Paisagens como panorama e ritmos audiovisuais: percepção ambiental na pesca da Tainha

Autores

  • Rafael Devos Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Viviane Vedana Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Gabriel Coutinho Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116350

Palavras-chave:

Percepção ambiental, paisagem, fotografia panorâmica, documentário etnográfico, pesca

Resumo

O artigo desenvolve uma abordagem audiovisual para o estudo dos saberes, fazeres e interações envolvidos na prática da vigia de cardumes durante a temporada de pesca da tainha com rede de cerco, em Florianópolis. Através de fotos panorâmicas, narrativas em vídeo e montagens em hipermídia, provocamos o leitor/espectador a “ver peixe”, ampliando suas habilidades perceptuais na compreensão da formação da paisagem litorânea entre coletivos de pesca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Devos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Departamento de Antropologia - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor (2007) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem experiência em antropologia visual, antropologia urbana e percepção do ambiente.

Viviane Vedana, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Departamento de Antropologia - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora (2008) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem experiência em antropologia urbana, paisagem sonora e práticas cotidianas.

Gabriel Coutinho Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Departamento de Antropologia - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor (2008) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Tem experiência em etnologia, teoria da troca, navegação e percepção do ambiente.

Publicado

2016-06-23

Como Citar

Devos, Rafael, Viviane Vedana, e Gabriel Coutinho Barbosa. 2016. “Paisagens Como Panorama E Ritmos Audiovisuais: Percepção Ambiental Na Pesca Da Tainha”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 1 (1). São Paulo, Brasil. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116350.

Edição

Seção

Artigos