Nos meandos do processo criativo: o ritual da desmontagem no teatro

Autores

  • Caleb Faria Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
  • Leticia Virtuoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116352

Palavras-chave:

teatro, antropologia da arte, performance, criatividade, ritual

Resumo

O presente artigo aborda o ritual de teatro conhecido como desmontagem. Acompanhamos a apresentação de Tânia Farias, integrante do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre, realizado em 2014. Nesse ritual vemos a vinculação que a artista estabeleceu, para realizar sua performance, entre sua história pessoal, a história do grupo e os desafios cênicos que enfrenta. Para poder representar ela desenvolve um vocabulário próprio de conteúdos expressivos. A desmontagem evidencia esses vínculos, abrindo ao público os bastidores do processo criativo. Com base nesse material, fazemos uma discussão sobre a questão da consciência e do tácito nos rituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caleb Faria Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, benedito calixto, primeira república, pré modernismo, museus, patrimônio, estética e critica de arte.

Leticia Virtuoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também é atriz e professora de teatro, pequisa a arte cênica em Porto Alegre, especialmente os aspectos relacionados ao feminismo e às mulheres na arte. 

Publicado

2016-06-23

Como Citar

Alves, Caleb Faria, e Leticia Virtuoso. 2016. “Nos Meandos Do Processo Criativo: O Ritual Da Desmontagem No Teatro”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 1 (1). São Paulo, Brasil. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116352.

Edição

Seção

Artigos