Pavilhão FAB!t: proposta portátil para inserção da cultura maker no ensino tradicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v14i1.148143

Palavras-chave:

Cultura Maker, Fabricação digital, Desenho paramétrico, Arquitetura temporária, Educação Maker

Resumo

O Pavilhão FAB!t é um pavilhão portátil que pretende promover a inclusão da cultura maker na educação tradicional, introduzindo o conceito de indústria 4.0 nos programas da escola elementar, justificados pela mudança dos sistemas produtivos, especialmente relativamente à manufatura e à nova relação produto-consumidor. Neste contexto, dissemina através da cultura maker os avanços tecnológicos e democratiza o seu acesso na educação tradicional. Esta pesquisa contribui para atualizar o ensino de tecnologia nas escolas, introduzindo fundamentos da cultura maker, de maneira rápida, barata e igualitária. Como metodologia analisamos vários laboratórios existentes, designados como Fab Labs, identificando as atividades e ferramentas utilizadas em seus espaços. Com base neste estudo, desenvolvemos um sistema modular que permite criar espaços personalizados adaptáveis aos requisitos funcionais dos equipamentos e às atividades com eles associadas. Propomos uma plataforma de construção montável e desmontável com base num sistema que permita a expansão e retração da estrutura, que assim se adapta aos futuros desejos e necessidades da comunidade.

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Publicado

2019-09-06

Como Citar

PACINI, Giordana Dileta; PASSARO, Andrés Martín; HENRIQUES, Gonçalo Castro. Pavilhão FAB!t: proposta portátil para inserção da cultura maker no ensino tradicional. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 14, n. 1, p. 76–89, 2019. DOI: 10.11606/gtp.v14i1.148143. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/148143.. Acesso em: 19 abr. 2024.