O ensino da concepção estrutural no ateliê de projeto de edifícios verticais: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v16i2.162464

Palavras-chave:

Educação, Arquitetura, Estrutura, Integração

Resumo

A dificuldade de inserção da estrutura nas etapas iniciais do projeto arquitetônico tem sido discutida na literatura e uma das causas apontadas remete à questão do ensino, notadamente, a falta de integração entre o ensino de estruturas e o ensino do projeto em ateliê. No Brasil, na formação profissional generalista em Arquitetura e Urbanismo, essa falta de integração torna-se um desafio ainda maior face à variedade de informações e conhecimentos necessários ao desenvolvimento de projetos de edifícios verticais. O objetivo principal deste artigo é discutir a inserção da concepção estrutural na disciplina de Projeto de Arquitetura 4 (PA4) do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo enfoque é a verticalidade. Metodologicamente, foram realizadas: análise documental da estrutura curricular do CAU e do plano de curso de PA4, observação sistematizada das atividades em ateliê, entrevistas com os alunos e o professor e, por fim, análise de dez projetos desenvolvidos pelas equipes. Com base nos dados coletados, foi possível verificar quais métodos e técnicas de ensino proporcionaram uma maior integração das estruturas no processo de projeto, ressaltando-se o desenvolvimento de um modelo físico no início do processo, a esquematização dos elementos estruturais nos estudos preliminares e o incentivo à concepção estrutural durante a elaboração do pavimento tipo. Constatou-se, também, que a integração da concepção estrutural no ateliê de projeto adiciona mais uma dificuldade ao processo de ensino/aprendizado, mas é uma prática muito mais reflexiva do que as formas usuais do ensino de estruturas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOUDON, Philippe; DESHAYES, Philippe; POUSIN, Frédéric; SCHATZ, Françoise. Enseigner la conception architecturale. Paris: Édition de la Villete, 2000.

CHIUINI, Michele. Less Is More: A Design-oriented Approach to Teaching Structures in Architecture. In: BUILDING TECHNOLOGY EDUCATORS’ SYMPOSIUM, 2006, Maryland. Anais [...]. Maryland, 2006, p. 205–218.

DELATORRE, Vivian; TORRESCASANA, Carlos Eduardo N. Integração entre arquitetura e estrutura: um estudo para as disciplinas de projeto arquitetônico. In: SEMINÁRIO INTEGRADO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 3., 2011, Chapecó. Anais [...]. Chapecó: UNOCHAPECÓ, 2011.

EMAMI, Niloufar; BUELOW, Peter Von. Teaching structures to architecture students through hands-on activities. In: CANADIAN INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCES IN EDUCATION, TEACHING, AND TECHNOLOGY, 1., 2016, Toronto. Anais [...]. Toronto: Ryerson University, 2016.

FLORIO, Wilson; TAGLIARI, Ana. Modelos físicos na prática de projeto de edifícios: uma experiência didática. Revista Projetar: Projeto e Percepção do Ambiente, v. 2, n. 2, p. 13–26, 2017.

HERR, Christiane M. Qualitative structural design education in large cohorts of undergraduate architecture students. Global Journal of Engineering Education, v. 15, n. 2, p. 96–102, 2013.

ILKOVIČ, Ján; ILKOVIČOVÁ, Lubica; ŠPACEK, Robert. To think in architecture, to feel in structure: Teaching Structural Design in the Faculty of Architecture. Global Journal of Engineering Education, v. 16, n. 2, p. 59–65, 2014.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K.; BIANCHI, Giovana; PETRECHE, João R. D. A criatividade no processo de projeto. In: O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. p. 26–56.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K.; BORGES, Francisco; SURAIA, Filho; FARAH, Felipe. Apoiando o Projeto Vertical: Premissas Básicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRÍUDO, 12/ ENCONTRO LATINO AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8.,2013, Brasília. Anais [...].Brasília: UNB, 2013, p. 1-10.

