações preventivas ao surgimento das manifestações patológicas. Por fim, são apresentdos os resultados da utilização dessas ações como norteadoras em um exercício de projeto.
Downloads
Referências
BEALL, C. Masonry design and detailing: for architects, engineers and contractors. 4th ed. New York: McGraw- Hill, 1997. 613 p.
CORRÊA, C. V.; ANDERY, P. R. P. Dificuldades para a implementação de projetos para a produção de alvenaria: um estudo de caso. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 104-125, nov. 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50895>. doi:http://dx.doi.org/10.4237/gtp.v1i1.15.
COELHO, R. Interface entre perfis estruturais e laminados e sistemas complementares. 3. ed. São Paulo: Gerdau-Açominas, 2004. 63 p. (Coletânea do uso do aço, v. 1).
LORDSLEEM JUNIOR, A. C.; MELHADO, S. B. Análise de escopo do projeto para a produção da alvenaria de vedação. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 3-14, maio 2011. ISSN 1981-1543. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/51000>. doi:http://dx.doi.org/10.4237/gtp.v6i1.193.
PLUMRIDGE, A.; MEULENKAMP, W. Brickwork: architecture and design. London: Studio Vista, 1993. 224 p.
LASKA, W. Masonry and steel: Detailing Handbook. Chicago: Aberdeen Group, 1993. 218 p.
LICHTENSTEIN, N. B. Patologia das construções. São Paulo: EdUSP, 1986. (Boletim técnico, n. 06/86).
MATTHYS, J. H. (Org.) Masonry designers guide boulder. American Concrete Institute, 1993. PMCid:PMC1421810.
PEÑA, M. D.; FRANCO, L. S. Método para elaboração de projetos para a produção de vedações verticais em alvenaria. Gestão e Tecnologia de Projetos. São Carlos, v. 1, n. 1, p. 126-153, nov. 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50896>. doi:http://dx.doi.org/10.4237/gtp.v1i1.17.
SOUZA, V. C. M.; RIPPER, T. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 1998. 255 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).