AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE PROJETO EM REFORMAS DE EDIFICAÇÕES DE UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v10i1.85384Palavras-chave:
gestão do processo de projeto, projeto em instituições universitáriasResumo
O presente trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o processo de projeto em obras de readequação de edificações universitárias em uma instituição pública. Utilizou-se o método de estudos de caso múltiplos. Como fontes de evidências destacam-se a análise de documentos e projetos, a observação direta de rotinas de trabalho e entrevistas com os agentes envolvidos no processo de projeto. Três empreendimentos foram estudados, e as principais dificuldades e problemas do processo de projeto são analisados e comparados com estudos recentes com foco em instituições universitárias. Os resultados sugerem que, além dos problemas inerentes aos mecanismos de contratação de projetos de obras públicas, as instituições universitárias têm problemas específicos, associados a mudanças frequentes na estrutura organizacional, o que implica em alteração nos mecanismos de tomada de decisão, mudanças também frequentes no quadro de profissionais envolvidos, forte intervenção dos clientes nos processos de projeto e uma dinâmica de projetos condicionada à obtenção de recursos financeiros. Esses fatores dificultam uma efetiva colaboração voltada a soluções integradas para as etapas de projeto e construção. Esses resultados são similares aos encontrados em outros estudos conduzidos recentemente.
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