Integração de tecnologias CAD/CAE/CAM no ateliê de arquitetura: Uma aplicação no projeto de edifícios altos
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v12i1.99222Palavras-chave:
Projeto de edifícios, projeto baseado em desempenho, projeto paramétrico.Resumo
Este artigo descreve uma disciplina de ateliê do 9º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – em que foi adotada uma estratégia de projeto paramétrico e baseado em desempenho para o desenvolvimento de edifícios altos. A disciplina envolveu o uso de programas de análise ambiental e estrutural, além da modelagem paramétrica e algorítmica como maneira de incorporar os resultados dessas análises à geração da forma, com base no desempenho. Além disso, a disciplina fez um uso intensivo de equipamentos de fabricação digital para a produção de maquetes. Os resultados obtidos demonstram a importância da presença de uma equipe interdisciplinar de instrutores no ateliê de projeto, além da viabilidade de se reproduzir, ainda que de maneira simplificada, o processo de projeto integrado, com o uso de tecnologias CAD/CAE/CAM, que vem se tornando cada vez mais presente nos escritórios de arquitetura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).