O compartilhamento de saberes sobre o uso da modelagem paramétrica e da fabricação digital entre contextos formativos e profissionais de arquitetura: relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i1.183927

Palavras-chave:

Projeto de arquitetura, Parametria, Extensão curricularizada, Estágio curricular

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de ações que visam compartilhar experiências de reconhecimento e apropriação de técnicas de projeto paramétrico e fabricação digital com escritórios de arquitetura, desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão. Tais ações têm investido no estabelecimento de um diálogo com profissionais de arquitetura, de um contexto local, sobre as potencialidades de tais técnicas para a resolução de problemas de projeto junto a este contexto específico, no dia a dia da prática de arquitetura. Além da própria formação dos estudantes envolvidos no projeto em questão, os participantes das ações tiveram a oportunidade de refletir sobre as possibilidades de compartilhamento por meio das práticas dos estágios obrigatórios e da extensão curricularizada, considerados como veículos já institucionalizados e próprios para trocas efetivas de conhecimento e potencialização mútua dos referidos contextos.

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

PIRES, Janice de Freitas; SILVA, Adriane Borda Almeida da; SILVA, Alexandre Berneira da; LEANDRO, Ramile da Silva. O compartilhamento de saberes sobre o uso da modelagem paramétrica e da fabricação digital entre contextos formativos e profissionais de arquitetura: relato de caso. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 1, p. 43–64, 2021. DOI: 10.11606/gtp.v17i1.183927. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/183927.. Acesso em: 16 abr. 2024.