Uso do Registro Audiovisual em uma Oficina de Música para Crianças com Autismo

Autores

  • Daniel Camparo Avila Universidad de la República. Instituto de Psicología de la Salud

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.129129

Palavras-chave:

Música, Autismo, Audiovisual, Microanálise, Etnomusicologia

Resumo

O presente artigo se vale da análise de uma oficina de música oferecida a crianças com autismo, destinada a discutir o uso do registro audiovisual. Primeiramente, os procedimentos empregados nas sessões e a metodologia de registro e análise são detalhados. Em seguida, a análise de um segmento registrado é apresentada, ilustrando os resultados gerais da pesquisa. Questões relativas às dimensões terapêuticas da música são enfatizadas, junto com uma discussão sobre a relação entre música e subjetividade, destacando as contribuições dadas pela etnomusicologia. Por fim, considerações são tecidas sobre o uso do registro audiovisual e as metodologias de análise, além das principais conclusões obtidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Camparo Avila, Universidad de la República. Instituto de Psicología de la Salud

    Professor do programa de desarrollo psicológico y psicologia evolutiva da Universidad de la República, Instituto de Psicología de la Salud (Montevidéu, Uruguai). Doutor em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela USP.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Uso Do Registro Audiovisual Em Uma Oficina De Música Para Crianças Com Autismo”. 2017. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 2 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.129129.