Organização compositiva e lumínica de uma fachada fractal

desenvolvimento e avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v16i1.164900

Palavras-chave:

Geometria fractal, Elementos de fachada, Processo paramétrico, Decisões de projeto

Resumo

Este trabalho descreve o desenvolvimento e avaliação compositiva de um processo de projeto paramétrico que permite organizar elementos de fachada, com características da geometria fractal, conforme as necessidades do partido arquitetônico ou por meio do consequente comportamento da luz natural diurna. Para isso elementos de proteção baseados em fractais lineares foram criados, e por intermédio desses elementos é possível formar e controlar arranjos compositivos conforme a radiação solar incidente sob fachada. Os resultados desses arranjos são avaliados de modo quantitativo através de simulações dinâmicas da luz natural, e de modo qualitativo por intermédio de modelos renderizados e de uma maquete física, construída com o auxílio de uma cortadora a laser. Para se desenvolver o processo paramétrico uma sequência de ações foi elaborada dentro de um software de programação visual, sendo os principais módulos: a criação de um ambiente urbano; a formação de um elemento de fachada; e componentes de avaliação para o processo. Como conclusão foi possível identificar que os resultados e meios de avaliação disponibilizados pelo processo paramétrico possibilitam ampliar a tomada de decisão do projetista, podendo hierarquizar suas escolhas. Essas decisões ainda podem ser potencializadas com o auxílio de maquetes físicas, pois possibilitam identificar características pontuais que podem alterar as definições compositivas já identificadas em análises quantitativas e visualizações bidimensionais.

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Biografia do Autor

  • Pedro Oscar Pizzetti Mariano, Universidade do Federal de Santa Catarina

    Arquiteto e Urbanista, formado pela UDESC - Universidade do estado de Santa Catarina, Espcilista em Gestão e construção de edificações sustentaveis, e mestrando da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, pelo programa Posarq, Labdesign e Hiperlab

  • Alice Theresinha Cybis Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982); especialização em Habitação pela mesma Universidade (1984); doutorado em Arquitetura; na Faculdade Estudos Arquitetônicos na University of Sheffield tendo sido orientada por Bryan Lawson(1992) e Pós-Doutorado na De Monfort University em Leicester/UK trabalhando com Andrew Huggil (2013). Professora concursada do Depto. de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (1994-2016). Tornou-se Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina em 2016. A partir de 2017, atua como professora permanente no curso de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina na modalidade Voluntária. As áreas de atuação são Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Recursos Hipermídia de Aprendizagem, CAAD e BIM, Design de Som em interfaces digitais e Educação à Distância. Tem larga experiência em orientação de alunos para estudos avançados tendo contribuído para aproximadamente 63 mestrados e 13 doutorados. Lidera o grupo de pesquisa do CNPq intitulado: Grupo de estudos em ambientes Hipermidias voltado ao processo de ensino e aprendizagem criado em 1997 com a Profa. Vania Ribas Ulbricht. Organizou e presidiu 3 congressos Nacionais (COINFA'98;CONAHPA 2009 e 2011), 2 Internacionais (ICBL 2009; SIGRADI 2015), 3 mostras de Animação (AnimaCatarina 2010, 2012, 2015). Integra o Comitê Executivo Internacional da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital desde 2015. Participa do Conselho Editorial da Revista Estudos em Design (desde 2013).Atuou coordenadora de Design do AVEA do Projeto Letras Libras da UFSC (2005-2015). Coordenou o projeto AVA_AD: Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design (2001-2015). Desde 2013, coordena o projeto TEAR_AD, uma rede que integra várias universidade visando fomentar o uso das tecnologias em estratégias de Ensino e Aprendizagem nas áreas de Arquitetura e Design tendo disponibilizado em 2016 o site oficial: http://tearad.ufsc.br 

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

MARIANO, Pedro Oscar Pizzetti; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis. Organização compositiva e lumínica de uma fachada fractal: desenvolvimento e avaliação. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 16, n. 1, p. 9–23, 2020. DOI: 10.11606/gtp.v16i1.164900. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/164900.. Acesso em: 23 abr. 2024.