DINÂMICAS QUE ENSINAM: A METODOLOGIA DE PROJETO NO ENSINO DE ARQUITETURA

Autores

  • Daniel de Carvalho Moreira Universidade Estadual de Campinas
  • Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski Universidade Estadual de Campinas
  • Renata Maria Geraldini Beltramin Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99197

Palavras-chave:

Ensino de projeto, Dinâmicas de ensino, Processo de projeto.

Resumo

Este trabalho apresenta várias dinâmicas de ensino dentro de disciplinas de graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As experiências tocaram em questões relacionadas ao processo de projeto em arquitetura. O processo de projeto é entendido como um ciclo de atividades que compreende a concepção, a descrição, a construção e o uso do espaço construído. É dada ênfase às reflexões sobre o programa arquitetônico e às possíveis dinâmicas para a fase analítica do projeto. Dinâmicas são consideradas importantes, pois estimulam novos pontos de vista e oferecem alternativas ao projetista na resolução de problemas. No ensino, elas podem surpreender alunos e professores, além de estimular novos nichos de pesquisa acadêmica. A relação ensino-pesquisa no ensino superior é discutida. São apresentadas experiências de disciplinas distintas de graduação e pós-graduação. Um curso de curta duração contribuiu também com outras lições e dinâmicas. O propósito do presente artigo é apresentar as dinâmicas aplicadas, independentemente da situação original em que foram ministradas, e discutir as contribuições e resultados obtidos nessas experiências, especialmente em relação às pedagogias específicas em metodologia de projeto em arquitetura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel de Carvalho Moreira, Universidade Estadual de Campinas

    Professor Doutor II, Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP.

  • Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski, Universidade Estadual de Campinas
    Professor Titular, Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP.
  • Renata Maria Geraldini Beltramin, Universidade Estadual de Campinas
    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-04-04

Como Citar

DINÂMICAS QUE ENSINAM: A METODOLOGIA DE PROJETO NO ENSINO DE ARQUITETURA. (2016). Gestão & Tecnologia De Projetos, 11(1), 55-70. https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99197