Arquitetura performativa: o uso de materiais responsivos e fabricação digital em experiência de ensino

Autores

  • Gladys Ilka Klein Taparello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Turazzi Luciano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carla Cristina Secchi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Eduardo Verzola Vaz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v16i2.165582

Palavras-chave:

Ensino de arquitetura, Higroscopia da Madeira

Resumo

A arquitetura pode ser definida como uma composição de espaço, eventos e movimento, influenciada pelo meio, usuários e acontecimentos (GÓMEZ, 2006). Nesse contexto insere-se a arquitetura performativa, abrangendo conceitos de desempenho e de apresentação artística (LENZ; CELANI, 2015), assistida por pesquisas técnicas sobre smart material, que relacionam a composição dos materiais com suas variações de comportamento às alterações nos ambientes (ADDINGTON; SCHODEK, 2005). Nesse viés, a madeira, com suas características de resposta ao ambiente, pode ser reavaliada como material responsivo (HENSEL, 2011), em pesquisas sobre componentes responsivos de duas camadas: uma passiva de material sintético, e outra ativa de madeira, para uso como recobrimento de fachadas (HOLSTOV; BRIDGENS; FARMER, 2015; REICHERT; MENGES; CORREA, 2015). Esta pesquisa explorou o uso de madeiras brasileiras como material responsivo em componentes de duas camadas; e investigou a introdução deste conteúdo como atividade prática sobre arquitetura performativa em ateliê de graduação, em uma oficina de curta duração, com base na pesquisa de Davidova e Sevaldson (2016). Uma estrutura de MDF possibilitou explorar o uso dos elementos responsivos de madeira, produzidos na oficina, como geradores de espaços transitórios e seu comportamento em ambiente real, que teve registro fotográfico, durante um mês, com variação de umidade entre 47% e 90%. Observou-se que, ao trabalhar manualmente com um material familiar, os alunos assimilaram a importância do entendimento do comportamento dos materiais e das tecnologias que se pretende aplicar no edifício, para conciliar as demandas do projeto com as características do local no qual se insere.

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Biografia do Autor

  • Gladys Ilka Klein Taparello, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui especialização em Gestão de Obras e Projetos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de compatibilização de projetos e como ministrante de cursos de curta duração relacionados à arquitetura performativa e prototipagem digital. Tem interesse nas áreas de Arquitetura Performativa, Tecnologias da Construção e no Processo de Projeto. Faz parte do Grupo de Modelagem Avançada (GMA), na UFSC.

  • Patrícia Turazzi Luciano, Universidade Federal de Santa Catarina

    Participante do grupo de pesquisa GMA - Grupo de Modelagem Avançada, que tem como objetivo investigar diferentes sistemas generativos de projeto, estratégias computacionais e técnicas de automação aplicadas a problemas do campo do conhecimento da arquitetura e urbanismo. Participante do grupo ED3 ? Educação em Prototipagem, que objetiva o disseminar o conhecimento em prototipagem digital no âmbito da educação. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisa voltada para animação e processo de projeto na arquitetura com inserção de tecnologias de prototipagem digital. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2008) e especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual (Estácio). Foi professora na Faculdade Avantis (2014-2017) e Uniasselvi (2013-2014). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em docência, atuando principalmente nos seguintes temas: representação no projeto arquitetônico, processo de projeto, prototipagem e arquitetura performativa. Ministrante de cursos de curta duração em representação gráfica tridimensional com o auxílio da prototipagem digital. Também tem experiência desde 2008 com projetos cenográficos e coordenação de equipes e projetos de cenografia para audiovisual, atuando em um longa metragem de animação e diversas publicidades.

  • Carla Cristina Secchi, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - PósARQ, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É Técnica do Laboratório Pronto 3D, polo Chapecó, localizado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. O Pronto 3D é um FABLAB de Prototipagem e Novas Tecnologias Orientadas ao 3D, possuindo quatro polos em Santa Catarina, buscando difundir o desenvolvimento e conhecimento de novas tecnologias em Prototipagem e Fabricação Digitais no estado. Atua como Arquiteta e Urbanista. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Atua nas áreas de Arquitetura Open Source, Habitação, Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Prototipagem Rápida, Fabricação Digital, Design de Produto, CAAD, BIM, Open Design e Programas Computacionais em Arquitetura.

  • Carlos Eduardo Verzola Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado e doutorado em engenharia civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi professor adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco, no departamento de Expressão Gráfica, e, atualmente, é docente no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em conceituação e metodologia de projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: a lógica no processo de projeto e estratégias computacionais aplicadas para a geração, simulação e fabricação em arquitetura e urbanismo. Desenvolve pesquisas relacionadas a utilização de tecnologias computacionais aplicadas ao ensino e projeto de arquitetura paisagística e análise pós-ocupação de espaços livres. Atualmente está vinculado ao projeto de pesquisa Living Campus, na Universidade de Melbourne (Pós doutoramento - ciências sem fronteiras). O objetivo da pesquisa é desenvolver uma plataforma de simulação na qual dados do ambiente construído, parâmetros ambientais e fatores humanos serão processados de modo a compreender o comportamento do campus como um sistema que constantemente se readapta, segundo diferentes métricas. Como resultado, busca-se gerar informações que promovam a melhoria da tomada de decisão durante o processo de planejamento e manutenção de um campus universitário de acordo com as necessidades do usuário (estudantes, docentes, funcionários e comunidade em geral). (palavras-chave: simulação, smart cities, avaliação pós-ocupação, sensoriamento remoto, internet of things).

Referências

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Publicado

2021-03-12

Como Citar

Arquitetura performativa: o uso de materiais responsivos e fabricação digital em experiência de ensino. (2021). Gestão & Tecnologia De Projetos, 16(2), 21-40. https://doi.org/10.11606/gtp.v16i2.165582