O instrumentalismo na aferição da experiência do usuário

Autores

  • Marcelo Pereira Demilis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giselle Alves Diaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v13i2.142062

Palavras-chave:

Experiência do Usuário, Instrumentos de Pesquisa, Revisão Sistemática, Circunstâncias de Uso, Projeto de Design

Resumo

Instrumentalismo é o nome de uma doutrina no campo de Epistemologia que indica que conhecimento e método científico não são necessariamente falsos ou verdadeiros. Mas, devido ao seu caráter instrumental, esses servem de recursos para lidar com a realidade. Por sua vez, como aspecto da realidade prática na área de Design, observa-se a busca por métodos e outros recursos para mensurar a experiência do usuário (UX), porque, progressivamente, aumentou o interesse em design orientado para a experiência. Contudo, as experiências abrangem uma gama de propriedades e métricas que são variadas, muitas vezes particulares, efêmeras e subjetivas. Por isso, há dificuldades para se encontrar conceitos que designam a experiência do usuário e, consequentemente, recursos instrumentais relacionados com essa temática. Isso caracteriza a problemática desta pesquisa sobre o instrumentalismo na aferição da experiência do usuário. O objetivo foi identificar instrumentos que, de maneira eficiente, auxiliam os designers na projeção e mensuração da experiência do usuário, visando o desenvolvimento coerente de produtos e serviços. O procedimento adotado inicialmente no estudo proposto, como é descrito neste artigo, foi pesquisar trabalhos publicados em periódicos internacionais por meio de uma revisão sistemática. O conhecimento resultante permitiu a sistematização da literatura e a seleção de instrumentos considerados coerentes com o propósito da pesquisa. Portanto, o resultado foi o mapeamento descritivo de instrumentos destinados à aferição da experiência do usuário, para serem aplicados em projetos de design.

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Publicado

2018-05-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O instrumentalismo na aferição da experiência do usuário. (2018). Gestão & Tecnologia De Projetos, 13(2), 35-52. https://doi.org/10.11606/gtp.v13i2.142062