PROPOSTA DE MODELO PARA IMPLANTAÇÃO DE PROCESSO DE PROJETO UTILIZANDO O CONCEITO BIM EM ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA

Autores

  • Marcele Ariane Lopes Garbini Arquiteta da Método Engenharia S.A., Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Douglas Queiroz Brandão Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v9i1.89990

Palavras-chave:

escritórios de arquitetura, processo de projeto, qualidade de projeto, Building Information Modeling.

Resumo

Este trabalho trata do modelo de processo de projeto utilizando BIM (Building Information Modeling) em escritórios de arquitetura. O conceito de BIM surgiu há mais de trinta anos, no entanto vem sendo divulgado com maior abrangência no mercado da construção civil apenas nos últimos dez anos. As vantagens de sua adoção são visíveis nos projetos, considerando o aumento na rapidez do desenvolvimento e na qualidade, dentre outros benefícios. O objetivo desta pesquisa está em propor um modelo de processo de projeto, utilizando o conceito BIM voltado para escritórios de arquitetura, de tal forma que estes possam obter um grau maior de eficiência na sua utilização. Fundamenta-se metodologicamente em estudos de casos múltiplos, interpretados qualitativamente e realizados em escritórios nas cidades de Cuiabá, São Paulo e Goiânia, perfazendo quatro empresas. Na fase de preparação foi elaborado um protocolo de pesquisa com questões para a coleta de dados nos escritórios. A condução dos estudos foi de ordem exploratória, por meio de documentos, entrevistas e observação direta. Nas entrevistas foram obtidos dados de caracterização da empresa e dados sobre o desenvolvimento dos projetos: planejamento para implantação da BIM; tecnologia da informação; processo de projeto e procedimentos de trabalho. Após a validação, foi realizada uma análise comparativa destas informações, onde ficaram claras as mudanças ocorridas nos processos de projeto, nos procedimentos de trabalho e na capacitação da equipe técnica dos escritórios. Dentre os produtos desta pesquisa, destaca-se a proposta de um modelo de processo de projeto que é o objeto do presente artigo. Este modelo se compõe de diretrizes de trabalho e de instrumentos para o desenvolvimento dos projetos nos escritórios de arquitetura que vem, paulatinamente, realizando a migração para os sistemas BIM.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcele Ariane Lopes Garbini, Arquiteta da Método Engenharia S.A., Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
    Arquiteta da Método Engenharia S.A., Mestre em Engenharia de Edificações e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Pesquisadora do Grupo Multidisciplinar de Estudos da Habitação – GHA (UFMT).
  • Douglas Queiroz Brandão, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA). Pesquisador-líder do Grupo Multidisciplinar de Estudos da Habitação – GHA (UFMT).

Referências

ANDRADE, M. L. V. X; RUSCHEL, R. C. BIM: conceitos, cenários das pesquisas publicadas no Brasil e tendências. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETOS, 1., 2009, São Carlos. Anais... São Carlos: RiMa Editora, 2009a, p. 602-613.

__________. Interoperabilidade de aplicativos BIM usados em arquitetura por meio do formato IFC. Gestão e Tecnologia de Projetos, v. 4, n. 2, p. 76-111, nov. 2009b.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA (AsBEA). Roteiro básico de desenvolvimento de projetos de arquitetura. In: Manual de contratação de serviços de arquitetura para espaços empresariais. São Paulo: Pini, 2000, cap. 5.

AYRES, C. F. Acesso ao modelo integrado do edifício. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil do Setor de Tecnologia, Curitiba, 2009.

EASTMAN, C. M. et. al. BIM Handbook: A guide to building information modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. New Jersey: John Wiley & Sons, 2008, 490 p.

FABRÍCIO, M. M., MELHADO, S. B.; GRILO, L. O ensino de projeto e a prática projetual em equipes multidisciplinares. Disponível em: <http://leonardogrilo.pcc.usp.br/revista_risco.pdf.>. Acesso em: 05 out. 2010.

FABRÍCIO, M. M.; MELHADO, S. B. Projetos da produção e projetos para produção na construção de edifícios: discussão e síntese de conceitos. In: ENCONTRO NACIONAL DA TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANTAC: UFSC, 1998.

FABRÍCIO, M. M.; ORNSTEIN, S. W.; MELHADO, S. B. Conceitos de qualidade no projeto de edifícios. In: FABRICIO, M. M.; ORNSTEIN, S. W. (Org.). Qualidade no projeto de edifícios. São Carlos: RiMa Editora, ANTAC, 2010. p. 5-22.

GARBINI, M. A. L. Proposta de modelo para implantação e processo de projeto utilizando a tecnologia BIM. Cuiabá, 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Ambiental) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.

KOSKELA, L. et al. Technology adoption in the BIM implementation for lean architectural practice. Automation in Construction, v. 20, p. 189-195, 2011. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/journal/02934532>. Acesso em: 12 jul. 2011.

MELHADO, S. B. Qualidade do projeto na construção de edifícios: aplicação ao caso das empresas de incorporação e construção de edifícios. 1994. 294 f. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.

MELHADO, S. B. (Org.). Coordenação de projetos de edificações. São Paulo: O Nome da Rosa, 2005.

MOUM, A. A framework for exploring the ICT impact on the architectural design process. Electronic Journal of Information Technology in Construction, v. 11, p. 409‐425, 2006. Disponível em: <http://www.itcon.org/data/works/att/2006_30.content.07890.pdf.>. Acesso em: 12 nov. 2010.

NASCIMENTO, L. A.; SANTOS, E. T. A. Contribuição da Tecnologia da Informação ao Processo de Projeto na Construção Civil. In: WORKSHOP DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 2001. São Carlos. Anais... São Carlos: EESC/USP, 2001.

OLIVEIRA, M. R. Modelagem virtual e prototipagem rápida aplicadas em projetos de arquitetura. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2011.

PICCHI, F. A. Sistemas de Qualidade na construção de edifícios. Boletim Técnico BT/PCC/104. São Paulo: EPUSP, 1993.

ROMANO, F. V. Modelo de referência para o Gerenciamento do processo de projeto integrado de edificações. Tese (Doutorado). Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Universidade de Santa Catarina, 2003.

ROMANO, F. V.; BACK, N.; OLIVEIRA, R. D. A. Importância da modelagem do processo de projeto para o desenvolvimento integrado de edificações. In: WORKSHOP DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, São Carlos, 2001. Anais... São Carlos: USP, 2001.

RUSCHEL, R. C.; ANDERY, P. R. P; MOTTA, S. R. F.; VEIGA, A. C. N. R. Building Information Modeling para projetistas. In: FABRICIO, M. M.; ORNSTEIN, S. W. (Org.). Qualidade no projeto de edifícios. São Carlos: RiMa Editora, ANTAC, 2010. p. 137-162.

TZORTZOPOULOS, P. Contribuições para o desenvolvimento de um modelo do processo de projeto de edificações em empresas construtoras incorporadoras de pequeno porte. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

YIN, R. K. Case study research: design and methods. Sage Publications Inc., 1994.

Downloads

Publicado

2015-02-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GARBINI, Marcele Ariane Lopes; BRANDÃO, Douglas Queiroz. PROPOSTA DE MODELO PARA IMPLANTAÇÃO DE PROCESSO DE PROJETO UTILIZANDO O CONCEITO BIM EM ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 9, n. 1, p. 7–24, 2015. DOI: 10.11606/gtp.v9i1.89990. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/89990.. Acesso em: 16 abr. 2024.