LARSEN, Olga Popovic. Conceptual Structural Design: Bridging the gap between architects and engineers. 2. ed. Londres: ICE Publishing, 2003.

LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

LEBAHAR, Jean-Charles. Approche didactique de l’enseignement du projet en architecture: étude comparative de deux cas. Didaskalia, n. 19, p. 39–77, 2001. DOI: 10.4267/2042/23908.

LOBOSCO, Tales; CÂMARA, Débora Carvalho. Desenvolvimento de modelos qualitativos para o ensino de estruturas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 9, n. 3, p. 203–214, 2018. DOI: 10.20396/parc.v9i3.8650263.

MAC NAMARA, Sinead C.. Bringing Engineering into the Studio: Design Assignments for Teaching Structures to Architects. American Society of Engineering Education, p. 1–12, 2012. DOI: 10.18260/1-2—21028.

NÓBREGA, Petrus Gorgônio Bulhões; COSTA, Fernando José de Medeiros. Avaliação crítica do ensino de estruturas: enigma da esfinge? In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE ESTRUTURAS EM ESCOLAS DE ARQUITETURA, 3., 2017, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: UFOP, 2017. p. 126–140.

PIÑÓN, Hélio. Curso Básico de Proyectos. Barcelona: UPC, 1998.

PINTO, Jorge Cruz. Processos e Metodologias de Projeto. Lisboa: Coleção Didática, 2007.

REBELLO, Yopanan Conrado Pereira; LEITE, Maria Amélia Devitte Ferreira D’Azevedo. Considerações sobre o ensino e aprendizagem de estrutura nas escolas de Arquitetura. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 15, p. 1–14, 2015. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.01.

SARAMAGO, Rita de Cássia Pereira. Ensino de estruturas nas escolas de arquitetura do Brasil. Dissertação (Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SIMONEN, Kathrina. Iterating structures: Teaching engineering as design. Journal of Architectural Engineering, v. 20, n. 3, p. 1–10, 2014. DOI: 10.1061/(ASCE)AE.1943-5568.0000152.

VRONTISSI, Maria; CASTELLÓN GONZÁLEZ, Juan J.; D’ACUNTO, Pierluigi; MONZÓ, Lluís E.; SCHWARTZ, Joseph. “Constructing Equilibrium”: A methodological approach to teach structural design in architecture. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON STRUCTURAL ENGINEERING EDUCATION WITHOUT BORDERS, 4., 2018, Madrid. Anais [...].Madrid: Instituto de Ciencias de la Construcción Eduardo Torroja, 2018. p. 617-627.

WETZEL, Catherine. Integrating structures and Design in the first-year studio. Journal of Architectural Education, v. 66, n. 1, p. 107–114, 2012. DOI: 10.1080/10464883.2012.715980.

WHITEHEAD, Rob. Supporting Students Structurally : Engaging Architectural Students in Structurally Oriented Haptic Learning Exercises. In: ARCHITECTURAL ENGINEERING CONFERENCE, Condado de Centre, 2013. Anais [...] Condado de Centre: State College, 2013. DOI: 10.1061/9780784412909.023.

WHITEHEAD, Rob. Comprehensive and Creative Conclusions: Enhancing Structural Design Educational Opportunities in Labs for Architecture Students. In: ARCHITECTURAL ENGINEERING CONFERENCE, 2015, Milwaukee. Anais [...]. Milwaukee: Milwaukee School of Engineering, 2015. p. 469–482. DOI: 10.1061/9780784479070.041.

WHITEHEAD, Robb. Structures by design. Nova Iorque: Routledge, 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-12

Dados de financiamento

Como Citar

RESENDE, Camila Cavalcanti; VELOSO, Maísa Fernandes Dutra. O ensino da concepção estrutural no ateliê de projeto de edifícios verticais: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 16, n. 2, p. 197–211, 2021. DOI: 10.11606/gtp.v16i2.162464. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/162464.. Acesso em: 23 abr. 2024.